Caminhos para combater o preconceito e a violência contra LGBTs

  • 0

A falta de compaixão com LGBTs

 A única coisa errada em ser gay é a forma como algumas pessoas os tratam quando descobrem, afirmou Robin Reardon, uma romancista famosa por seus livros que se relacionam com a comunidade LGBT. É notório que indivíduos que pertencem a esse meio podem vir a sofrer preconceito, chegando à violência, devido, somente, a sua orientação sexual.

Cabe mencionar uma das maiores causas desse ódio irracional, que é, muitas vezes, o machismo, pois em uma sociedade assim há uma cobrança muito grande para os homens, sendo uma delas a heteronormatividade, portanto, a homossexualidade é vista como um ato que não deve ser cometido. Por consequência, pessoas do meio LGBT são afetadas com insultos, exclusão e podem chegar até a sofrer violência.

Contudo, o comportamento preconceituoso é justificado, pelo próprio que comete, ser por motivos religiosos, mas, muitas vezes, isso não é verdade e é somente uma justificativa para seus atos. Ademais, a homofobia existe a séculos e perpetuará desta forma, caso não seja tomada nenhuma providência.

Portanto, medidas são necessárias para resolver a intolerância contra indivíduos LGBTs. Tendo em vista que o preconceito é causado devido o machismo, é necessário se ensinar a respeitar o próximo independente de sua ideologia. Por conseguinte, deve-se nas escolas ensinar a ter respeito, solidariedade e compaixão com pessoas LGBTs, assim como qualquer outro ser humano. Com esta aplicação, desde cedo as pessoas respeitarão, não só determinados grupos, mas sim todos.

 

Se possível, gostaria que fosse avaliado seguindo a minha banca, mas não é necessário.

Inicia-se com 10,000 e vai debilitando os pontos.

Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário, acentuação gráfica e morfossintaxe: -0,200 por cada erro.

Paragrafação: -0,500 por cada erro

Título, pertinência ao tema proposto, argumentação coerente e informatividade: -1,500 por cada erro

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, eu sou nova por aqui, mas vou tentar te ajudar com o que aprendi até agora.

    > Primeiro parágrafo:
    – Citação sem aspas.
    – A parte “chegando à violência, devido, somente, ” ficou muito fragmentada em vígulas, e eu entendi que o somente até poderia “passar” porque está ali com a ideia de ênfase, mas antes de “devido” não tem necessidade, acabou quebrando aquela regrinha de que “SVC não pode ser separado entre vírgulas”.

    > Segundo parágrafo:
    – O trecho ” causas desse ódio irracional, que é, ” também não precisa de vírgula antes, somente depois.
    – E eu não sei se essa parte seria um erro, mas eu achei um pouco estranho:
    “a homossexualidade é vista como um ato que não deve ser cometido”
    Porque homossexualidade não é exatamente um ato, seria mais uma escolha, característica, orientação. Por exemplo, uma pessoa não age homessexualmente, ela é (não sei se ficou muito confuso nessa parte, me desculpe por qualquer coisa).
    – E na última frase ” são afetadas com insultos, exclusão e podem chegar até a sofrer violência.”, na minha opinião, ficaria melhor você dizer violência física, porque insultar é uma forma de violência verbal e exclusão pode ser considerada uma violência psicológica.
    – Faltou um pouquinho de comprovação para o argumento, como é algo que todo mundo já sabe que acontece, fica mais fácil e você pode falar algo do tipo “é comum ver nos noticiários vítimas de homofobia fomentada pelo machismo enraizado em nossa sociedade”, porque assim comprova que não “é coisa da sua cabeça”, como dizia meu professor.

    > Terceiro parágrafo:
    – Em “Contudo, o comportamento preconceituoso é justificado, pelo próprio que comete” você fez uma referência sem ter citado o sujeito anteriormente usando “pelo próprio”, por mais que fique subentendido, ainda assim é um erro (eu mesma faço isso direto sem querer)
    – Faltou um pouco de comprovação para o seu argumento, você só citou o preconceito por parte de religiosos, mas da forma que foi colocado parece que é algo que você que tomou como verdade.

    > Quarto parágrafo:
    – Em ” o preconceito é causado devido o machismo” o “devido” tem preposição “a”, então deveria ser “devido ao”.
    – Em “é necessário se ensinar a respeitar o próximo independente de sua ideologia”, nesse caso, não coloca o “se” antes de “ensinar” , e acredito que se encaixaria uma vírgula depois de “próximo”.
    – O “deve-se nas escolas” também seria sem o “se”, mas como você colocou o verbo ensinar deslocado, ficaria estranho também. Poderia usar outra construção para isso, como “é preciso que seja ensinado nas escolas”, ou “é necessário…”.

