Caminhos para combater o racismo no Brasil

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Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição cidadã, cujo conteúdo garante a igualdade sem qualquer distinção à todos. De maneira análoga a isso, os caminhos para se combater o racismo no Brasil são escassos. Nesse contexto, destaca-se dois aspectos importantes: a negligenciada estatal e o preconceito engendrado na camada social.
Sob esse viés, pode-se apontar a ineficácia do Estado no que tange os direitos étnicos da população. Dessa forma, segundo Gilberto Dimenstein em sua obra “Cidadãos de papel” o governo apresenta leis que protegem a população, contudo não são efetivados na prática, a exemplo do mercado de trabalho ao qual todos tem “acesso igualitário”, mas no dia a dia das empresas os funcionários são em sua maioria de pele clara. Sendo assim, se faz necessário uma mudança neste quadro.
Ademais, nota-se ainda a discrição presente no cotidiano brasileiro. Nesta perspectiva, o filósofo alemão Einstein afirmou “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” para ratificar que o racismo na vida diária das pessoas é difícil de ser desfeito, quando por exemplo alguém faz uma piada preconceituosa numa roda de amigos sem pensar na individualidade do outro. Desse modo, é preciso tomar medidas urgentes.
Portanto, fica evidente a necessidade de ações que venham ampliar as formas de se combater o racismo no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério de Educação junto ao Ministério Cultural por meio de palestras gratuitas nas escolas e universidades – públicas e privadas – promover a concientização a respeito das leis criminalistas, os perigos da discriminação e as formas de combatê-la, a fim de que o racismo se torne uma mazela passada. Assim, a cidadania garantida na Constituição será eficaz

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3 Correções

  1. omp. 1: Não consegui identificar qualquer desvio do uso da norma padrão. Nota: 200

    Comp. 2: Acredito que você conseguiu compreender a proposta da redação, bem como foi capaz de aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento. Nota: 200.

    Comp. 3: Acredito que sua argumentação tenha ficado muito boa, porém a gente percebe que poderia ter sido melhor trabalhado a organização do sentido da argumentação em defesa do ponto de vista. Nota 160.

    Comp. 4: Assim como a competência anterior, acredito que foi bem trabalhado e quase completamente bem executado. Nota: 180.

    Comp. 5: Ao que se refere à construção de uma proposta de intervenção com (agente + descrição + ação + forma + reflexão), não consigo identificar todos os quesitos no seu parágrafo. A sua proposta não consta uma descrição social do agente. Nota: 180.

    Comp. 1: 200
    Comp. 2: 200
    Comp. 3: 160
    Comp. 4: 180
    Comp. 5: 180
    Nota: 920

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  2. Como sou monitor de redação, ganhei um papel onde posso de nortear para corrigir uma redação, escreverei as palavras do papel.

    Competência I. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Nota: 160
    Competência II. Desenvolve bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação consistente, as frases, o repertório são jogados na redação de forma bela diria. Nota: 200
    Competência III. Nota: 160. Seleciona, organiza de forma consistente em defesa de seu ponto de vista.
    Competência IV. Nota: 200. Apresenta alguns deslizes, mas tirando isso está muito bom, articula bem o texto.
    Competência V. Nota: 160. Apresentou bem a conclusão, só não foi tão inovadora.

    160+200+160+200+160=880

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  3. Comp. 1: Não consegui identificar qualquer desvio do uso da norma padrão. Nota: 200

    Comp. 2: Acredito que você conseguiu compreender a proposta da redação, bem como foi capaz de aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento. Nota: 200.

    Comp. 3: Acredito que sua argumentação tenha ficado muito boa, porém a gente percebe que poderia ter sido melhor trabalhado a organização do sentido da argumentação em defesa do ponto de vista. Nota 160.

    Comp. 4: Assim como a competência anterior, acredito que foi bem trabalhado e quase completamente bem executado. Nota: 180.

    Comp. 5: Ao que se refere à construção de uma proposta de intervenção com (agente + descrição + ação + forma + reflexão), não consigo identificar todos os quesitos no seu parágrafo. A sua proposta não consta uma descrição social do agente. Nota: 180.

    Comp. 1: 200
    Comp. 2: 200
    Comp. 3: 160
    Comp. 4: 180
    Comp. 5: 180
    Nota: 920

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