Caminhos para combater o desperdício de água no Brasil

  • 0

    ”No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond De Andrade, pode-se estabelecer uma realidade não distante do Brasil onde ocorre o desperdício de água que gera prejuízo ao meio ambiente. Tal empecilho, decorre da omissão governamental para solucionar esse impasse e da sociedade em colaborar com a economia de água pra não faltar.

     Em primeira analise, deve-se ressaltar  a ausência da omissão governamental para combater o problema. Nesse viés, de acordo com o contratualista Thomas Hobbes após o homem abdicar-se de seu poder e liberdade ao Estado, esse deve garantir o bem-estar social, no entanto isso não acontece no país. Diante desse aspecto, infere-se que o mediador do bem comum não esta exercendo seu papel que, nesse caso seria planejar uma forma de economizar água  e se possível parar agua da chuva para lavar carro e casa. Dessa forma, o Estado deveria preservar as nascentes dos rios e assim não faltaria água como vemos todo ano.

Além disso, vale analisar que o artigo 3, inciso IV da Constituição Federal afirma ser dever do Estado promover o bem de todos, independente do gênero. Todavia, o número de denúncias sobre o desperdício de água vem crescendo cada vez mais no Brasil mas, o corpo civil falha em investigar esse problema de forma que se multiplique pela sensação de impunidade. Desse modo, os governantes também não investem em ambientes propícios a economia de água nem em locais adequados para isso.

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de medidas para amenizar o prejuízo do desperdício de água no meio ambiente. Logo, o Governo Federal como principal órgão responsável pelo bem-estar social deve ampliar recursos fiscais com o incentivo de economizar água, em conjunto a população deverá  fazer um mutirão na época das chuvas para arrecadar o maior número de água possível por meio de baldes e latões tendo a finalidade de erradicar a problemática do desperdício e reutilizar essa água nos afazeres domésticos. Dessa maneira, o poema de Carlos Drummond De Andrade estará longe do convívio social brasileiro.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, Amanda.
    Da pra perceber que sua introdução ainda está muito presa a modelos padrões, isso demonstra falta de autoria.
    Erros de falta de acentuação: “analise”, “esta”, “agua”.
    Redundância: “a ausência da omissão”.
    Os desenvolvimentos estão muito avulsos, é necessário que haja uma harmonia entre si.
    A conclusão fugiu um pouco do tema, um caminho para combater o desperdício de água no Brasil é coletar água de chuva por meio de latões? O problema não é a falta ou crise de água e sim o desperdício.
    A redação está bem estruturada mas carece no conteúdo.
    Boa sorte!

    • 2
  2. Olá ficou ótima:)
    A introdução ficou com falta de autoria.
    Uns erros de acentuação… a frase final está um pouco sem sentido no meu ponto de vista está desconexa,mas jogou as cinco propostas e ok.
    No desenvolvimento 2, você usou novamente o mesmo argumento que foi citado. No início após o repertório o tema fica vago.
    Nota:920
    Desculpa, não sou profissional so estou tentando ajudar

    • 0
  3. Olá! Gostei da maneira que você colocou a citação no início. Acredito que na frase “pra não faltar” seria melhor trocar para “para”, por conta da norma padrão.
    No desenvolvimento 1, você usa novamente “a omissão do governo”, sugiro que evite esse tipo de repetição. Além disso, falta uma melhor explicação sobre essa omissão. Falta uma vírgula antes de “após”. Acredito que falta uma argumentação justificando porque “isso não acontece no país”. Falta uma vírgula após “nesse caso” e vírgulas entre o “se possível”. Ao invés de “parar”, o mais correto seria “reservar” ou outro tema parecido. Falta um acento agudo em “agua”. Acredito que a última frase ficou muito desconexa.
    No desenvolvimento 2, você usa novamente o mesmo argumento, citando o artigo. Além disso, você destaca o recorte de gênero, algo completamente avulso ao tema.
    Na conclusão, você fala sobre o “o prejuízo do desperdício de água no meio ambiente”, mas o desperdício não acontece no “meio ambiente”. Acredito que a frase final está desconexa e aparenta ser tirada de algum modelo, mas nesse caso ela não parece se adequar. Continue treinando e boa sorte!

    • 0
  4. olá, sua redação ficou ótima :)
    Apresentou todos os recursos propostos na introdução, a única queixa é que no início, após o repertório ficou vago o tema. Deixe o texto fluir com leveza.
    Seus desenvolvimentos estão completos, com argumentos bons e explicou bem a culpa e os motivos para que haja tal problema.
    A conclusão também está boa, com as cinco perguntas feitas e uma boa estratégia de retomar o repertório utilizado na introdução.
    Continue treinando!
    Parabéns pela redação!Nota:960.

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.