Iniciante

Caminhos para combater o preconceito contra pessoas com síndrome de Down no Brasil (poderia dar a nota pf)

  • 1

O livro, escrito por Cristóvão Tezza, relata, com o nascimento de seu filho, vários estereótipos, preconceitos e violências que os portadores da Síndrome de Down passam e sofrem. Ao trazer o enredo para a realidade, percebe-se vários casos semelhantes, onde as crianças deficientes são violentadas e discriminadas, apenas por possuírem essa alteração genética. Dessa forma é notória a falta de conhecimento e empatia por parte da família.

Desde já é necessário entender que a ignorância é a principal causa desse preconceito, uma vez que, o desconhecimento é uma das formas de ser intolerante. Amos Alcott, pedagogo estadunidense, afirma: “ignorar a própria ignorância é a doença do ignorante”, no contexto do repúdio ao deficiente, é subentendido que o ignorante é mais doente que o sujeito o qual possui a alteração no cromossomo 21. Portanto medidas são necessárias para que os familiares dos portadores não sejam acometidos pela “doença dos ignorantes”

Ademais, outro fator a salientar é a falta de empatia dos membros da família, com a pessoa na qual tem Síndrome de Down. No século XXI, o individualismo se tornou comum, atrapalhando várias relações e diminuindo a empatia isso implica muito na vida dos portadores de tal doença, já que, os familiares acabam discriminando e até mesmo violentado, por conta da falta de empatia

Diante disso é necessário que as pessoas as quais interagem com sujeitos com síndrome de down devem sempre tentar não adquirir a “doença dos ignorantes”. Para tal, é necessário que a família, por meio da obtenção de conhecimento, em palestras e livros, por exemplo, tente incluir o membro doente e torne-o mais ativo nas relações familiares. Dessa forma o preconceito aos portadores dessa síndrome será combatido no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, boa noite tudo bem? Espero que sim !

    Parabéns pela redação….

    Está bem estruturada,
    Possui conectivos variados,
    Articulação coesa nos períodos paragrafais,
    Utilização de repertórios,
    Tese colocada de forma visível,
    Comprovação de seu ponto de vista (tese),
    Conclusão desenvolvida,
    Fácil interpretação aos períodos articulados…..

    PONTOS QUE MERECEM UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO:

    * Cuidado com a repetição das palavras, isso pode te trazer perda de pontos na competência 01.

    * Em relação a conclusão, tenta desenvolver a mesma um pouco mais, exemplificando melhor as ações a serem realizadas, bem como, o seu objetivo explicito, e os seus agentes.

    * OUTRA COISA IMPORTANTE AINDA NA CONCLUSÃO, NA MESMA VC CITOU A SEGUINTE FRASE : “Para tal, é necessário que a família, por meio da obtenção de conhecimento, em palestras e livros, por exemplo, “…. (NESSE CONTEXTO, POSSO TE INTERROGAR DA SEGUINTE MANEIRA: COMO A FAMÍLIA TERÁ A OBTENÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE PALESTRAS ???) Te aconselho a colocar mais agentes nessa ação, como por exemplo: É dever/ Faz-se necessário que o Estado, etc…. Disponibilize palestras gratuitas a população, afim de ampliar a inclusão dos deficientes com síndrome de Down em meio a sociedade e/ou país, …. Entende? Fica mais completo o seu fechamento =)

    * Em meio aos desenvolvimentos, procure colocar sempre repertórios que levantem o seu poder argumentativo e/ou chamem a atenção do leitor/corretor… Dessa forma, terá a chance de alcançar a nota desejada nas competências 02 e 03. OK?

    *PARA NÃO OCORRER DE FICAR MUITAS PALAVRAS REPETIDAS TE ACONSELHO, MAIS UMA VEZ, A PROCURAR SINÔNIMOS QUE DERIVE (M) DAQUELA PALAVRA. FAZENDO ISSO SEU TEXTO FICARÁ MUITO MAIS RICO.

    * Sempre após um conectivo coloca-se virgula, CUIDADO !!!

    —————— CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA ———————

    > Competência 01: 120
    >Competência 02: 180
    >Competência 03: 160
    >Competência 04: 180
    >Competência 05: 160

    NOTA FINAL: 800

    VOCÊ TÊM CAPACIDADE DE MELHORAR *_*

    TE DESEJO SUCESSO =) =)

    • 1
  2. Ficou claro a estrutura (Introdução, desenvolvimento e conclusão).
    Interessante que na introdução você utilizou um livro pra expor o assunto, e também deixou seu ponto de vista focado na parte da família (já respondendo na conclusão com uma boa proposta de intervenção focado no problema destacado na introdução).

    Conectivos e palavras bem utilizadas para argumentar, porém existem alguns erros ortográficos e palavras que deveriam ser utilizado sinônimos.

    Sobre o desenvolvimento gostei da citação que também fez sentido ao argumento, porém percebi muita repetição da palavra “ignorância”, além disso, ainda no desenvolvimento, senti falta de um algum argumento que destacaria sua redação (o que deixa ela mais relevante que outras), mas além disso, gostei (ainda há o que melhorar).

    NOTA: 750

    OBS: obviamente não sou nenhum especialista, só estou dando a minha opinião de acordo com o que eu sei, mas você consegue!! ; )

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.