Caminhos para combater o racismo no Brasil

  • 0

Se define como racismo, sendo uma forma de discriminar a pessoa por sua raça. Apesar de existir uma lei para combater, nota-se uma falha em sua aplicação. Mas essa é apenas umas das questões, visto que a desigualdade social, só alimenta o racismo.
O artigo 5° da constituição federal se refere a uma igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo o direito da liberdade a vida, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes. Porém aqueles que deveriam cobrar a lei nem mesmo eles a praticam. Diante disso, no trabalho da polícia percebe-se uma forma opressora na abordagem de um negro, tal comportamento é refletido na sociedade. Constata-se que, o Ministério da Saúde mostra os homicídios que ocorrem com jovens, 75% são negros.
A parti disso, identifica que o racismo e indissociável da desigualdade social. A divisão socieconômica na concepção de Karl Marx é o fenômeno que causa a divisão de classes, isso ainda é algo que persistir no Brasil, onde brancos possuem mais privilégios na sociedade do que os negros, prova disso, é que apesar da maioria da sociedade ser negra, contudo não é a maioria no mercado de trabalho, na mídia, e tão pouco da política.
Torna-se evidente, portando, que a lei é falha e com isso ocorre uma desigualdade social alimentando o racismo. A mídia com as escolas poderiam criar campanhas para conscientizar a sociedade sobre a prática do racismo e também da desigualdade, através de novelas, anúncios e também nas rádios e jornais. O governo judiciário juntamente com a segurança pública poderia de fato aplicar a lei que rege no artigo 5°, a fim de combater a desigualdade e acabar com o racismo

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    – Introdução: Você trouxe um tipo de introdução interessante, pois conceituou a palavra principal do tema, porém sua tese ficou vaga.
    – D1: é aconselhável iniciar os parágrafos com conectivos para existir um melhor “link”, certo?
    Nesse parágrafo você poderia ter abordado melhor sobre como esse comportamento é refletido na sociedade e, também, sobre o dado que trouxe do Ministério da Saúde. Posto isso, seu desenvolvimento 1 adquiriu características mais expositivas do que argumentativas, o que vai de encontro ao pedido do ENEM.
    – D2: Nesse parágrafo você apresentou um ótimo repertório, mas se tivesse abordado também a alusão histórica dessa persistência da desigualdade social no Brasil ficaria com um “link” fantástico e até mesmo mais coerente com o que desenvolve depois.
    – Conclusão: Aqui eu senti falta do modo e do detalhamento – elementos primordiais para obter nota máxima na C5.
    Resumo => o seu texto está interessante e mostra que você tem domínio sobre o tema pedido, uma vez que apresenta bons repertórios. Entretanto, acredito que precisa organizar mais as ideias antes de começar a escrever a redação, além de ter um maior cuidado com a C1 – percebi alguns desvios -, com a C5 e com a C4 – apresentar um repertório diversificado de recursos coesivos.
    ps.: você escreve bemm! acredite que ainda vai muito longe!!
    Abraços <3

    • 0
  2. Argumentação ótima! É possível notar seu ponto de vista então arrasou na competência 3 e 4
    Faça o uso de conectivos isso ajuda na coesão dos parágrafos
    A competência 5 faltou o modo , finalidade e detalhamento resultando na perda de 120 pontos ! Então na comp.5 = 80pontos
    Na introdução seja mais audacioso cite algo seja mais específico com sua tese faltou bastante coisa então a nota seria 120 na competência 1
    A nota geral é 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.