Caminhos para combater o sedentarismo no Brasil

  • 1

    Em um dos episódios da série “Os Simpsons”, o personagem Homer sofre um ataque cardíaco, o qual ocorre devido a sua vida sedentária e seus maus hábitos alimentares. Fora da ficção, a prática frequente de atividades físicas também não é comum entre os brasileiros, levantando, assim, a necessidade de discutir caminhos para reverter essa situação. Nesse sentido, o estilo de vida moderno é a principal causa de tal problemática e provoca o surgimento de doenças além de comprometer o bem-estar.

    Primordialmente, os hábitos contemporâneos contribuem para a formação de uma sociedade cada vez mais inerte. Sob tal perspectiva, ao longo da história da humanidade o corpo sofreu modificações que permitiram uma maior movimentação para atender às necessidades do homem nômade. No entanto, percebe-se que atualmente os cidadãos vivem em uma realidade na qual passam a maior parte do dia sentados em um ambiente de trabalho. Logo, é notável que, como a fisiologia humana não é compatível com o presente estilo de vida, problemas de saúde inevitavelmente surgirão caso o sedentarismo não seja erradicado no país.

     Como consequência, patologias e alterações comportamentais relacionadas à ausência de atividades físicas são frequentes no Brasil. Nesse contexto, segundo o filósofo Aristóteles: “A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade”. Dessa maneira, o sedentarismo é um fator de risco de diversas doenças, como: obesidade, diabetes, atrofia muscular e problemas cardiovasculares. Ademais, também é preocupante o impacto na qualidade de vida, uma vez que o cansaço e o estresse geralmente acompanham o indivíduo que não se exercita. Com base nisso, a prática de exercícios é fundamental para melhorar a saúde e reduzir a mortalidade dos brasileiros.

     Portanto, medidas são necessárias para lutar contra o sedentarismo no país. A fim de estimular uma vida mais ativa entre os cidadãos, urge que o Ministério da Saúde em parceria com mídias televisivas realize campanhas incentivando a realização de exercícios, mediante a divulgação regular, na programação de grandes emissoras, de treinos rápidos que se encaixem no dia a dia da população. Só assim, problemas de saúde, como os enfrentados na série por Homer, serão evitados.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá,tudo bem? Vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
    .A introdução está muito boa.Porém,você não apresentou as duas teses nesse parágrafo,não é uma regra,mas elas são a “cereja” da sua redação.
    .O 2 parágrafo está bem desenvolvido e escrito.Entretanto,te recomendo a colocar uma fonte ou uma base para dar validade ao que você argumentou.Isso irá impedir que a banca pense que você tirou as informações da sua cabeça e que não apresentou fundamento algum.
    .O terceiro parágrafo está bom.
    .A proposta de intervenção está completa.
    .Você tem um vocabulário muito diversificado.

    Parabéns pela redação,continue praticando sempre.Você está no caminho certo!😊😁

    • 1
  2. Oi, Abigail, a sua redação em si está boa, porém, existem alguns erros como a falta de um aprofundamento melhor no exemplo colocado na introduçaõ, no primeiro parágrafo de desenvolvimento onde está faltando um dado para dar mais credibilidade ao seu argumento, ficando assim um pouco opinativo. O segundo parágrafo está bem feito, com o argumento colocado junto ao dado, ficando algo fluído de ler. A conclusão também está boa e tem quase todos os elementos de uma proposta de intervenção, faltando a finalidade,

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita
    Nota: 160

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Nota: 160

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota: 120

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota: 160

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota: 160

    A nota da sua redação: 760

    • 1
  3. Oi, tudo bem? Vamos lá…

    Gostei da introdução, mas acho q você poderia ter desenvolvido um pouco mais a alusão. A ultima parte de introdução eu achei deslocado do sentido final, ou seja, foi desnecessário, e mais atrapalhou do que ajudou. Você poderia fazer uso de um encaminhamento argumentativo ou de exposições dos argumentos para finalizar a introdução.

    Teu primeiro argumento foi regular. Teu raciocínio fez sentido, entretanto a falta de referencias em pesquisas e nomes fez parecer superficial.
    Teu segundo argumento foi um pouco melhor pelo fato de citar um filósofo, mas poderia conter mais informações, como pesquisas e estatísticas, por exemplo.
    Lembrando que o raciocínio exposto nos dois argumentos não ficaram bem claros, então os problemas parecem os mesmos.

    Tua conclusão foi quase perfeita, se não fosse pela falta da finalidade da solução. Lembre-se de que uma proposta de intervenção precisa de 5 fatores: Agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade. A tua retomada da tese na alusão esta ok.

    Bom, acredito que com algumas correções teu texto ficará excelente. Continue praticando e bons estudos.

    • 1
  4. Olá!!!
    Comp (1): 180
    Alguns erros gramáticas. Bom domínio da norma culta da língua.

    Comp (2): 200
    No segundo parágrafo, vc poderia aprofundar um pouquinho mais sua citação/alusão/fato, com o intuito deixá-la mais coesa com sua argumentação. Ótima introdução. Boa citação no terceiro parágrafo.

    Comp (3): 200
    Boa argumentação. Relacionou bem as informações para defender seu ponto de vista.

    Comp (4): 200
    Usou bem os mecanismos coesivos (conectivos).

    Comp (5): 180
    Boa proposta de intervenção, ainda que falte um maior detalhamento.

    REDAÇÃO- NOTA: 960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.