Estudante

Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira .

  • 1

“Eu vejo o futuro repetir o passado’. Essa frase dita pelo cantor Cazuza, representa, de modo atemporal, a questão do tabagismo no Brasil, tendo em vista que esse hábito era normalizado nas gerações passadas. Nesse sentido, a sociedade do século XXI têm reproduzido essas práticas deixadas pelos ancestrais. Dessa forma, medidas são necessárias para combater essa problemática que vem agravando devido ao baixo investimento educacional no país e a publicidade direta e indireta da mídia que é dirigida principalmente aos jovens.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é exemplo para o mundo no combate ao tabagismo. Entretanto, pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), afirma que em 2015 o uso do tabaco teve influência direta com as mortes por doenças pulmonar, AVC, doença cardíaca, pneumonia entre outros, isso porque a maioria dos adeptos desse maleficio são de baixa renda e não possuem conhecimento sobre as consequências causadas pelo consumo do mesmo, devido à falta de política pública voltada a comunidades e escolas onde está centrada essa minoria.

Ademais, salienta-se que mesmo sendo proibido propagandas em prol do tabaco no Brasil, esse ato é imposto de forma indireta através da reprodução ilusória- por séries de tv, novelas e filmes- da imagem de jovens descolados que fazem uso do fumo, levando em conta que a maioria dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina aos 19 anos, ou seja, essa prática atrai e sustenta o uso desse produto, recrutando efetivamente novos fumantes e desencorajando os usuários a pararem de fumar.

Logo, cabe ao Estado, medidas para solucionar esse empecilho. Por isso, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da educação deve fazer com que diminua o consumo do tabaco, através de campanhas e palestras por profissionais da saúde e ex fumantes em escolas e comunidades para conscientizar as pessoas sobre as consequências causadas pelo tabagismo. Além disso, o Governo em conformidade com a mídia deve mudar esse estereótipo empregado aos jovens, por meio de propagandas televisionais no horário nobre que ressalte a nocividade do cigarro, assim indo contra o retrocesso apontado por Cazuza.

 

 

Por favor, corrijam por competência com notas, obrigada !!

Compartilhar

5 Correções

  1. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 180
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:120
    5. Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos:120 (faltou o detalhamento )
    Nota: 740

    • 1
  2. Gostei muito da frase que você escolheu pra pôr na intro, pq você soube relacionar com o tema. Há um erro de acentuação. Você colocou ”têm” quando devia ser ”tem”, já que essa palavra tá sendo relacionada com ”a sociedade”. O acento estaria certo se o sujeito estivesse no plural. Resumindo: repertório muito bom, problematização e tese bons também. O errozinho de acentuação não é algo grave, só te alertei. Desenvolvimento: Recomendo que vc iniciei os parágrafos com tópico frasal. Ex: Em primeiro lugar, o Brasil deve investir mais na educação. Assim, vc apresenta em cada início as causas q vc vai trabalhar. Outra coisa, senti falta de um posicionamento seu no desenvolvimento 1. Acho que vc colocou informações em excesso. Vc é boa na c4 (usar conectivos). Muito bem.

    • 1
  3. Introdução: Gostei, porém poderia ter dado um pouco mais de detalhe na explicação do porque escolheu a frase do Cazuza pra fazer comparação com esse tema.
    Desenvolvimento: Acredito que tu deveria detalhar na primeira parte da argumentação dando mais enfase na nos problemas devido ao uso do tabaco.
    Conclusão: Bom, conseguiu retomar a citação do Cazuza no final, ficou bom, me parece ter todos os Agentes.

    • 1
  4. Gostei da sua introdução, sempre tenho dificuldade em como começar minha redação… Alguns erros de pontuação, não tão graves, mas que como qualquer outro acaba descontando na nota.
    Retomou muito bem a citação de Cazuza, a maioria acaba se esquecendo dessa parte, o que também desconta pontos. Enfim, adorei seu texto!!!
    A nota que eu daria seria acima de 700 pontos.

    • 0
  5. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:120
    5. Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos:120
    Nota:760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.