Na série “Stranger Things”, são comuns as cenas em que os personagens Hopper e Joyce aparecem fumando cigarros, uma vez que esse era um hábito popular nos anos 80, quando se passa a história. Fora da ficção, no Brasil, o tabagismo também está presente na sociedade, e tal problema tem como uma das causas essa forma naturalizada com que o ato de fumar é mostrado nas televisões e no cinema. Nesse sentido, não só a influência social mas também a facilidade na compra de cigarros são fatores que se somam como agravantes a serem combatidos para superar esse entrave.
A priori, cabe destacar que, apesar de todos os males causados pelo fumo, novos fumantes surgem todos os anos, em razão da influência da mídia e de pessoas próximas. Sob tal perspectiva, de acordo com o Cinismo- corrente filosófica helenística- a ataraxia (bem-estar) deve ser alcançada independente de bens materiais e do sentimento de pertencimento a grupos sociais. No entanto, é notável que essa é uma tarefa difícil para um ser social como o humano, o qual pode ser altamente suscetível a realizar ações prejudiciais à sua saúde, devido às indicações de pessoas que ele respeita ou admira. Isso ocorre no caso do tabagismo, que por ter sua imagem associada ao sucesso e à rebeldia, continua fazendo vítimas no país.
Ademais, o baixo preço de certos produtos com nicotina e a sua venda em diversos locais estimulam o surgimento de fumantes e a permanência dos que já se encontram nessa condição. Nesse contexto, segundo pesquisa do INCA, realizada em 2018, apesar da venda de cigarros ser proibida a menores de idade, jovens com menos de 18 anos não encontram grandes dificuldades em obter a mercadoria. Logo, é evidente que os avisos sobre os danos provocados pelo fumo não têm força suficiente para lutar contra este mal, uma vez que ele pode ser adquirido de forma acessível até por aqueles que, por lei, não são permitidos a comprá-lo.
Portanto, a fim de combater o tabagismo no país e evitar as suas consequências, urge que o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério das Comunicações realizem campanhas desincentivando o uso da nicotina. Essa ação deve ser feita mediante a inserção, em propagandas e programas televisivos, do fumo como algo negativo e prejudicial à saúde. Também, o Governo deve restringir a venda de cigarros a determinados locais e aumentar os impostos sobre o produto, para dificultar seu acesso.
Thamirysbds
Oii, Abigal, tudo bem ?? Vou corrigir sua redação por parágrafos e atribuir uma nota no ifnla, ta? Qualquer irregularidade, você me corrige, pode ser? =)
|INTRO|
-“quando se passa a história” –> “ano que se passa a história”
-ausência e equívoco de vírgulas: “… na sociedade e, tal problema, tem como uma das causas, essa forma naturalizada com que o ato de fumar é mostrado nas televisões e no cinema.”
-ausência de vírgulas: “…influência social, mas também a facilidade na compra de cigarros, são fatores…”
-intro por citação, o que ficou muito bom e bem colocado
-tese bem estruturada e duas problemáticas identificadas
**você fez uma ótima introdução, entretanto, não seja tão longa, deixe espaço para seus desenvolvimentos
|D1 (influência social)|
-” que ele respeita ou admira” –> “que este respeita ou admira”
-” à sua saúde” -> diante de um pronome possessivo feminino, o uso da crase é facultativo, então, sem erros
-uso de repertório muito bem colocado
-argumentação pertinente e coerente
-parágrafo atendeu bem ao padrão enem
**você trouxe muitas especificações e soube conectá-las corretamente ao seu repertório, mas a questão dos “males causados pelo fumo” acabou ficou meio vago, haja vista que em momento algum você cita algo sobre, apenas a influência da sociedade e do indivíduo (john locke também cairia bem). De qualquer forma, gostei bastante em como você trabalhou seu parágrafo.
|D2 (facilidade na compra de cigarros)|
-ausência de vírgula: “…nicotina e a sua venda em diversos locais, estimulam o…”
-especifique a sigla “INCA”
-argumentação pertinente e ótimo uso de repertório
**muito bem estruturado seu parágrafo, pois ficou bastante objetivo, você argumentou muito bem, utilizou uma boa citação e repassou sua opinião de forma clara e sucinta
|CONCLUSÃO|
-ausência de vírgulas: “Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das Comunicações, realizem…”
-ação: realizem campanhas desincentivando o uso da nicotina | restringir a venda de cigarros a determinados locais e aumentar os impostos sobre o produto
-meio/modo: propagandas e programas televisivos | ?
-agente: Ministério da Saúde em parceria com o Ministério das Comunicações | Governo
-finalidade: a fim de combater o tabagismo no país e evitar as suas consequências | para dificultar seu acesso.
-detalhamento: mediante a inserção do fumo como algo negativo e prejudicial à saúde. | ?
**você trouxe 2 propostas, uma completa e outra incompleta, mas, não se preocupe, o Enem não obriga o participante a resolver os dois problemas, basta um e de maneira completa, como você fez. Além disso, sua proposta ficou muito boa, respeitando aos direitos humanos e sendo algo possível de ser realizado.
|NOTA POR COMP|
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
NOTA: 940
Qualquer dúvida, só chamar. =)
Marianna Saints
Perfeita introdução
E ótimos desenvolvimentos
Leitura muito agradável
A conclusão detalhados um pouco mais principalmente a segunda parte dela
Bons estudos 😘
.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..