Caminhos para combater o racismo no Brasil

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU – assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Conquanto, no cenário brasileiro atual, encontra-se justamente o oposto. Nesse contexto, percebe-se a configuração de graves problemas de contornos específicos, em virtude de um silenciamento coletivo e uma insuficiência de leis.
Dessa forma, é preciso atentar para a impunidade presente na questão. Nessa perspectiva, a máxima de John Locke de que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”, cabe perfeitamente. Pois, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão dos caminhos para combater o racismo no Brasil, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema. Trazendo como consequências uma generalização de injustiças e a prevalência de pensamentos fúteis.
Logo, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que “a linguagem é uma verdadeira forma de ação”. Para que um problema como o racismo seja resolvido, é necessário debater sobre. De fato, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta o tema, e debatê-lo amplamente aumentaria as chances de atuação nele.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias.
Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura devem promover palestras em escolas e rodas de debate, para todos os alunos. Tais palestras devem ser abertas a toda comunidade, gravadas e postadas nas redes sociais do Ministério, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o quão os caminhos para combater o racismo é importante e atingir um público maior. Por fim, é necessário que o governo não só coloque em papéis as leis, mas sim as coloquem em prática. E que toda a comunidade brasileira olhe de forma empática para o próximo, fazendo a diferença.

(se puder colocar nota, fico feliz)

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3 Correções

  1. oiii, tudo bem?

    nota final: 840

    c1: 160. algumas inadequações de período: em alguns locais, era necessário colocar uma vírgula em vez de um ponto final… recomendo que você revise a pontuação

    c2: 200. você apresentou todos os repertórios socioculturais, parabéns.

    c3: 160. você poderia ter explorado um pouco mais sua argumentação, ficou confusa em alguns pontos

    c4: 160. lembre-se sempre de usar um conectivo entre cada período (frase) de seu texto para uma melhor progressão textual.

    c5: 160. não consegui identificar o modo (como) a ação deve ser realizada. você pode até ter escrito, mas provavelmente ficou meio implícito, tente modificar isso

    parabensssss, você está no caminho certo, sua redação foi bem escrita, sua precisão vocabular é boa, só precisa se atentar aos aspectos que mencionei acima
    beijosssss

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  2. poderia começar por um dado estatístico, ou fato histórico.
    tmb achei sua intro muito curta e sem sustentação pra sua tese
    No caso vc deveria dizer que pode facilitar, apenas isso.
    segundo parágrafo ficou bom, mas recomendo vc pesquisar sobre “tópico frasal” irá ajudar.
    desenvolvimento ok.
    tem muito a melhorar ainda! não se acomode!

    competência 1; 160
    competência 2: 200
    competência 3: 180
    competência 4: 140
    competência 5: 140

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  3. C1: exceto por um um erro de pontuação no D2, você apresenta um excelente domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 200
    C2: você apresenta um domínio mediano da estrutura da redação enem. Motivos
    1⁰ parágrafo carece da parte no qual sua tese EXPLÍCITA, e relacionada ao repertório escolhido, é apresentada.
    2⁰ garoto/garota, entenda: as mesmas causas que você apresentou para o problema no 1⁰ parágrafo é que DEVEM ser desenvolvidas por você no D1 e no D2
    Acerto: você traz ao seu texto repertório
    Erro: no entanto, não soube usá-los de forma eficiente (nesse ponto, atente-se a focar no estudo da estrutura da redação enem, que não é apenas introdução, desenvolvimento e conclusão). Dessa forma, refiro-me aqui ao conteúdo que cada frase deve conter.
    Nota: 120
    C3: seus argumentos são bons mas foram mal desenvolvidos, em virtude da estrutura mal feita, o que me leva conclusão de que você não fez um projeto de texto.
    Nota:120
    C4: embora você traga repertório para sua redação, este foi mal aproveitado. Seu texto carece de conectivos, dentro e fora dos parágrafos, e, consequentemente, a argumentação ficou prejudicada.
    Nota:120
    C5:
    Agente:OK
    Ação:OK
    Meio/modo: :c
    Detalhamento: :c
    Finalidade:OK
    Sobre o meio/modo e o detalhamento: você coloca duas ações a se serem feitas ( quando o obrigatório é apenas 1) e ambas incompletas. Para ajudá-lo nessa competência, seguem algumas perguntas a serem feitas quanto for fazer a proposta de intervenção:
    Quem?
    O quê?
    Como?
    Detalhes?
    Finalidade?
    Nota:120
    Total final: 620
    Espero ter ajudado. Bons estudos ; )

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