No universo literário de Harry Potter, da escritora J.K Rowling, o personagem principal(Harry) sofre agressão verbal e psicológica constante por parte dos tios que o criam. Fora da Ficção, a violência infantil persiste na sociedade brasileira. Desse modo, percebe-se a configuração de um problema grave de contornos específicos, que emerge devido à insuficiência legislativa e ao silenciamento dos coadjuvantes.
Em primeiro plano, cabe pontuar que as leis não estão sendo severamente cumpridas. Nesse sentido, ocorre o que o escritor paulista Gilberto Dimenstein chama de “cidadania de papel”, isto é, existem leis no papel que na prática não funcionam. Nesse viés, o artigo 18 do ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), que protege os menores não está sendo respeitado, pois muitas vezes, essa garantia é desconhecida pelos meninos, que por consequência, aceitam calados as brutalidades.
Ademais, a falta de denuncia agrava o problema. Sob a óptica de Habermas, a linguagem é a verdadeira forma de ação, uma vez que silenciando a violência, ela continua inabalada. Nessa perspectiva, as crianças são vítimas incapazes de acabarem com as agressões sozinhas e não protege-las é atuar de forma covarde na ação hedionda.
Portanto, medidas são necessárias. Cabe aos cidadãos exigirem do poder Executivo o cumprimento pleno das leis que existem. Além disso, o MEC junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente(CONANDA) deve fazer uma abordagem educacional, por meio de uma campanha nas redes sociais, de forma didática – com videos de pessoas que foram salvas pelo ato do não silenciamento- a fim de que tanto as crianças, quanto os envolvidos de forma lateral entendam que direitos existem e que a denuncia é imprescindível no combate a violência infantil.Assim, muitos garotos serão poupados dos danos mentais de uma vida como a do menino Harry Potter.
Caminhos para combater a violência infantil na sociedade brasileira
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JacieliCosta
Olá, bom dia !!
Correção com relação as competências do Enem..
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
5. Respeito aos direitos humanos: 200
Total: 920
laura.avila2002@gmail.com
C1= 200 demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
C2= 200 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
C3= 180 DEFENDER MAIS O SEU PONTO DE VISTA selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
C4=200 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
C5= 200 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
NOTA FINAL = 980
MUITO BOMM.. ESPERO TER AJUDADO
Nicoli
OBSERVAÇÃO: Você fez uma excelente redação, muito coerente e coesa. A introdução cumpre o papel de apresentar o tema, com tese exposta e os argumentos que serão defendidos ao longo do texto. Você poderia ter deixado maior o 3* paragrafo para aprofundar seu argumento e dizer quem é habermas, dar algum exemplo para dar autoria. Parabéns pelos desenvolvimentos e pela proposta de intervenção completa.
Não identifiquei nenhum erro de gramática. Continue sempre evoluindo!