Como sabemos por volta de 1500 Portugal “descobriu” o Brasil, e desde então dedicou-se a coloniza-lo. Para a construção de nosso país, Portugal, usou a escravidão, começando pelos índios, após a importação de pessoas do continente africano para trabalhos forçados, escravidão. De maneira analógica a isso os possíveis caminhos de combater o racismo no Brasil, nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: colocando em calendário acadêmicos como item obrigatório ensino de nossa cultura e desenvolvimento de leis para que todas as universidades públicas e particulares possuam cotas raciais para fomentar um acesso mais fácil a estudantes negros.
Em primeiro plano, podemos destacar o desenvolvimento vindo dos anos 1500 de uma cultura onde negros, pardos ou indígenas são inferiores e que para corrigir um pensamento e desenvolver a igualdade e equidade, devem ser feitos desde a escola, com desenvolvimento de projetos da cultura diversa que nosso país possui, vindo da África. Desse modo, criando leis onde se torne obrigatório em currículos escolares em que todos os anos devem ser feitos projetos de nossa ancestralidade, para criarmos assim uma nova cultura de pensamento, onde o preconceito deixe de existir para dar lugar admiração de nossos antepassados.
Além disso é notório em que muitas universidades públicas e particulares não possuem um número cotas adequado, ou nem possuam essas cotas para facilitar a entrada e a equidade de um futuro onde todos possam disputar cargos de alto valor, assim garantindo mais igualdade em meio acadêmico e no futuro no mercado de trabalho.
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham ampliar o acesso e o combate ao racismo no Brasil. Por conseguinte, cabe ao governo e ao secretário de educação, o desenvolvimento de uma obrigatoriedade de projetos anuais em escolas públicas e privadas sobre a escravidão e cicatrizes que nosso país ainda carrega, também de leis para abrangência de cotas raciais em universidades privadas e pública, por meio do ministério público, afim de que o combate ao racismo no nosso país parta da educação, desde o princípio até sua completude. Somente assim, garantimos uma sociedade onde a igualdade, equidade e reconhecimento andem juntos, para que nosso país, enfim, possa se desenvolver e tornar-se referência, não só em suas belezas naturais, mas também de um povo igualitário.
42alex42
Você escreve realmente muito bem, mas foram verificados alguns problemas em sua redação.
Não consegui compreender por completo a argumentação no segundo parágrafo, creio que essa parte tenha ficado bastante confusa. O terceiro parágrafo também não desenvolveu muito sua argumentação, creio eu que você deveria apresentar mais argumentos e tentar deixar o parágrafo um pouco maior.
Também vale a pena conferir a estrutura da conclusão, mais especificamente dos elementos da proposta de intervenção.
Douglasct
Sua redação esta boa. Mas o segundo paragrafo esta meio confuso, não entendi a progressão de ideias, não ficou claro o que você quis defender nesse paragrafo. No segundo paragrafo note que você poderia tirar facilmente essas palavras: “Além disso é notório em que muitas universidades” ficando assim: ” Além disso as universidades”, perceba o uso de palavras desnecessárias. Outro trecho confuso: “não possuem um número cotas adequado”, poderia ficar assim: ” não possuem números de cotas adequadas”. “no futuro no mercado de trabalho” tirar o no “no futuro mercado de trabalho”. Cuidados com esses pequenos erros. Quando for defender uma ideia não se apegue apenas um argumento, pois você poderia explorar vários outros assuntos sobre o racismo, porque cota racial e defendida por alguns estudioso como forma de preconceito. Espero ter ajudado.
alisongms96
Boa noite, tudo bom?
Bom, primeiramente, quero evidenciar que sua introdução não está cumprindo seu papel: informar uma problemática, por que aquilo é um problema? O que impede que esse problema seja resolvido? Seu texto está rico em informação, mas carece de argumentação, sua introdução parece mais com uma mini conclusão, pois você já trouxe soluções para o problema, mas não apresentar um problema. Há problemas de pontuação, como por exemplo em:
PRIMEIRO PARÁGRAFO:
Como sabemos(,) por volta de 1500(,) Portugal “descobriu” o Brasil, e desde então dedicou-se a coloniza-lo. Para a construção de nosso país, Portugal, usou a escravidão, começando pelos índios, após a importação de pessoas do continente africano para trabalhos forçados, (a)escravidão. De maneira analógica a isso(,) os possíveis caminhos de(para) combater o racismo no Brasil, nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: colocando em calendário acadêmicos como item obrigatório ensino de nossa cultura e desenvolvimento de leis para que todas as universidades públicas e particulares possuam cotas raciais para fomentar um acesso mais fácil a estudantes negros.
SEGUNDO PARÁGRAFO
Em primeiro plano, podemos destacar o desenvolvimento vindo dos anos 1500 de uma cultura onde(em que) negros, pardos ou indígenas são inferiores e que para corrigir um pensamento e desenvolver a igualdade e equidade, devem ser feitos desde a escola, com desenvolvimento de projetos da cultura diversa que nosso país possui, vindo da África. Desse modo, criando leis onde se torne obrigatório em currículos escolares em que todos os anos devem ser feitos projetos de nossa ancestralidade, para criarmos assim uma nova cultura de pensamento, onde o preconceito deixe de existir para dar lugar admiração de nossos antepassados. (parágrafo confuso e pobre em argumentação)
TERCEIRO PARÁGRAFO
Além disso(,) é notório em que muitas universidades públicas e particulares não possuem um número cotas adequado, ou nem possuam essas cotas para facilitar a entrada e a equidade de um futuro onde todos possam disputar cargos de alto valor, assim garantindo mais igualdade em meio acadêmico e no futuro no mercado de trabalho. (PAARÁGRAFO MUITO CURTO, APROFUNDE A ARGUMENTAÇÃO: POR QUE ESSAS UNIVERSIDADES NÃO POSSUEM UM NÚMERO ADEQUADO DE ALUNOS NEGROS? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DISSO PARA A POPULAÇÃO NEGRA?)
CONCLUSÃO INCOMPLETA: AGENTE, AÇÃO. MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.
NOTA:
C1: 120
C2: 80
C3: 80
C4: 140
C5: 120
540