Iniciante

CAMINHOS PARA COMBATER O ASSÉDIO SEXUAL NO BRASIL

  • 0

Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos tem direitos básicos como segurança e bem-estar social. Entretanto, lamentavelmente, o que é garantido por lei, na prática é deturpada, visto que, os caminhos para combater o assédio sexual no Brasil estão cada vez mais escassos. Sobre esse enfoque, destacam-se a falta de amparo do Estado e a ausência de denúncias realizadas pelas vítimas. Assim, medidas são necessárias para reverter esse quadro que limita os direitos constitucionais apenas ao papel.
Primeiramente, é fulcral salientar a negligência estatal voltado para esse público. Acerca disso, o descaso com a população feminina, que, infelizmente, é o grupo que mais passa por essa situação, é preponderante na sociedade, pois existe uma falta muito grande na efetividade das leis voltadas para a punição de pessoas que cometem o crime de assédio. Seguindo esse viés, o escritor Gilberto Dimestein, na sua obra “cidadão de papel”, fala que o Estado cumpre com sua lei apenas criando, assim, uma sociedade com direitos e amparos apenas no papel. Nesse prisma, consoante com o que foi supracitado, o Estado apenas exerce seu papel no garantir, só que na prática, a segurança das mulheres não está sendo efetivada, pois, sofrem constantemente esses tipos de perturbações e quando chegam a procurar ajuda no órgão responsável, esse, não segue como as devidas punições e os assediadores continuam livres, o que consequentemente faz o cenário se perpetuar.
Ademais, é importante mencionar que muitas pessoas que sofrem com o assédio sexual não realizam as denúncias, e isso acaba dificultando os caminhos para combater esse problema. Em relação a isso, uma pesquisa divulgada pelo site de notícias G1, em 2018, mostrou que a cada dez mulheres entrevistadas, seis já foram vítimas de assédio sexual e não tiveram coragem para denunciar, assim relataram. Nesse contexto, isso reflete um grande impasse para solucionar a questão, já que, muitas vítimas não realizam a queixa por medo, no qual, a maioria dos casos são recorrentes em ambientes profissionais e o alvo muitas vezes são pessoas subordinadas a outra, que necessitam do emprego por exemplo.
Portanto, cabe ao Poder Legislativo, que é o órgão responsável pela criação de leis que regem o país, criar novas leis para punição adequada de quem cometer esse crime. Isso, deve ser feito por meio de parcerias com secretarias municipais que agiriam como órgãos fiscalizadores para efetivação da lei, a fim de prestar assistência adequada as vítimas. Além disso, as mídias também tem um papel fundamental. Essas deveram promover campanhas por meio de canais televisivos e redes sociais, os quais incentivem as mulheres a denunciar. Dessa maneira, o combate ao assédio sexual será realizado e a garantia constitucional será realmente efetivada, fazendo com que as leis deixem de existir apenas no papel.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiii :D

    Introdução:
    •» Faltou acento circunflexo em “tem”, pois “todos os cidadãos” configura-se pluralidade. Pode diminuir pontuação da competência 1.
    •» Faltou vírgula antes de “como segurança e bem-estar social.”, pois há uma enumeração de direitos.

    Desenvolvimento 1:
    •» Acredito que “não segue COM as devidas punições” ficaria melhor que “não segue COMO as devidas punições”.

    Desenvolvimento 2:
    •» Acredito que a vírgula após “já que” é indevida.
    •» Não entendi o uso desse “No qual”, acredito que “vítimas não realizam a queixa por medo, UMA VEZ QUE a maioria dos casos são recorrentes em ambientes profissionais” soaria melhor.
    •» Falta de vírgula antes de “por exemplo”. Pode diminuir pontuação da competência 1.

    Conclusão:
    •» Erro de concordância nominal em “Essas deveram”, que corretamente seria “Essas deverão”.

    De resto, está bom! Espero que tenha gostado da minha correção, lembrando que sou apenas uma estudante. Se gostou, marque-me como melhor correção :D

    • 4
  2. Boa tarde!

    Introdução:
    Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos tem [1]direitos básicos como segurança e bem-estar social. Entretanto, lamentavelmente, o que é garantido por lei, na prática é deturpada, visto que, os caminhos para combater o assédio sexual no Brasil estão cada vez mais escassos. Sobre esse enfoque, destacam-se a falta de amparo do Estado e a ausência de denúncias realizadas pelas vítimas. Assim, medidas são necessárias para reverter esse quadro que limita os direitos constitucionais apenas ao papel.
    [1] “todos os cidadãos” é plural, logo, “têm”.

    Desenvolvimento 1 e 2: reparei que o primeiro desenvolvimento teve periodos bem longos e o segundo foi bem mais curto, cuidado pois pode perder pontos pela estrutura. O ” por exemplo” no final do segundo paragrafo deve receber virgula.

    Conclusão:
    Portanto, cabe ao Poder Legislativo[1], que é o órgão responsável pela criação de leis que regem o país[2], criar novas leis para punição adequada de quem cometer esse crime[3]. Isso, deve ser feito por meio de parcerias com secretarias municipais que agiriam como órgãos fiscalizadores para efetivação da lei[4], a fim de prestar assistência adequada as vítimas[5]. Além disso, as mídias também tem um papel fundamental. Essas deveram[6] promover campanhas por meio de canais televisivos e redes sociais, os quais incentivem as mulheres a denunciar. Dessa maneira, o combate ao assédio sexual será realizado e a garantia constitucional será realmente efetivada, fazendo com que as leis deixem de existir apenas no papel.
    [1] AGENTE
    [2] DETALHAMENTO
    [3] AÇÃO
    [4] MODO/MEIO
    [5] FINALIDADE
    [6] o correto, nesse caso, é “deverão” pois estão no futuro

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200
    TOTAL: 880
    Espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.