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CAMINHOS PARA COMBATER O RACISMO NO BRASIL

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Gente podem falar tudo o que vocês acham dessa redação, tudo o que pode ser melhorado …

A Declaração Universal dos Direitos Humanos ,de 1948,defende a manutenção do respeito entre povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual,observa se o contrário ,quanto a questão de formas de se  combater o racismo no Brasil, uma vez que ,muitas pessoas sofrem com o racismo diariamente. Portanto, novas medidas precisam ser tomadas,a fim de alterar essa realidade que apresenta como causas a lacuna educacional e a falta de empatia.

De início cabe destacar, que a lacuna educacional é fator determinante que contribui com a permanência do problema. A ativista, Malala Yousafzai,afirma que um livro,uma caneta,uma criança e um professor podem mudar o mundo. Contudo,percebe-se uma falha em torno das escolas , que não abordam a discriminação racial em suas salas de aula, para conscientizar e  tornarem os seus alunos cidadãos sem preconceitos.

Em segundo plano, a falta de empatia é outro fator determinante que torna a resolução dessa adversidade mais dificultada. A escritora e socióloga, Simone de Beauvoir, garante que  cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos.Entretanto,identifica-se uma lacuna em torno da sociedade, que por muita das vezes acha -se superior a uma etnia, raça e age discriminatóriamente

Logo,uma intervenção se faz necessária. O MEC em conjunto com o ministério da Cultura, deve promover campanhas que incentivem as escolas a abordarem a problemática do tema em suas salas de aula , com o objetivo de tornarem seus alunos cidadãos sem preconceitos. Além disso, as escolas devem promover trabalhos escolares como documentários e feiras culturais, ao qual devem ser produzidas pelo próprio aluno com a orientação do professor, que abordem a importância do respeito entre povos de uma mesma nação.

 

 

 

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4 Correções

  1. Olá, analisei tua redação, mas vi que já detalharam o que precisa melhorar.
    Dessa forma, vou te dar algumas dicas e avaliar com a nota de cada competência.
    C1= 80 (tem erros de vírgula, algumas, são erros de digitalização).
    C2= 120
    C3= 120
    C4= 160
    C5= 160
    Total = 640
    Lembre-se que, os dois desenvolvimentos têm que ser os maiores.
    Os períodos de cada “texto”:
    Introdução = 2 a 3 períodos.
    Desenvolvimentos: 3 a 4 períodos.
    Conclusão: 3 períodos. (agente, ação, meio/modo, detalhamento, finalidade.)
    Veja vídeos de redação e continue treinando.
    Fui rígida, mas é pro seu bem, pois quando mais você melhorar mais perto de realizar seus sonhos estará.
    Bons estudos!

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  2. Irei transcrever seu texto novamente com sugestões de alteração.
    DICA: EVITE MUITO REPETIR AS MESMAS PALAVRAS E TRECHOS MENCIONADOS ANTERIORMENTE. UTILIZE SINÔNIMOS.
    A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 defende que deve haver a manutenção do respeito entre povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual observa-se o contrário com relação as formas de combate ao racismo no Brasil, uma vez que muitas pessoas ainda sofrem com o racismo diariamente. Portanto, novas medidas precisam ser tomadas a fim de alterar essa realidade que se apresenta como causa de lacunas educacionais e a falta de empatia.
    Essa primeira pode ser considerada um fator determinante que contribui com a permanência do problema. Corrobora com essa visão a ativista Malala Yousafzai que afirma que um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo. Com isso, percebe-se uma falha na educação proposta nas escolas, pelo fato de não abordarem a discriminação racial em suas salas de aula para conscientizar e tornarem os seus alunos cidadãos sem preconceitos.
    Já a segunda, no caso, a falta de empatia, é outro problema que torna a resolução dessa adversidade mais difícil. Para a escritora e socióloga Simone de Beauvoir, cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos. Dessa forma, o outro problema gira em torno da ausência do ser humano se colocar no lugar do outro, discriminar demais sem conhecer e compreender, e claro, ter preconceitos quanto a uma etnia e raça.
    Logo, uma intervenção se faz necessária. Então, seria viável o Ministério da Educação e Cultura – MEC promover campanhas que incentivem as escolas a abordarem a problemática do tema em suas salas de aula com o objetivo de ajudar eles a entenderem os malefícios do preconceito. Além disso, as escolas devem promover trabalhos escolares como documentários e feiras culturais, produzidas pelo próprio aluno com a orientação do professor, que abordem a importância do respeito mútuo.

    Espero ter ajudado.

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  3. • faltou desenvolver mais os parágrafos de desenvolvimento, adicionando mais um período pra fechar
    • na sua conclusão n tem detalhamento e o fechamento na qual concerne a retomada de algum repertório sociocultural supradito no seu texto, de preferência da introdução
    • repetição de palavras, não faça isso, pois, tira sim pontos da C.4
    • procure explicar implicitamente o porque de vós mercê traz alguma referência (alusão, citação, livro) para o texto deixando tudo bem evidente pro corretor, é como se vc estivesse segurando na mão de uma pessoa explicando o porquê da mesma
    • sua ortografia é boa, mas estude um pouco mais pois notei alguns erros de acentuação
    C1= 160
    C2= 140
    C3= 160
    C4= 160
    C5= 120
    NOTA FINAL: 740

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  4. Gostei muito do modo como defendeu os argumentos, e as referencias que usou, a redação foi muito bem escrita, mas vou destacar algumas coisas que poderia melhorar ela:
    1. Colocar espaços após virgulas e pontos;
    2. No primeiro paragrafo, na 4 linha. Sugiro trocar a palavra “racismo” por outra que se refira a ele;
    3. Cuidado com a repetição exagerada da palavra “lacuna”;
    4. Desenvolver um pouco mais os parágrafos de argumentação.

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