    Eu tentei ser bem detalhista, mas devo ter deixado passar algumas coisas. Como eu não conheço muito bem a sua banca, vou dar uma nota nos padrões ENEM, porque eu tenho mais familiaridade.

    Competência 1: 100
    Competência 2: 160
    Competência 3: 140
    Competência 4: 120
    Competência 5: 180

    Total: 700

    • 0
  2. Olá, eu sou iniciante, mas vou corrigir sua redação baseado no que aprendi até agora.
    Os erros que eu notei na sua redação foram : No primeiro parágrafo, você inicia sua redação com uma frase citação, mas você não colocou as aspas que devem ser utilizadas sempre que usar uma frase de outra pessoa. Ainda no primeiro parágrafo senti falta de um encaminhamento argumentativo.

    Na sua conclusão, onde você deve apresentar uma proposta de intervenção, faltou detalhamento.
    É isto, boa sorte e parabéns!

    • 0
  3. Uma nota de experiência pessoal que pode lhe ajudar caso queira realizar outra redação com algum tema semelhante (caso não pode pular os dois primeiros parágrafos)
    Achei bacana a relação que vc fez entre o machismo e o preconceito, existe uma velha “piada” de mal gosto entre a sociedade “otaku”, e eu como parte desta achei interessante comentar, até pq dá um belo de um argumento se quiser pesquisar acerca e tals.

    Existem dois gêneros que tratam acerca disso, sendo eles o YAOI, que é um romance entre gays e o FUTABU, que seria transsexuais, e as pessoas indicam esses dois gêneros aos iniciantes, como se fossem algo “ruim” e a maioria deles fica simplesmente traumatizada, muito provavelmente pela “masculinidade frágil”, a ideologia de que “quem será sexualizado, ficará rebolando ou de pouca roupa será a mulher”, isso é bem bacana, para esse tipo de redação, e eu achei pertinente comentar, mas agora vou detalhar um pouco melhor sobre a SUA redação.

    Na introdução faltou a tese

    O tema está mal articulado, aparenta que vc enrosca no meio do tema e ele fica parado, uma boa redação é fluída, fácil de se ler e compreender.
    Por exemplo: no 3º parágrafo vc falou um pouco de religião, mas não concluiu a ideia, não colocou nada que reforce ou comprove tal fato, assim o tema ficou travado, parece que vc, repentinamente, pulou deste para outro .

    A proposta de intervenção não está conforme o exigido, ela precisa de um AGENTE (alguém que a colocará em prática), algo que a sua não possui, o que será feito, o MEIO (como isso será colocado em prática), que também não tem, finalidade, que está meio vaga e alguma coisa extra que vc queira acrescentar.

    Por fim também senti a falta de alguma outra referência externa, além da citada no início, como algum atentado, o “Holocausto”, por exemplo, seria interessante, algum filme, série, livro ou ocorrido histórico.

    • 0
  4. – A articulação de suas ideias foi algo que ficou muito em falta.
    – Seus argumentos foram bem intencionados.
    – Extensa utilização de vírgulas não tanto bem colocadas no texto.
    – Agente interventores na proposta de intervenção ficou em falta.
    A questão que ficou em falta foi saber “quem” irá tomar tal decisão para auxiliar o combate ao preonceito com a comunidade LGBTQIA+

    Nota:
    6,0/7,0

    • 0
  5. Hey, vamos lá.
    Quando for citar algo que não é de autoria sua, não esqueça das aspas; você deveria ter utilizado elas na primeira frase. Algumas vírgulas foram utilizadas de maneira inadequada, tenha cuidado com isso. Já na introdução tente impor mais sua opinião, dá credibilidade ao seu texto e sua escrita.
    Você tem bons argumentos, mas não soube utiliza-los da maneira mais adequada, poderia ter acrescentado dados ou outros repertórios. Sua conclusão ficou precisa, você poderia ter se aprofundado na sua proposta, pois da maneira que ela foi colocada ficou algo vago e clichê.

    Não vou colocar sua nota da maneira que você pediu pois tem casos que eu não tenho muita propriedade pra avaliar.

    Mas no geral você teve boas ideias, só precisa articular elas um pouco melhor.
    Nota: 6,5/10 ou 640/1000

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.