Steve Jobs, fundador da Apple, afirma que a tecnologia move o mundo. Com essa tecnologia, pode-se ter o mundo a um clique e isto vêm ampliando-se de tal maneira que se tornou essencial na vida de muitos, inclusive, em crianças. Entretanto, é necessário ter cautela diante da utilização de aparelhos eletrônicos entre os pequenos, pois ela pode acarretar dependência e problemas de saúde.
De início, é notório destacar que a dependência digital é cada vez mais comum entre as crianças. Isso porque passam muito tempo com os aparelhos digitais ou redes sociais e quando interrompidos apresentam reações agressivas, que precisam ser tratados com psicólogos e desintoxicação digital. Por exemplo, o jovem brasileiro Rômulo Cabrera em entrevista ao G1, conta que decidiu realizar a desintoxicação digital e, parou de utilizar seu celular e redes sociais, passou a escrever cartas para os amigos e utilizar telefones públicos para se comunicar.
Ademais, cabe ressaltar que o desenvolvimento de problemas de saúde nas crianças, são recorrentes. Esse contexto envolve longas horas à frente do celular ou videogames, e a falta de exercícios físicos e interações sociais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 78% das crianças brasileiras não fazem o mínimo de movimentos recomendado pela Organização Mundial de Saúde, com isto tornam-se crianças sedentárias devido ao uso excessivo da tecnologia ofertada e muitos acabam desenvolvendo problemas posturais e problemas de visão.
Portanto, com o objetivo de minimizar a utilização de aparelhos eletrônicos entre as crianças é dever do Ministério da Saúde disponibilizar cartilhas de conscientização sobre o uso excessivo da tecnologia e criar propagandas para alertar os pais sobre como controlar o tempo de uso dessas ferramentas. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação ministrar nas escolas palestras educativas sobre a importância de realizar atividades físicas regularmente e incentivar a interação social entre as crianças. Somente assim, os aparelhos eletrônicos seriam utilizados com moderação pelo público infantil.
Brunadesanti
Oii (:
Eu gostei da sua redação, porém tem uns pontos que você pode melhorar. Como no 2 parágrafo, a notícia não tem muita ligação. Ademais o seu texto busca riqueza e trás argumentos ótimos. Só tente detalhar e explicar mais o seu texto afim de ter o entendimento do leitor. A conclusão ficou muito boa também mas não esqueça das 5 competências na hora de elaborar o texto.
Eu sou só uma vestibulanda não sei ao certo se está correto, mas espero ter te ajudado (:
NOTA: 750
le12345
Adorei seu texto, deu para entender o que quis dizer, ficou bem claro e objetivo seu texto , percebemos que o excesso de aparelhos eletrônicos causam malefícios para as crianças , poderia ter citado mais pessoas. Acho que na conclusão a sua intervenção deveria ter algo mais proximo da realidade , digo algo mais simples e direto, por exemplo usar o celular apenas 1 hora ao dia, gostaria que tivesse dicas de como usar com moderação os aparelhos.
fernandaascardoso
Boa tarde!!
Vou te dar algumas dicas em relação ao que eu sei de redação, mas infelizmente ainda não sei pontuar de acordo com as competências do ENEM.
Vamos lá:
Encontrei alguns erros de gramática e pontuação no seu texto.
Na sua introdução, senti falta de uma “Frase de efeito” para finalizá-la, para que não ficasse solto. Também não aconselho o uso de pequenos. Prefira o público infantil.
Seus argumentos são bons, mas o seu primeiro desenvolvimento ficou muito raso. Sua citação não tem nada a ver com o problema de agressão que você trouxe. Traga algum dado que comprove isso!!!
Sua conclusão está boa, mas não se esqueça de sempre responder O QUE, COMO, QUEM, FINALIDADE E 2 DETALHAMENTOS.
Acredito que você está no caminho certo para tirar uma boa nota no ENEM e vestibulares!!! Não desista :)
MaiconMian
Pra mim, q sou estudante e estou aprendendo também, seu texto está ótimo, a presença de conectivos, as citações estão muito bem colocadas e bem escritas, o argumento e muitíssimo bem feito e a ortografia e de dar gosto de ler, eu como um estudante achei mais que perfeito além do argumento muito bem colocado que me fez concordar com todos os pontos
MylennaAlmeida
Sua redação foi muito boa.
Sua proposta de intervenção, achei bem interessante e se acontecesse de verdade, ajudaria muito.
Foi muito bom, ter feito citações de outras pessoas, como você fez a do fundador da apple.
Seu desenvolvimento ficou bom, tem bastantes dados que comprovam sua tese, apresentou também as causas e consequências.
Não teve nenhum erro de ortografia, isso é muito bom.
Parabéns, você escreve muito bem.