Iniciante

CAMINHOS PARA COMBATER O MACHISMO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO (CORRIJO DE VOLTA)

  • 0


O machismo é a superiorização de um gênero sobre outro, rejeitando a igualdade sexual de modo preconceituoso. A partir desse comportamento, observa-se uma desvalorização profissional marcada pela desigualdade salarial, fato que ocorre principalmente com mulheres no meio de trabalho brasileiro.

Em primeiro plano, é indispensável ressaltar a falta de fiscalização do cumprimento das leis que regem sobre o patriarcalismo, resultando em assédio, desprezo e indiferença com a mulher. Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos são livres e iguais em dignidade e em direitos”, mas, em contradição, o que se percebe é uma sociedade discriminativa que atribui a incapacidade como uma característica fixa da mulher. Por mais que apresente um serviço de qualificação, é tratado com desdém, realidade comum que proporciona uma experiência desagradável às mulheres no ramo trabalhista.

Além disso, outro ponto a ser destacado é a falta de consciência social da população brasileira que, influenciada pela sociedade, admite crenças e ideias errôneas que podem ser vistas como repressoras. De acordo com a famosa frase de Nelson Mandela, o pai da nação moderna sul-africana, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, evidenciando-se a necessidade da busca crescente de conhecimento de modo a contribuir com as relações sociais.

Logo, medidas públicas são necessárias para que esse estereótipo seja rompido. Através de uma intervenção do governo e do Ministério da Justiça, serão elaboradas leis rígidas a favor da mulher no mercado de trabalho e implementadas multas mais severas àqueles que violem os direitos femininos, garantindo maior segurança para um melhor desempenho de suas devidas funções. Combatendo a desigualdade será possível desenvolver uma comunidade respeitosa e progressiva.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiramente devo dizer que essa é uma boa redação, sua estrutura está correta mesmo que por vezes de forma insatisfatória, sua compreensão acerca do tema foi refletida na sua escrita que apresenta sua opinião de forma clara, contudo devo destacar alguns erros que serão apresentados paragrafo por paragrafo e um destaque para o fato de que, embora bem escrita essa redação não pode ser classificada como ótima, pois falta uma elaboração da argumentação, deixando o texto fraco e bruto, ou seja, falta um bom desenvolvimento acerca do conteúdo apresentado. Logo vamos para a correção:

    Introdução –> Achei sua introdução relativamente fraca, faltando informações, exemplificações e um final adequado, além de demonstrar falhas na estrutura o que acaba por enfraquecer o seu texto. Aqui apresento algumas alterações que eu faria:
         *No inicio você inicia seu parágrafo com uma definição, acho que seria interessante inserir logo depois, no segundo período, uma exemplificação do machismo na sociedade principalmente já voltado para a questão trabalhista, ou até mesmo o inverso, começando com uma exemplificação do machismo (aqui pode ser uma referencia geral, se utilizar este lembre-se de relacionar o machismo ao ambiente de trabalho no terceiro período) na sociedade e a partir disso definir o significado de machismo.
         *Outro fator que poderia ser inserido no primeiro parágrafo seria uma boa finalização, isso seria o final do parágrafo já introduzindo para o desenvolvimento, isso pode ser feito em um período simples aqui um exemplo:
          “Assim sendo, nota-se a necessidade da análise dos quadros que corroboram para a manifestação e permanência do machismo no mercado de trabalho, para que medidas possam ser tomadas a fim de melhorar o ambiente trabalhista.”.
         *Por fim, devo chamar sua atenção para a estrutura do parágrafo que não é satisfatória. Geralmente o primeiro parágrafo é composto de 3 a 5 períodos, do primeiro ao segundo sendo uma introdução ao tema, seja ao relacioná-lo ao uma série, filme, livro etc… no segundo (ou terceiro) comparamos com a realidade presente no país ou mundo podendo já incluir sua tese aqui ou no próximo período, e por fim uma finalização.

    Desenvolvimento 1 –> achei um bom parágrafo com alusão aos Direitos Humanos e uma comparação com a realidade, embora a argumentação seja um pouco simples ela é satisfatória, talvez eu adicionasse uma alusão histórica que demonstrasse o machismo presente até mesmo para os direitos das mulheres (como o fato da mulher não poder votar até 1932 mostrando que até sua função como cidadã brasileira era negada) apenas chamaria a atenção para algumas coisas:
         *”resultando em assédio, desprezo e indiferença com a mulher.” aqui deveria ser “contra a mulher”, ao utilizar “com” parece que o assédio está sendo feito junto da mulher e não direcionado a ela.
         *”Por mais que apresente um serviço de qualificação…” aqui seria interessante inserir a quem você está se referindo deixando assim mais claro sobre o que ou quem está falando.

    Desenvolvimento 2 –> novamente um bom parágrafo mas que falhou quanto a uma argumentação bem estruturada, embora apresente uma citação você esqueceu de conectá-la com o assunto deixando parte do parágrafo solto. Novamente chamo a atenção para a utilização de alguns termos:
         *”Além disso, outro ponto a ser destacado é a falta de consciência social da população brasileira que, influenciada pela sociedade,…” ao utilizar “consciência social” e depois “sociedade” você acabou criando uma estranheza no leitor, no lugar de empregar o termo sociedade procure utilizar cultura popular.
         *Traga algum exemplo de crenças que corroboram para o machismo na sociedade como você tinha destacado no início do parágrafo.
         * Relacione sua citação com o assunto abordado, mostrando que a educação é uma forma de combater a esses dizeres populares que contribuem para a opressão das mulheres na sociedade,
     
    Conclusão –> sua conclusão foi muito boa! Só chamaria atenção para o fato de como já mencionou educação no terceiro parágrafo retornasse com ela, destacando a importância desta para formação de uma sociedade mais justa

    Minha nota final para a redação seria de 730 pontos.

    • 2
  2. Olá tudo bem? bom gostaria de deixar claro que não sou profissional no ramo, mas gostaria de compartilhar um pouco dos meus conhecimentos.
    Eu senti falta de um contexto histórico que na minha opinião se encaixa bem no tema, como: ´´desde tempos medievais as mulheres eram vistas como submissas e isso está presente até os dias de hoje e tals´´ Fora isso quero dar os parabéns por sua escrita, você arrasa… Continue assim, chegará longe…s2

    • 2
  3. Na introdução, acho que faltou falar sobre o descaso estatal e sobre a falta de consciência da população.
    No desenvolvimento 2, creio que foi redundante falar que a população é influenciada pela sociedade.
    Além disso, acho que na conclusão faltou falar sobre o meio que tu usaria para implementar devidamente a proposta de intervenção.
    Fora isso, tua redação tá maravilhosa. Continua assim!!

    • 2
  4. -Acredito que faltou um repertório histórico
    -na introdução, poderia trazer uma prévia de seu arg 1 e 2.
    -Acredito que possa trabalhar melhor sua proposta de intervenção, trazendo mais detalhamento e talvez até saindo da zona de conforto de políticas públicas.
    -Em minha opinião poderia ter abordado mais o machismo no mercado de trabalho, trazendo o assunto um pouco mais voltado a ele… isso também ajudaria a trazer um repertório histórico, poderia usar a luta das mulheres, o ímperio sufragista, casos recentes,, etc.
    Fora isso, trouxe uma boa estrutura, apresentou uma alusão e uma citação e concluiu de forma correta e, apesar de que apresentou algumas redundâncias, não possuí erros gramaticais.

    Continue, está no caminho certo! :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.