Na música “O Calibre” da banda Paralamas do Sucesso a letra aborda o terror que a violência causa nos cidadãos, quando diz: “Aonde você nunca vai, em que esquinas você nunca para, a que horas você nunca sai”. Certamente a letra da musica mostra uma realidade do brasil contemporâneo, que é a violência urbana, reflexo da estrema desigualdade social e econômico do país.
Em primeira análise, a desigualdade socioeconômica está intrinsecamente ligada ao tema, uma vez que uma pessoa que com melhores condições financeiras e uma boa base familiar trabalhada nos valores, pode ter uma educação melhor. Ao contrário das pessoas que estão a mercê da sociedade que com dificuldades financeiras não podem estudar, pois tem que trabalhar. Entretanto, por conta do baixo nível do grau de escolaridade e os altos níveis de desemprego no país, tais pessoas acabam sem saída e tem que roubar para sobreviver. Confirmando a tese do filosofo Immanuel Kant que disse: “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.
Consequentemente, a violência urbana tende a aumentar, como mostra o aumento dos números a cada ano que se passa. Em 2020, foram mais de 40 mil homicídios, latrocínio e lesões corporais seguidas de mortes contra mais de 30 mil em 2019 — Dados do G1. Em virtude disso, a população fica extremamente apreensiva e com medo de tanta violência, ferindo o direito universal de ir e vir com segurança, assim como mostra a já citada letra da música da banda Paralamas.
Portanto, medidas devem ser tomadas para sanar a violência urbana na sociedade. Assim sendo, o poder Público deve criar um programa de investimentos em regiões carentes, reduzindo o alto valor investido no poder Legislativo em 70% e investindo na educação desses jovens, com a criação de cursos profissionalizantes e até mesmo na construção de novas escolas, a fim de proporcionar uma educação de qualidade. Culminando na diminuição e até no fim da violência urbana.
Maciel Rodrigues
COMENTÁRIO GERAL:
Texto bem estruturado, com argumentação, apesar de dentro do senso comum, pertinente e razoável. Os problemas da dissertação estão na prolixidade e nas redundâncias. Há também uso incorreto ou falta de vírgulas.
Isso só se resolve com muita leitura até se adquirir uma escolha de registro autêntica e dentro da norma padrão da língua portuguesa.
COMPETENCIAS:
C1 : 140
C2 : 160
C3 : 160
C4 : 160
C5 : 200
NOTA : 820
Ribas
C1 : 140
C2 : 160
C3 : 160
C4 : 160
C5 : 200
Ótima redação, dou a dica de repertório citar Uma Noite de Crime! O filme pode ser utópico, porém, fala com propriedade sobre o ser humano e a violência e como o Estado lida com isso!!! Competência 1, errou no período longo pois cada período dever ter no máximo 4 linhas somente :(. Outra dica fenomenal, os corretores prestigiam redações com uma infraestrutura, ou seja, um padrão estético de os dois argumentos serem proporcionais de tamanho. Recorte alguns elementos do seu primeiro argumento e cole no segundo sempre que possível agradar os queridinhos corretores do ENEM.
Rachel Rocha
*Elogio
É perceptível que você conseguiu compreender o tema do texto, apresentou uma tese comprovada, por meio de dados e sua estrutura ficou clara e bem estruturada.
*Problema
Existem problemas no domínio da norma culta, tendo como exemplo a concordância verbal (exemplo no desenvolvimento 1: “tais pessoas acabam sem saída e tem que roubar” o verbo tem deveria ficar no plural, assim concordando com o sujeito), existem erros de pontuação (exemplo no desenvolvimento 1: “Ao contrário das pessoas que estão a mercê…” A expressão ao contrário deveria estar entre vírgulas).
*Dica
Tente colocar duas teses na introdução e esclareça a primeira no desenvolvimento 1 e a segunda no desenvolvimento 2.
Parabéns pelo texto!