Mestre

Caminhos para combater o analfabetismo funcional no Brasil.

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A Constituição Brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa a presença do analfabetismo funcional no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização de um direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos elementos que favorecem esse quadro.

Em primeira instância, deve-se ressaltar a ineficiência de medidas governamentais para combater o analfabetismo funcional no Brasil.  Nesse sentido, uma parte dos alunos terminam o ensino médio sabendo ler mas, não conseguem entender do que se trata a leitura, consequência essa do insuficiente investimento governamental no setor da educação. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo iluminista John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação.

Ademais, é fundamental apontar o pensamento de uma parte dos pais, a respeito do ensino, como impulsionador do analfabetismo funcional no Brasil. Segundo o IBGE, instituição de renome no setor estatístico, cerca de 42 por cento dos jovens brasileiros não possuem o ensino médio concluído. Diante de tal exposto, fica evidente a mentalidade dos responsáveis pelos adolescentes, na qual se fundamenta na irrelevância dos estudos, na vida dos seus filhos, como consequência desse fato, os jovens acabam tornando-se analfabetos funcionais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio das Secretarias de Ensino, de cada município brasileiro, elaborem uma lei que ocasione uma liberação de capital Estatal para o setor educacional, a fim de melhorar a qualidade das escolas de todo país. Paralelamente, é imperativo que as instituições de ensino, elaborem projetos pedagógicos, com o tema, a importância da educação, deverá ser ministrado aos responsáveis dos alunos, durante as Reuniões Pedagógicas, obtendo assim, a conscientização dos pais sobre a notoriedade do ensino. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos da magna carta.

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4 Correções

  1. Atenção com o excesso de vírgula.
    Introdução completa!

    Desenvolvimento 1 : Conectivo ok, tópico frasal ok, repertório e argumentação ok, conclusão faltou!

    Desenvolvimento 2 : Apresenta todos os períodos. No entanto, achei o argumento muito vago. Seria interessante aprofundar um pouco mais. Muitos indivíduos abandonam a escola pois muitos precisam trabalhar para ajudar nas despesas de casa (realidade do país)
    e acabam não retornando ao processo pedagógico. (É a principal causa de abandono escolar) Senti falta disso!

    Conclusão: Completo na questão estrutural, porém ficou um pouco grande (o que pode ser cansativo para o corretor. Diga só o que vai ser feito, por quem, como e a finalidade. Por fim uma conclusão e já era kkk. Lembrando da questão econômica, seria interessante se atentar que a resolução do problema não está inteiramente ligado a uma melhora na estrutura do ensino, e sim na questão econômica do país.

    Creio que uns 800-820 seria bem possível !

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  2. Boa noite, vamos lá! A sua redação é muito bem estruturada, a argumentação foi bem desenvolvida e a gramática é excelente. Entretanto, cuidado com as “introduções coringas”, só hoje a plataforma recebeu mais de 30 redações citando o artigo 6 da Constituição de 1988, imagine para o corretor oficial, que leria a mesma introdução centenas de vezes no mesmo dia, sem dúvida causará uma péssima impressão. Recomendo você abandonar essa estratégia e conhecer outras formas de iniciar o seu texto.
    Nota: 890.

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  3. Texto muito bem pontuada, estar uma exelente redação argumentativa, uma estutura que peca em pouquíssimos detalhes e que passam despercebidas.
    Contudo valeria em torno de 960 que e uma exelente nota, continue assim e tirará notas exelentes no enem.Provavelmente ficará entre 920 e 960; alguns erros de pontuação travam a leitura e podem deixar o corretor mal humorado, aí passa desatento quanto aos operadores argumentativos

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  4. Nota: 980

    Gostei muito da sua redação. Ao ler, percebe-se que tem fundamento na escrita e que há um estudo por trás.

    Introdução: Utilizou alusões e manifestou a tese na última linha, isso é muito valorizado e a nota aumenta muito.

    Desenvolvimento 1 e 2: Evidenciou 2 problemas do tema e debateu eles nos dois parágrafos através de dados e utilizou citações, outro fator que aumenta muito a nota.

    Conclusão: Sua proposta de intervenção foi incrível e realmente estruturou como uma proposta de intervenção deve ser. Acredito que apenas a primeira proposta já seria suficiente, pois a banca não valoriza muito proposta que envolvem conscientização, como a segunda, por exemplo.

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