Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira.

  • 0

         Historicamente o tabaco tem sido utilizado como utensílio medicinal para o tratamento de doenças psíquicas e físicas, porém com a chegada da revolução industrial este cenário mudou, e a partir daí o tabaco passou a ser conhecido e usado mundialmente. Apesar de haver malefícios comprovados, como problemas respiratórios, dependência química e outros, o tabaco é amplamente utilizado na sociedade contemporânea, sendo o seu maior público jovens de baixa renda, tais consumidores muitas vezes são levados a fumar por parte de influência externa, por exemplo, colegas e familiares que usam tabaco ou outra substância.

            Dessa forma, em primeira análise podemos citar a correlação entre dependentes químicos e vulnerabilidade social e financeira, com as oscilações do mercado financeiro o preço do tabaco tende a aumentar, agravando um cenário que por si só já se encontra em uma situação delicada. Além disso, segundo dados, grande parte dos usuários de tabaco não possuem escolaridade, desse modo torna-se evidente a interferência que o fumo tem no aprendizado dos jovens, causando prejuízos ao ensino e a qualidade de vida dos indivíduos

          Segundo a Organização Mundial de Saúde, temos que a saúde pode ser descrita como sendo o completo bem-estar físico, mental e social. Tendo isso em mente, temos que as consequências do tabaco violam diretamente tais direitos, causando ansiedade, impotência sexual, bronquite e outras adversidades financeiras, sociais e relacionadas à saúde. De tal modo, a implementação de políticas públicas voltadas ao combate do tabagismo são essenciais para o bem-estar da civilização.

         Portanto, tem-se que o enfrentamento ao tabagismo é de extrema importância para o corpo social, e cabe ao governo, sobretudo aos Ministérios da saúde e da educação, a elaboração de políticas públicas e atividades voltadas ao esclarecimento dos malefícios do tabaco. Além disso, é essencial o apoio e o acolhimento de indivíduos dependentes químicos. Contudo, esperemos que tais medidas sejam efetivas contra o tabagismo, para que dessa forma tenhamos uma sociedade mais saudável em todos os aspectos possíveis. Citando um famoso provérbio árabe, “Quem tem saúde tem esperança, e quem tem esperança tem tudo”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Historicamente [1] o tabaco tem sido utilizado como utensílio medicinal para o tratamento de doenças psíquicas e físicas, porém [2] com a chegada da revolução industrial [3] este cenário mudou, e a partir daí o tabaco passou a ser conhecido e usado mundialmente. Apesar de haver malefícios comprovados, como problemas respiratórios, dependência química e outros, o tabaco é amplamente utilizado na sociedade contemporânea, sendo o seu maior público jovens de baixa renda, [4] tais consumidores muitas vezes são levados a fumar por parte de influência externa, por exemplo, colegas e familiares que usam tabaco ou outra substância.

    1, 2, 3 – vírgula

    4 – sugeriria colocar um ponto final no lugar dessa vírgula

    * sinto que sua tese não ficou muito clara – problemas respiratórios? dependência química? influência externa?

    .

    Dessa forma, [5] em primeira análise podemos [6] citar a correlação entre dependentes químicos e vulnerabilidade social e financeira, [7] com as oscilações do mercado financeiro o preço do tabaco tende a aumentar [8], agravando um cenário que por si só já se encontra em uma situação delicada. Além disso, segundo dados, grande parte dos usuários de tabaco não possuem escolaridade, desse modo [9] torna-se evidente a interferência que o fumo tem no aprendizado dos jovens, causando prejuízos ao ensino e a [10] qualidade de vida dos indivíduos.

    5 – esse conectivo dá ideia de conclusão; como você está iniciando o parágrafo, eu sugeriria manter apenas o “em primeira análise”.

    6 – evite usar 1° pessoa.

    7 – vírgula desnecessária.

    8 – a correlação entre dependentes químicos e vulnerabilidade social e financeira com as oscilações do mercado financeiro, já que o preço do tabaco tende a aumentar (…).

    9 – vírgula.

    10 – crase.
    .

    [11] Segundo a Organização Mundial de Saúde, temos que a saúde pode ser descrita como sendo o completo bem-estar físico, mental e social. Tendo isso em mente, temos que as consequências do tabaco violam diretamente tais direitos, causando ansiedade, impotência sexual, bronquite e outras adversidades financeiras, sociais e relacionadas à saúde. De tal modo, a implementação de políticas públicas voltadas ao combate do tabagismo são essenciais para o bem-estar da civilização.

    11 – faltou um conectivo. um “além disso”, “ademais” já resolvia.
    .

    Portanto, tem-se que o enfrentamento ao tabagismo é de extrema importância para o corpo social, e cabe ao governo, sobretudo aos Ministérios da saúde e da educação, a elaboração de políticas públicas e atividades voltadas ao esclarecimento dos malefícios do tabaco. Além disso, é essencial o apoio e o acolhimento de indivíduos dependentes químicos. Contudo, esperemos que tais medidas sejam efetivas contra o tabagismo, para que dessa forma tenhamos uma sociedade mais saudável em todos os aspectos possíveis. Citando um famoso provérbio árabe, “Quem tem saúde tem esperança, e quem tem esperança tem tudo”.

    – sua conclusão precisa de 5 elementos: ação (elaboração de políticas públicas e atividades voltadas ao esclarecimento dos malefícios do tabaco. aliás, quais seriam essas políticas?), agente (Ministérios da saúde e da educação), modo/meio (?), finalidade (?), detalhamento (?).

    obs: você já tem uma argumentação muito boa, só se atenta com o uso das vírgulas e a estrutura da redação. parabéns.

    • 1
  2. “Historicamente o tabaco tem sido utilizado como utensílio medicinal para o tratamento de doenças psíquicas e físicas, porém com a chegada da revolução industrial este cenário mudou […]” – O “tem sido” dá uma ideia de continuidade no presente, mas logo depois você diz que essa ideia não é a mesma atualmente. Ficou confuso.

    “[…] sendo o seu maior público jovens de baixa renda, tais consumidores muitas vezes são levados a fumar por parte de influência externa […]” – Acho que um ponto de continuidade cairia melhor que uma vírgula entre “renda” e “tais”.

    Muitas das informações que você utilizou no segundo e terceiro parágrafos estão desconexas, não acrescentam muito e nem passam credibilidade a sua argumentação.

    “Segundo a Organização Mundial de Saúde, ” – Parece que você está introduzindo outro texto e não adicionando uma ideia. Procure adicionar conectivos para uma leitura mais fluida.

    “De tal modo, a implementação de políticas públicas voltadas ao combate do tabagismo são essenciais para o bem-estar da civilização.” – Essa frase deveria estar na conclusão.

    “Contudo, esperemos que tais medidas sejam efetivas contra o tabagismo, para que dessa forma tenhamos uma sociedade mais saudável em todos os aspectos possíveis.” – Contudo tem sentido de adversão, foi empregado errado. Substitua por “Portanto” ou por “Assim sendo”.

    “Citando um famoso provérbio árabe, “Quem tem saúde tem esperança, e quem tem esperança tem tudo”.” – Não acho que essa citação causou algum efeito positivo na sua conclusão.

    • 1
  3. Olá, tudo bem?

    A sua redação está boa, porém ao observar percebe que você acabou usando muitos assuntos e desenvolvendo pouco eles, seus desenvolvimentos há bastante informações mas pouco desenvolvimento sobre elas. Em seu primeiro paragrafo você fala que “segundo dados” quais dados é esse??
    E a conclusão está pouco desenvolvida e desorganizada.

    Bons estudos!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.