Caminhos para combater a violência infantil na sociedade brasileira.

  • 0

De acordo com os dados da Agência Brasil, em 2018, o Brasil liderou o ranking de violência contra a criança e adolescente. Nesse contexto, percebe-se que existe um grande desafio para mudar esse cenário das agressões a criança.       Nesse sentido, é nítido a configuração de um grave contorno especifico, que emerge ainda mais do silenciamento e do receio de denunciar os agressores.
Primeiramente, há à questão do silenciamento, que influi decisivamente na consolidação do problema. Nessa perspectiva, Hobermans traz uma contribuição ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. De acordo com essa lógica, para que o problema da violência a criança seja solucionado, faz-se necessário debater sobre. No entanto, a lacuna existente no que se refere à questão é um agravante, porquanto, é de urgência trazer à pauta o tema e debatê-lo amplamente para que haja atuação sobre tal.
Em segunda analise, o receio de denunciar apresenta-se como outro fator que influência na dificuldade da efetivação de proteger as crianças desses tipos de agressões: físicas, psicológicas, verbais. Sob essa visão, o imperativo categórico, de Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. Por tanto, no que tange à questão para combater a violência infantil há uma lacuna no dever moral ao exercer a denúncia.
Portanto, faz-se necessário uma intervenção pontual no problema. Deve o Ministério da Justiça, em parceria com as mídias de grande porte divulgarem os canais de denúncia, tanto via telefone, quanto on-line, por meio de publicações nas redes sociais e transmissões ao vivo, explicando a importância de denunciar e de fazê-lo anonimamente. Nessas transmissões seria importante trazer voluntários que foram beneficiados pela pratica da denúncia a relatarem sua experiência, a fim de fazer com que mais pessoas venham perder o receio de denunciar caso de violência contra a criança e adolescentes.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia. Em geral achei sua redação muito boa e bem estruturada. Você utilizou dados e argumentos de autoridade e fez uma boa proposta de intervenção que atende aos cinco critérios pedidos no ENEM. No entanto, tenho um adendo: você utilizou argumentações muito boas nos dois parágrafos do desenvolvimento, mas podia ter estendido um pouco mais, porque haveria como você fazer mais considerações que enriqueceriam mais seu texto. Aliás, sugiro que você retome a tese no início da conclusão. Como sua tese está embasada nos desafios para mudar a realidade brasileira da violência à criança e ao adolescente, você poderia começar sua conclusão assim: ” É visível, portanto, que o Brasil ainda conta com altas taxas de violência contra crianças e adolescentes, realidade preocupante e que precisa ser solucionada” Então depois você entra com a intervenção.
    Parabéns, você escreve bem!
    Espero ter ajudado com algumas dicas!
    Desejo-te muito sucesso!

    • 1
  2. Olá!
    Não sou profissional, mas espero poder ajudar…
    Sua redação foi muito bem discorrida, está bem informativa e estruturada;
    Procure utilizar sinônimos, para que não tenha muita de repetição de palavras;
    Você utilizou argumentações muito boas no desenvolvimento;
    No ademais você está de parabéns!
    Continue assim, vc vai longe…

    • 1
  3. sua redação está bem coesa e informativa, porém houve repetição de palavras procure usar sinônimos.
    você poderia ter explorado mais seus argumentos nos desenvolvimentos, sua conclusão está maravilhosa.

    • 1
  4. Bom dia. Em geral achei sua redação muito boa e bem estruturada. Você utilizou dados e argumentos de autoridade e fez uma boa proposta de intervenção que atende aos cinco critérios pedidos no ENEM. No entanto, tenho um adendo: você utilizou argumentações muito boas nos dois parágrafos do desenvolvimento, mas podia ter estendido um pouco mais, porque haveria como você fazer mais considerações que enriqueceriam mais seu texto. Aliás, sugiro que você retome a tese no início da conclusão. Como sua tese está embasada nos desafios para mudar a realidade brasileira da violência à criança e ao adolescente, você poderia começar sua conclusão assim: ” É visível, portanto, que o Brasil ainda conta com altas taxas de violência contra crianças e adolescentes, realidade preocupante e que precisa ser solucionada” Então depois você entra com a intervenção.
    Parabéns, você escreve bem!
    Espero ter ajudado com algumas dicas!
    Desejo-te muito sucesso!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.