CAMINHOS PARA COMBATER O TABAGISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 0

Câncer de pulmão, tuberculose, câncer de esôfago, são exemplos de doenças cujo pivô par adquiri-las é o tabagismo, uma patologia crônica, que acomete uma significativa parcela dos brasileiros. Em razão da negligência estatal, afetando, ainda, precocemente a juventude brasileira por meio das mídias digitais. Necessitando, urgentemente, ser combatida.

Convém ressaltar, de início, a ineficiência governamental no que tange o cumprimento da lei que proíbe o consumo de produtos fumígenos. Tal perspectiva vai ao encontro da teoria do monstro Macrocéfalo do matemático Raimundo Faoro que critica o Estado com suas excessivas leis que, na prática, não funcionam, comparando-o com um monstro de grande cabeça (legislativo) e os demais membros desproporcionais ( outros poderes). Com isso, deve-se efetivar o cumprimento dessa lei.

Outrossim, essa enfermidade afeta não só adultos, mas também os jovens brasileiros que são influenciados pelos meios em que vivem, sobretudo, o digital. John Locke, confirma esse panorama em sua obra ” Ensaio acerca do Entendimento Humano”, na qual afirma que a mente humana, ao nascer, é como uma folha de papel em branco e é moldada a partir  da experiência. Logo a parcela jovial está fumando cada vez mais cedo por conta do que é visto no celular e na televisão, por isso o uso infanto-juvenil deve ser observado pelos responsáveis.

Com base no supracitado, urge ao Poder Público mitigar os altos índices do tabagismo no Brasil, fiscalizando com afinco o cumprimento da lei que restringe o uso de cigarros, por meio de punições  severas – com multas e detenção – a quem desacata-la. Somado a isso, é dever  da família  alertar, aos adolescentes, as consequências do consumo, por intermédio de conversas periódicas  a fim de influencia-los a não se tornarem mais uma vítima desse problema.

Compartilhar

2 Correções

  1. INTRODUÇÃO: a estrutura e a ordem das frases foram bem confusas. Você não utilizou conectivos, o que te faz perder pontos. Sua tese ficou um pouco confusa.

    DESENVOLVIMENTO 1: está mais expositivo do que argumentativo, você não desenvolveu seu argumento.

    DESENVOLVIMENTO 2: mais uma vez você desenvolveu muito pouco o seu argumento.

    CONCLUSÃO: Senti falta da finalidade e do detalhamento. Outra coisa que tenho ressalvas, e já foi citado pela correção anterior, foi a questão das punições severas. Não ficou legal.

    No mais, continue praticando e espero que suas próximas redações sejam cada vez melhores.

    • 1
  2. • INTRODUÇÃO
    – É interessante você começar com uma contextualização, filmes, séries, citações, dados estatísticos. Isso deixa seu texto mais atrativo para o corretor, além de aumentar sua nota na competência II.
    – Não entendi sua tese, você citou o problema da negligência estatal, ótimo! Mas esse ‘por meio das mídias sociais’ ficou ?????

    • DESENVOLVIMENTO 1 e 2
    – tente usar mais conectivos nos intraparagráfos, isso deixará suas ideias mais claras, além de facilitar a leitura.
    – no desenvolvimento 1 está um parágrafo expositivo, o texto cobrado no ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, e você não apresenta esses critérios, não defendeu sua tese.
    – no desenvolvimento 2 apresenta um pouco mais de detalhes, porém está bem vago sua opinião em relação ao tema.

    • CONCLUSÃO
    – ausência de um conectivo conclusivo
    – ausência da retomada da tese, exemplo: “Portanto, faz-se premente mitigar o cenário atual para uma sociedade mais saudável.”
    – fumar não é crime! E você quer que o Poder Público crie uma lei e promova punições? Quem fumar irá ser preso? Sério? Bom e o que faz com as pessoas que são dependentes, que são doentes? Irão ser presas também? Sua conclusão é bem distopica, você deveria trazer mais para o lado da conscientização mesmo, por exemplo nas escolas, na mídia principalmente!

    Se não o Brasil iria virar uma ditadura, não acha? rs

    • NO GERAL:
    – apresenta muitos erros de ortografia.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.