Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira

  • 0

“É proibido fumar, diz o aviso que eu li”, o trecho da música cantada pelo grupo Skank, é aplicada nos dias de hoje através da lei antifumo, a qual não é permitido o uso do cigarro em locais de uso coletivo, públicos e privados, na tentativa reduzir o consumo desse produto. Todavia, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática. Por isso, é necessária e urgente aplicação de mais políticas públicas no cenário brasileiro, bem como a colaboração da mídia para combater esse nefasto problema.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a utilização do cigarro foi amplamente estimulada pelos meios midiáticos, principalmente o cinema, visto que por meio dos personagens passava-se a imagem de poder e riqueza, logo associou-se o ato de fumar com pessoas bem sucedidas, tornando uma tendência na população. Atualmente, os meios de comunicação estão abordando a necessidade de parar com esse vício. Contudo, a juventude mesmo sabendo dos efeitos nocivos que essa droga lícita provoca, parece não se importar e continuam fumando.

Em segunda análise, as políticas públicas existentes não são efetivas no país, uma vez que segundo o Ministério da Saúde, o índice de jovens fumantes está crescendo, estima-se que 100 mil sejam adolescentes. Esse ato, pode acarretar diversos problemas de saúde, consequentemente mais enfermos irão buscar auxílio do SUS (Sistema Único de Saúde), o que poderá sobrecarregá-lo devido ao uso irresponsável do cigarro.

Diante do exposto, nota-se que políticas públicas estão sendo realizadas, porém faz-se necessário a aplicação de políticas mais enfáticas, a fim de inibir que os jovens brasileiros fumem. Os meios midiáticos também detêm de fundamental importância, uma vez que por meio de propagandas, músicas etc., mostrem a essa faixa etária os riscos do uso do cigarro, com objetivo de combater esse hábito. Assim, será possível que a sociedade brasileira combata o tabagismo, fazendo-se cumprir o que diz a letra da música do Skank.

Compartilhar

5 Correções

  1. Ola, gostei muito da sua redação, principalmente pelo fato de apresentar as informações de forma simples e objetiva sem muita utilização de palavras técnicas difíceis, apresentando conteúdo fácil de entender ao leitor, não sou perito em atribuir notas mas lhe daria de 800 a 950, pois realmente foi uma ótima redação, se serve de dica, você poderia incrementar um pouquinho mais seu segundo desenvolvimento. No mais parabéns que Deus o abençoe.

    • 1
  2. Olá, sua introdução está boa, com um bom referencial inicial e bem colocada.

    No seu primeiro desenvolvimento senti falta de um argumento que comprovasse que utilização do cigarro foi estimulada pelos meios midiáticos e pelo cinema, seria necessário algo que comprove que o que está dizendo é verdade.

    Seu segundo desenvolvimento está com um bom referencial e sua posição foi bem colocada.

    Sua conclusão tem todos os critérios cobrados na conclusão modelo Enem e termina muito bem retomando o referencial usado no início.
    Parabéns pela redação!

    • 1
  3. Oi! Tudo bem?

    Sou leiga em correções, por isso não irei atribuir nota para não acabar errando. Vou pontuar o que consegui notar em cada parágrafo, ok?

    – Introdução: gostei da frase utilizada para contextualizar o tema, funcionou bem. A expressão “nos dias de hoje” é prolixa, indicaria dizer “atualmente”, por exemplo. Deixou evidente qual seria a tese, o que é muito bom para o corretor.

    – D1: há muito uso do gerúndio nesse parágrafo (abordando, sabendo, continuam, etc.) o que te faria perder alguns pontos. No mais, o parágrafo está bem estruturado e sem erros gramaticais.

    – D2: não encontrei nenhum erro gramatical. A apresentação de dados fortaleceu sua opinião, o que ficou muito bom

    – Conclusão: achei que a organização dos elementos ficou um pouco confusa, não identifiquei quem é o agente (acredito que tenha sido os meios midiáticos, mas não tenho certeza). Voltou a citar a letra da música, o que amarrou bem o texto.

    Gostei do texto, é notável que você possui um bom conhecimento sobre a estrutura e língua formal. Te indicaria reduzir o uso do gerúndio, para os corretores ele é visto como um erro quando utilizado em excesso. Sobre a conclusão, pode ser apenas opinião minha, mas colocando os elementos um seguido do outro ficaria mais coeso e de fácil entendimento.

    Se notou que eu errei em algo, pode me avisar. Espero ter ajudado de alguma forma :)

    • 1
  4. OI, gostei bastante da sua redação, você possui um bagagem cultural ótima e sabe dispor dos mecanismos linguísticos para enrijecer sua tese. A conclusão está bem elaborado e não observei nenhum desvio da norma padrão
    Pontos a serem melhorados
    -ao adicionar frases e dados lembre-se de colocar entre “aspas”. EX: segundo o Ministério da Saúde, “o índice de jovens fumantes está crescendo, estima-se que 100 mil sejam adolescentes”. Deveria ter sido escrito entre aspas ok
    -evite termos no gerúndio (ndo) e atualmente eles enfraquecem sua tese
    -você poderia ter adicionado datas quando falou do cinema e mídias antigamente como durante a guerra fria ou segunda guerra mundial ou até mesmo o desenho do pica pau antigo
    nota por competência
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa-200
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo-160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-200
    TOTAL-920
    Parabéns espero ter ajudado. BOA SORTE

    • 1
  5. Olá
    Troque o “através” por “por meio de” ou algo similar na primeira frase da introdução. A contextualização ficou um pouco prolixa, tente resumir um pouco. Entretanto, a aproximação temática ficou um pouco curta (tente dizer o motivo pela lei não ser efetivada).

    No primeiro argumento há uma discrepância muito grande entre o tamanho dos períodos. O primeiro período está muito longo, enquanto o segundo é breve e sem aprofundamento. Você expôs o motivo para que, antigamente, fumar fosse considerado “moda”, mas não explicou o porquê da mídia hj mostrar o lado negativo desse hábito. Qual é o interesse? Senti falta tbm de uma referência intertextual.

    No segundo argumento, o primeiro período poderia ser melhorado. Sugestão de reescrita: Em segunda análise, as políticas públicas voltadas a tal problemática não são efetivas no país, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, o índice de jovens fumantes está crescendo, com dados estimados em 100 mil adolescentes que adotaram esse hábito.
    “Esse ato, pode acarretar diversos problemas de saúde” quais?
    Também poderia haver aprofundamento da questão do sobrecarregamento do SUS

    Acho que a proposta poderia ser mais detalhada e fiquei confusa quanto aos elementos.

    Sua nota estaria entre 840 e 900, perdendo ponto nas competências II e III apenas

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.