Iniciante

Caminhos para combater o analfabetismo no Brasil.

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A série ”Segunda Chamada” exibida pelo Rede Globo, aborda diversos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, por exemplo, o analfabetismo, presente principalmente na terceira idade. Fora da ficção, esse é um problema que persiste na sociedade brasileira e, é necessário que caminhos sejam encontrados para reverter essa situação, que tem como raízes a negligência governamental e a ideologia cultural em relação a educação.

Em primeiro plano, é evidente que a falta de investimento na educação do país é um dos fatores que atenuam o impasse, visto que, após a idade de alfabetização, o aprendizado deixa de ser prioridade para o Governo. Segundo o educador Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sob essa óptica, é possível compreender que é necessário que toda a população tenha acesso à educação para que o país possa progredir.

Ademais, é indubitável que a herança cultural, de que apenas uma parcela da sociedade tem direito a educação, é uma das causas do problema. De acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 7% dos brasileiros são analfabetos, e sua maioria tem entre 60 á 80 anos. Nesse sentido, pode-se analisar que as gerações mais antigas são as maiores vítimas, uma vez que, não tiveram acesso a escola.

Fica explícito, portanto, que para a superação dessa problemática, o Ministério da Educação, deve investir na divulgação de projetos já existentes, como o ENCCEJA, por meio da mídia, através de novelas, jornais e redes sociais, onde o alcance é grande nos dias atuais, a fim de diminuir o número de analfabetos no território nacional. Dessa maneira, com uma sociedade mais alfabetizada, o Brasil alcançará sua efetiva transformação social.

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3 Correções

  1. Oii, Tarsila, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)

    INTRO
    -introdução por citação, o que é bom
    -ausência de vírgula: “A série ”Segunda Chamada”, exibida pelo Rede Globo…”
    -gostei da sua introdução, vc foi bem clara e objetiva
    -tese bem defendida e 2 problemáticas facilmente identificadas
    -sem erro ortograficos

    D1 (negligência governamental)
    -bem estruturado e argumentação pertinente
    -ausência de vírgula antes de “tampouco”
    -sem mais erros
    -novamente, clara e objetiva

    D2 (ideologia cultural em relação a educação)
    -o uso da vírgula após “uma vez que” é desnecessário
    -ausência de crase: “à escola”
    -bem estruturado e coerente

    CONCLUSÃO
    -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    -ação: deve investir na divulgação de projetos já existentes, como o ENCCEJA,
    -meio/modo: por meio da mídia, através de novelas, jornais e redes sociais
    -agente: Ministério da Educação
    -finalidade: a fim de diminuir o número de analfabetos no território nacional
    -detalhamento: onde o alcance é grande nos dias atuais

    |FEEDBACK|
    Tarsila, gostei muito do seu texto, da forma que vc é clara e bem objetiva. Sugiro trabalhar mais sua argumentação, continue com sua objetividade, mas não seja tão branda, alguns podem considerar o parágrafo como vago. Você possui um otimo dominio da norma culta, além de um repertorio recheado e pertinente. Parabéns!

    C1: 170
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 170
    C5: 200
    NOTA: 920

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  2. C1: 160 (Norma culta).
    C2: 200 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro do limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo).
    C3: 180 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista).
    C4: 160 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação).
    C5: 180 (Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural).

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  3. Oie, tudo bom? Achei seu texto ótimo, de verdade, tem pequenos pontos que acredito que você possa melhorar mas que nao são nada muito sérios.
    Seus argumentos estão ótimos, muito coerentes, vc trouxe Paulo Freire que da aquele gás em redação sobre educação, mas acho que você poderia trabalhar mais sabe, distrincha mais esses argumentos. Aprofunda mais a ideia de Paulo Freire.
    Sua proposta de intervenção também está boa, bem completa, mas caso seja uma redação para o Enem, são necessárias duas e você trouxe apenas uma. Além disso, pra deixar a redação cíclica e fechar com chave de ouro, trás o seu repertório inicial, que nesse caso foi a série para a conclusão que deixa tudo bem completinho.
    Fora isso, parabéns, sua redação está muito boa e quanto mais você trabalhar nos seus textos mais êxito você terá.
    Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

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