Em sua música “Stranger in Moscow”, Michael Jackson afirma estar sozinho e frio por dentro, como em um país que o persegue. Analogamente, tal solidão retratada na música é uma característica da frágil saúde mental dos brasileiros, que tem por base a falta de debate e a negligência das empresas. Assim é lícito afirmar que caminhos precisam ser buscados para mudar esse cenário melancólico.
A priori, é imperativo afirmar que o silenciamento influencia de forma negativa o problema. Segundo Schopenhauer, os limites do campo de visão de um individuo determinam seu conhecimento de mundo. Sob esse viés, no Brasil, o debate sobre saúde mental e seus transtornos é tratado como tabu, evitando que seja amplamente abordado pela sociedade e, assim, impondo limites acerca do assunto, evitando que uma solução para a melhora do quadro social seja realizada.
Ademais, a indústria capitalista se configura como um agente agravador da problemática. Segundo teorias marxianas, o indivíduo, na sociedade capitalista, é induzido a produzir algo repetidas vezes, tornando seu trabalho alienado. Seguindo esse raciocínio, tal alienação provoca diversos transtornos mentais, entre eles a depressão e a ansiedade, graças a perda da autonomia, sendo os pilares da má saúde mental brasileira. Isso é evidenciado nos dados da OMS, em que mais de 75 mil trabalhadores brasileiros estão afastados devido à depressão, a número um em distanciar pessoas de seus empregos.
Portando, uma mudança nesse cenário é necessária. Então, faz-se importante que empresas socialmente engajadas, em parceria com o governo, forneçam atendimento psicológico no ambiente de trabalho, por meio da campanha mensal “Saúde Mental: Sinônimo de Produtividade”, que irá, além dos atendimentos profissionais, incentivar atividades e debates sobre o assunto, a fim de garantir o bem-estar dos trabalhadores e evitar possíveis transtornos mentais. Com isso, o sentimento de solidão vivenciado pelo eu-lírico de “Stranger in Moscow” será apenas uma realidade distante.
Daniel Barbosa
Olá!
Tudo bem por ai?
Gostei de sua redação bem detalhada, só alguns erros de concordância e vírgulas..
Excelente introdução com ótima tese.
Desenvolvimento perfeito.
Sua conclusão arrazou, feita como pede.
Não sou especialista nem corretor profissional, mais lhe daria uma nota de 880 pontos em sua redação!
viviskywlkr
Olá, tudo bem?? Amei sua redação, gostei bastante da citação que você fez de uma canção pop. A introdução e a conclusão estão impecáveis.
No entanto, acho que você deixou a desejar algumas vezes, por conta da acentuação. Na introdução, por exemplo, você deveria ter posto uma vírgula em “Assim é lícito afirmar que…” . Além da vírgula, também houve alguns errinhos com acentos. Não que isso seja um problema, você pode trabalhar a acentuação gráfica lendo livros e treinando sua redação. Parabéns pelo texto magnífico!
Lulugu
Olá, Júlia. Boa noite!
Caraca! Você tem uma ótima estrutura de texto. Porém vi alguns errinhos. NÃO SOU FORMADO EM LETRAS, porém, sempre corri atrás de professores da área para me auxiliar na escrita de uma boa redação. Sendo assim, no seu primeiro parágrafo de argumentação, você decidiu falar sobre a falta de debate ocasionando a ampliação
de problemas com a saúde mental. Desse modo, você colocou muitas informações, mas não explicou ao certo o PORQUÊ que a mesma influencia negativamente. OPINIÃO: (poderia colocar que, como fomos criados numa estrutura cultural, em que, é “proibida” a expressão de sentimentos, quando não a cumprimo-la, somos tratados como COVARDES, etc).
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você foi muito feliz ao relatar seu ponto de vista, especificando, detalhadamente e com contexto externo. Parabéns, mas, cuidado com as constantes repetições (depressão=doença mental)
Já na conclusão, você abordou uma proposta apenas para o argumento2, não falando no que pode ser feito com a falta de debate. CUIDADO, O ENEM COBRA UMA PROPOSTA PARA CADA ARGUMENTO!
1- 180
2- 200
3-120
4- 180
5-140
TOTAL: 820! Ficou uma ótima redação, refaça-a, revendo os erros! NÃO PARE DE ESCREVER. BOA SORTE!!!
camilaburity
oiee, tudo bem?
Introdução: Depois do conectivo “assim” usa vírgula. Achei uma boa introdução.
D1: Pecou no erro da vírgula dnv e esqueceu do acento “indivíduo”. achei um bom d1 tb.
D2: achei interessante a ideia da marxiana. e achei interessante tb o comentário da madu, eu trocaria também o “produzir algo repetidas vezes”.
*MAS você usou como tese ‘negligencia das empresas’ mas em nenhum momento você falou diretamente como essas negligencia iria afetar as pessoas. Você falou como o capitalismo afeta.*
conclusão: perfeita. fez muito bem o uso do “qm” “como” “a fim de…”
NOTA: 800-820
C1: 120 (erros gramaticais)
C2: 200 (bom uso de repertórios)
C3: 160-200 (bom domínio do uso de conectivos)
C4: 120 (achei confuso a problemática 2 com o d2)
C5:200.
Parabéns pelo texto!!
MaduAndrade
Oii, tudo bem !?
Bom amei sua redação.Boas relações sem ser repetitiva e boa estrutura ,contudo deixaria mais explícito na conclusão o Ministério que auxiliaria as empresas ,por exemplo fazendo ligação ao Ministério do trabalho ;
No segundo desenvolvimento trocaria “produzir algo repetidas vezes” por “realizar movimentos repetitivos”.