Recentemente uma publicação feita no Instagram bombou no mundo todo, a postagem contava com um coelho chamado Ralph que habitava em um laboratório junto com sua espécie com para ser usado em testes de cosméticos, Ralph no vídeo chega a dizer que esse é seu dever como animal, e que fazendo parte disso, protege os humanos. Acontece que a realidade devia ser a contrária, nós que temos o dever de proteger os animais, e medidas devem ser tomadas para reverter a situação.
Ainda na contemporaneidade várias espécies de animais são usadas em testes de cosméticos sem necessidade, afinal de contas existem vários meios tecnológicos que permitem que testes sejam feitos com sucesso e qualidade sem causar danos aos nossos bichinhos. Além de tudo, lugar de animal selvagem ou silvestre é na natureza e não em laboratórios.
É de extrema importância citar também, que os indivíduos e as empresas e negócios que realizam atos como os citados acima ou atos relacionados estão cometendo um crime ambiental e devem ser devidamente punidos segundo a lei Federal 9.605/98 que tem como finalidade prevenir os maus-tratos aos diversos tipos de animais.
Reconhecendo o tamanho da problemática e os danos que podem ser causados a partir de tal ato, é dever do governo por meio do poder legislativo criar mais leis com punições mais rígidas que permitem que a proteção necessária seja dada a “bicharada”, também é dever da sociedade procurar se informar das marcas que utilizam esses atos tão cruéis, e agir através de denúncias e divulgações na internet. Com ações como estas, será possível plantar a harmonia entre a natureza e a humanidade.
gabriel.augz
Olá. Vou fazer algumas observações.
Recentemente(1) uma publicação feita no Instagram bombou(2) no mundo todo, a postagem contava com um coelho chamado Ralph que habitava em um laboratório junto com sua espécie com(3) para ser usado em testes de cosméticos,(4) Ralph no vídeo chega a dizer que esse é seu dever como animal, e que fazendo parte disso, protege os humanos. Acontece que a realidade devia ser a contrária,(5) nós que temos o dever de proteger os animais, e medidas devem ser tomadas para reverter a situação.
(1) Vírgula.
(2) Seria preferível colocar bombou entre aspas.
(3) Provável erro de digitação.
(4) Ponto final seria o ideal aqui.
(5) Os dois pontos aqui seria perfeito.
*Bom repertório sociocultural e ótimo uso dele. Único problema foi não apresentar os argumentos no final da introdução.
(1)Ainda na contemporaneidade(2) várias espécies de animais são usadas em testes de cosméticos sem necessidade, afinal de contas existem vários meios tecnológicos que permitem que testes sejam feitos com sucesso e qualidade sem causar danos aos nossos bichinhos. Além de tudo, lugar de animal selvagem ou silvestre é na natureza e não em laboratórios.
(1) Comece com conectivo. *Esse ponto vale para todos os seus parágrafos!
(2) Vírgula.
*Senti a falta de algo que comprovasse o seu argumento.
É de extrema importância citar também, que os indivíduos e as empresas e negócios(1) que realizam atos como os citados acima(2) ou atos relacionados(2) estão cometendo um crime ambiental e devem ser devidamente punidos segundo a lei Federal 9.605/98(3) que tem como finalidade prevenir os maus-tratos aos diversos tipos de animais.
(1) Aqui seria bom reconstruir essa frase: “que os indivíduos, empresas e negócios…”
(2) Vírgulas.
(3) Vírgula.
*Boa utilização de repertório, porém faltou uma argumentação mais incisiva sua. Falta de conectivos e frases muito longas, sem ponto final.
Reconhecendo o tamanho da problemática e os danos que podem ser causados a partir de tal ato, é dever do governo(1) por meio do poder legislativo(1)(2) criar mais leis com punições mais(3) rígidas que permitem que a proteção necessária seja dada a “bicharada”,(4) também é dever da sociedade procurar se informar das marcas que utilizam esses atos tão cruéis, e agir através de denúncias e divulgações na internet. Com ações como estas, será possível plantar a harmonia entre a natureza e a humanidade.
(1) Vírgulas.
(2) Os três poderes sempre em maiúscula. Poder Legislativo.
(3) Repetição do “mais”. O ENEM não curte.
(4) Ponto final.
*Duas propostas de intervenção, mas nenhuma está realmente completa. Cuidado, o ENEM exige apenas uma, desde que esteja completa. Faltou detalhamento nas duas. Como essas leis vão punir? O que facilitará para a sociedade procurar essas marcas? De que forma a sociedade pode procurar essas marcas? Esses detalhes são cruciais para a conclusão de seu texto. Frases longas, novamente, e falta de conectivos.
Alguns probleminhas que você precisa dar atenção: organizar o texto e pontuação. Percebi que você em diversos momentos utilizou a vírgula, ou não a utilizou, de maneira errada. Cuidado, isso tira muito ponto seu. Especialmente porque isso atrapalha, ou pode atrapalhar, o entendimento do corretor na hora.
Último ponto: lembre-se que é preciso utilizar o ponto final. É de extrema importância que você o utilize, pois é esse ponto que dá a continuidade no seu texto e acaba organizando ele.
Minha dica é dar uma olhada em pontuação e como utilizá-la. Dê uma lida em redações nota mil também, e observe como essas pessoas utilizam a pontuação no texto.
Fazendo a leitura dessas redações você pega o esquema de organizar o texto também.
Vou tentar dar a nota agora:
C1: 120 — Probleminhas de escrita e erros gramaticais.
C2: 120 — Estou dando 120 pois no D2 o seu argumento foi quase inexistente, apenas se apropriando, totalmente, do repertório. Houve uma falta de repertório no D1.
C3: 160 — Houve erros de organização, mas poucos. Soube apresentar informações para defender um ponto de vista.
C4: 120 — A falta de conectivos poderia fazer sua nota descer bem mais aqui.
C5: 160 — Não será 200 pois a proposta foi incompleta.
Caso tenha alguma dúvida, sinta-se livre para me enviar uma mensagem.
Parabéns, e continue treinando!
Nayara.nfv
1- junto com (substituir por: com) sua espécie com (retirar o com) para ser usado em testes de cosméticos.
– Com sua espécie para ser usado em testes de cosméticos.
2- sem causar danos aos nossos bichinhos (linguagem informal).
– sem causar danos aos nossos animais.
3- É de extrema importância citar também, que os indivíduos e as empresas e negócios (Sempre que dé utilize um “e”)
– É de extrema importância citar também que os indivíduos, as empresas e negócios.
MrKauanBr
Sua redação teria uma pontuação entre 640 a 680. Na palavra “bombou”(poderia substituí-la por “se propagou” e até mesmo “viralizou”). No seu texto, a poucos conectivos(use-os no início do parágrafo acompanhados com vírgula). E na sua conclusão a palavra “governo” tem que ser maiúscula, pois é agente.