Iniciante

Caminhos para combater o racismo no Brasil

  • 2

O racismo é um problema social enfrentado pelo Brasil desde o momento da chegada dos portugueses em 1500. O sofrimento dos indígenas e negros africanos trouxe grave consequências que permanecem até o dia de hoje. Embora tenha ocorrido a abolição da escravatura, é possível perceber que não houve uma preocupação em incluir os negros na sociedade, resultando em sua marginalização.

Dessa maneira, ele está presente na sociedade brasileira ainda que seja o segundo país com maior população negra do mundo. Isso pode ser visto quando há uma tentativa de embranquecer figuras brasileiras importantes, como Machado de Assis que aparece em muitos livros com tom de pele claro.

O racismo no Brasil também pode ser observado na política. Quantos líderes de estados são negros? Ou quantos presidentes negros o país já teve? Essas são questões que nos levam a refletir sobre a inclusão do indivíduo negro na sociedade e, principalmente, nos altos cargos de poder.

Devido ao racismo está integralmente presente na vida do brasileiro negro, é necessário criar caminhos para combatê-lo. Então, o Ministério da Educação deve garantir que todas as escolas abordem a questão racial e a sua origem por meio da disponibilização de materiais e palestras virtuais e seus canais de comunicação, já que segundo Paulo Freire, a educação transforma pessoas que, consequentemente,transformam o mundo. Assim, o caminho para erradicar o racismo no Brasil estará sendo trilhado.

Compartilhar

4 Correções

  1. A princípio a sua tese ficou muito boa, a alusão histórica demonstra que você possui conhecimento, e o problema está evidenciado.
    No segundo parágrafo gostei de você ter citado Machado de Assis, entretanto, o parágrafo ficou muito explicativo (pra ser uma redação modelo Enem você precisa apresentar seus argumentos) procure corrigir essa parte adicionando argumentos.
    Terceiro parágrafo está desenvolvido, mas você deveria procurar responder essas perguntas que fez ao longo do texto (no caso, nesse parágrafo mesmo).
    Na conclusão você deveria colocar pelo menos mais um órgão do governo para resolver o impasse. A alusão a Paulo Freire ficou boa para o fechamento da redação!

    • 1
  2. Olá Priscila, tudo bem? Espero que sim, rs. Bom, quanto a análise do texto, devo salientar que está ótimo! Todavia, procure não se basear em citações que você não consiga esclarecer o “por que” do uso, Pois dentro da coerência existem princípios básicos, a saber o “princípio da não-contradição”, “princípio da não tautologia” e “princípio relevância”. O princípio da não-contradição: Quer dizer que em um texto não pode ter situações ou ideias que se contradizem entre si, quando se quebra uma lógica. Um exemplo claro disso são conclusões precipitadas e por exemplo: As ruas estão molhadas, porque não choveu. O segundo princípio é o princípio da não tautologia: Significa abordar o mesmo assunto, ou seja, a tautologia também é conhecida como pleonasmo ou redundância, é um vício frequente. Isto é, a tautologia é o emprego de palavras diferentes para expressar uma mesma ideia. Por exemplo: A partir de agora, certeza absoluta, acabamento final, elo de ligação, expressamente proibido, criação nova, já há anos atrás, vereador da cidade, detalhes minuciosos. E por último, o princípio da relevância: Se baseia em ter fragmentos de textos que falem de assuntos diferentes e que não se relacionam entre si e acabam tornando o texto incoerente mesmo que suas partes contenham certa coerência individual, sendo assim a representação de ideias ou fatos não relacionados entre si, fere o princípio da relevância e trazem incoerência ao texto, por exemplo: “Dessa maneira, ele está presente na sociedade brasileira ainda que seja o segundo país ( quando utilizar argumentos de autoridade, explicitar de preferência a origem de onde surgiu a ideia, fonte, dados utilizados) com a segunda maior população negra do mundo (‘País com maior população negra do mundo’’, é a Nigéria e em segundo lugar a África do Sul, congruente seria citar que o Brasil possui a segunda maior população de afrodescendentes fora da África). Isso pode ser visto quando há uma tentativa de embranquecer figuras brasileiras importantes, como Machado de Assis que aparece em muitos livros com tom de pele claro”. ( Uma boa evidência sobre fatos é citar nome de pessoas importantes, no caso aqui proposto, o autor Machado de Assis). Good Job!

    • 1
  3. Boa tarde, Priscila!
    Gostei muito da sua redação, apesar do segundo parágrafo me parecer meio informativo demais fazendo com que o propósito esteja incorreto! A pontuação é correta e os textos tem coerência, o modo como você abordou foi muito bom e as citações são adequadas para a forma como o assunto é delicado, se você tivesse argumentado no segundo parágrafo estaria perfeito! Parabéns.

    • 1
  4. ——————————-*MUITO BOM , QUASE ÓTIMO*——————————–
    =VC PRECISA ORGANIZAR O SEUS TEXTO 02 , ESTÁ BEM ELABORADO , POREM , ELE APARENTA SER O INFORMATIVO !
    =EM RELAÇÃO A CAUSA APRESENTADA ACIMA PODERIA UTILIZAR PALAVRAS QUE DEIXEM CLARO QUE PARTE DO TEXTO É !
    =O SEU COMEÇO É MUITO BOM , UTILIZOU CERTAMENTE OS RECURSOS DA GRAMÁTICA , AMEI SUAS COLOCAÇÕES , PARABÉNS !!!
    =AMEI O SEU TEXTO :) !
    ESPERO QUE TENHA AJUDADO :) !
    -BJ JÚ

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.