De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico, o qual, para ser igualitário e coeso dependem das partes que o compõem. Nesse sentido, pode-se observar uma falha nesse funcionamento, uma vez que existem desafios com os caminhos para combater o sedentarismo no Brasil, o que se dá, também, pela sociedade do cansaço, além das evoluções tecnológicas.
Em primeiro plano, tem-se o conceito de sociedade do cansaço proposta pelo filósofo coreano Byung-Ool Haa. Segundo o tal pensador a sociedade é regida pela produtividade e desempenho a todo momento e, com isso, a fim de atingir esse quesitos, a população dedica mais tempo ao trabalho e consequentemente menos tempo para si. Dessa maneira, o tempo para a realização de atividades físicas é cada vez menor, o que facilita o sedentarismo, uma vez que a sociedade não encontra um equilíbrio entre os afazeres e a prática do esporte. Nesse viés, é evidente que esse dilema necessita da devida atenção.
Ademas, cabe salientar a evolução tecnológica como uma das causas do problema. Nessa lógica, o advento da terceira revolução industrial proporcionou muitas facilidades ao cidadão, como, por exemplo, a utilização de celulares, automóveis e televisores. Estes, gerou comodismo e praticidade à população. Em decorrência disso, a exercitação corporal foi deixada em segundo plano, já que para a maioria dos indivíduos é mais fácil ver netflix, a fazer uma corrida pela manhã. Logo, não resta dúvida que esse entrave urge resolução.
Dessa forma, é preciso medidas para o combate do sedentarismo. O ministério do esporte, deve realizar aulas de aeróbica e zumba, por meio de profissionais no assunto, lives e vídeos. Tais ações precisam ser transmitidas pelo Youtube, e web-conferênciada na página do ministério, a fim de tornar a prática de se exercitar, um hábito, até para às pessoas que não muito tempo disponível para gastar as calorias necessárias no dia. Espera- se que com estas ações, o corpo funcione perfeitamente.
CeciliaSantanaC
Boa noite, tudo bem? Seu texto está muito bom, você tem uma tese e defende ela com argumentos pertinentes bem colocados, me parece ter um bom conhecimento da estrutura dissertativa argumentativa e vi você colocar ótimos repertórios socioculturais, mas ainda sim vou tentar fazer umas observações.
Introdução: está ótima e apresenta as teses e a contextualização, mas percebi um erro de concordância em [um corpo … dependem ], como sujeito está no singular, o verbo também deve estar.
Desenvolvimento: adorei os dois desenvolvimentos, pois estão muito claros e muito bem estruturados. Ainda sim sentir falta das consequências em cada um deles. Em caso de um conselho você deve deixá-lo entre aspas. E também tem um erro de concordância em [o conceito … proposta ] o verbo deve seguir o gênero do sujeito. No segundo desenvolvimento sugiro que você mude a palavra ” Estes ” no início do período e troque por outro conectivo.
Conclusão: contém todos os cincos elementos mas acho que ficaria legal se você desce um detalhamento a mais. O agente é sempre com letra maiúscula. E mais uma vez houve um erro na frase em [O ministério do esporte, deve ] não se separa sujeito de verbo.
Parabéns pela sua redação, espero ter ajudado!!
ANGELMUSIC
BUENAS NOITES =^)
Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese.
* Usou correto os conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação.
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :180
# Competência II :200
# Competência III: 180
#Competência IV: 200
# Competência V: 180 ( DETALHE MAIS UM POUCO)
> ministério do esporte- Correto seria : Ministério do Esporte.
SUCESSO :^)
andrecora
Olá, tudo bem?
Seu texto está seguindo um caminho correto, porém a redação como um todo precisa ser trabalhada. Percebi um número grande de erros de ortografia, o que tira pontos da C1. Também aconselho você a cuidar muito para não tangenciar o tema. Nesse caso, o tema proposto pela redação eram os caminhos para combater a obesidade no Brasil, porém, durante sua tese você citou aspectos que corroboram para presença da obesidade em nossa sociedade. Nesse sentido, o corretor poderia levar a sua tese como um tangenciamento do assunto solicitado. Ademais, te aconselho a cuidar os erros de português e a coerência argumentativa entre todos os seus parágrafos, lembrando que esses devem conversar entre si e transpassar a mesma ideia. Espero mesmo ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o funcionamento da redação do Enem. Seguem as suas notas e um breve resumo dos deslizes cometidos durante a escrita. Um abraço.
C1- 80
C2- 120
C3- 120
C4- 160
C5-200
NOTA FINAL: 680
———————————–
C1-
ERROS:
CONCORDANCIA – para ser igualitário e coeso dependem \ Estes, gerou
uma vez que existem desafios com os caminhos para combater… \ é preciso medidas para o combate do sedentarismo – ESSA FRASE NÃO ENCAIXA MUITO BEM.
PARALELISMO: PELA sociedade do cansaço, ALÉM DAS evoluções tecnológicas.- NESSE CASO, O USO DE PREPOSIÇÕES DIFERENTES RELACIONADAS A UM MESMO SUJEITO CARACTERIZA UM ERRO SINTÁTICO.
Segundo o tal pensador… – O CORRETO SERIA: Segundo tal pensador…
que não muito tempo – FALTA DE PALAVRAS
Ademas, Estes, web-conferênciada – ORTOGRAFIA
mais fácil ver netflix, a fazer uma corrida – SINTAXE
para às – CRASE
como, por exemplo
netflix – TERMOS ESTRANGEIROS DEVEM ESTAR ENTRE ASPAS E Netflix é um subs. próprio.
ministério do esporte: é um subs. próprio – O CORRETO SERIA: Ministério do Esporte
USO DA VÍRGULA
C2-
ERROS:
MUITO CUIDADO PARA NÃO TANGENCIAR O TEMA
NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA INTRODUÇÃO FALTA UMA RELAÇÃO ENTRE O SEU ARGUMENTO E A SUA REFERÊNCIA
SEM TÓPICO FRASAL NO D1.- CUIDADO
DESLIZES DE AUTORIA NO D2.
C3-
ERROS:
NA INTRODUÇÃO O SEU PONTO DE VISTA QUANTO AO TEMA NÃO FICOU CLARO;
FALTA DE EMBASAMENTO ARGUMENTATIVO NO D2
SUA PROP. DE INT. NÃO POSSUI RELAÇÃO COM A TESE.
C4-
ERROS:
Nesse viés – USO INCORRETO DO CONECTIVO
2 FALTA DE CONECTIVO INTERPARAGRAFAL
C5- CORRETO