[Deleted User]
  • 0

Caminhos para combater a violência de gênero no Brasil

  • 0

No filme “Até o ultimo homem” são visualizadas cenas em que uma mulher é agredida por seu próprio marido na frente dos seus filhos. Fora das telas, a violência de gênero tem se tornado cada vez mais comum em virtude da negligência das leis e da recusa feminina em denunciar.

Em primeiro lugar, ementa-se que, segunda o site “Quebrando o tabu”, durante o isolamento social gerado pelo vírus Covid-19, os casos de agressão a mulher aumentaram 37% em relação ao ano de 2019. Para tanto, a atriz Selma Hayek, fundou uma campanha para ajudar essas vítimas. Porém, a ação da atriz não ameniza os problemas causados por falta de leis mais severas, visto que as atuais não cumprem seu dever em proteger e expandir segurança.

Ademais, no Brasil atual, temos números para denunciar esse tipo de violência, como 180 e 190. No entanto, em razão do desleixo legislativo diante da situação, as vitimas sentem medo de denunciar seu agressor, uma vez que, podem ser soltos rapidamente. Adicionalmente, a constante agressão pode causar diversos traumas psicológicos gerando mulheres que vivem cada vez mais inseguras.

Em vista dos argumentos mencionados, com ênfase na violência de gênero resultante da fraca ordem nacional, cabe ao senado, formular um regulamento mais rígido que assegure que o agressor mantenha uma distância de 20 quilômetros de sua vítima; também, para maior segurança, promover junto a polícia civil um treinamento de defesa pessoal, para que as vítimas possam se defender. Tudo isso por meio de um projeto de lei, entregue na mesa diretora do senado, para que assim o imbróglio seja solucionado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi,sou uma aluna procurando melhorar assim como você.Portanto, vou apresentar em tópicos o que eu senti falta no seu texto.
    .Eu senti falta de uma frase de conclusão para a tese.
    Ex:”Entretanto,torna-se evidente que é preciso estabelecer medidas eficientes para mitigar tal questão”.
    .Eu acho que os seus argumentos foram consistentes.Mas para torná-los muito mais eficientes, é preciso utilizar métodos coesivos para dar “liga” a todas as ideias apresentadas ao longo do texto.
    .Na proposta de intervenção, eu achei que as informações ficaram um pouco avulsas.Bem, você pode utilizar Ministérios, ONG’s ,os três poderes (Legislativo,Judiciário,e o Executivo),e também projetos.Lembre-se,que você precisa responder sempre a 4 perguntinhas para cada instituição que você resolver colocar na sua proposta.São elas:
    .Quem vai fazer?
    .Como?
    .Por meio de que?
    .Para que?
    Fazendo isso, você consegue desenvolver uma ótima proposta de intervenção,e de quebra ganha mais pontos na competência 5.
    Vc tem um excelente vocabulário,apresenta bons argumentos,e um bom repertório.Continue a escrever,vc é muito boa!!

    • 1
  2. Olá, Vitória! Bem, vejo que seu vocabulário é bastante extenso e que você tem domínio considerável dos elementos coesivos, parabéns! Entretanto, aqui vão alguns pontos nos quais seu texto pode melhorar:
    1- Sua introdução deve conter, ao menos, 3 períodos (Alusão, Tese e síntese de argumentos); você pode fazer uma síntese de argumentos falando brevemente sobre os assuntos que serão tratados no primeiro e segundo parágrafo do desenvolvimento.
    2-No desenvolvimento, notei que seus períodos estão soltos e com informações avulsas, busque deixar exatamente claro o assunto central de cada parágrafo e focar apenas nele.
    3- Seus parágrafos de desenvolvimentos não foram concluídos. O terceiro período de cada parágrafo argumentativo deve ser uma conclusão que arremate a ideia central daquele parágrafo. Exemplo: “A priori, deve-se ter em mente que a violência contra a mulher é fruto do patriarcalismo histórico. Na ficção, a série “Anne with an E”, da CBC; retrata Anne, a protagonista que combate as restrições acadêmicas e sociais às mulheres do século XIX; semelhantemente, a agressão doméstica persiste. Logo, a violência contra a mulher foi e é sustentada pela ideologia de superioridade masculina disseminada ainda nos dias atuais.”
    4- Por fim, as propostas de intervenção devem ser específicas para cada argumento ilustrado no desenvolvimento. Assim, se você falou de ideologia machista, como no exemplo dado, uma das propostas deve combater especificamente o machismo.
    Assim, você terá um texto circular e coeso, chave certa para mais de 850 no ENEM. Abraços!
    ps: Lembre-se : ” A persistência é a mãe do êxito” -Ésquilo

    • 1
  3. No filme “Até o ultimo homem” são visualizadas cenas em que uma mulher é agredida por seu próprio marido na frente dos seus filhos. Fora das telas, a violência de gênero tem se tornado cada vez mais comum em virtude da negligência das leis e da recusa feminina em denunciar.
    Em primeiro lugar, ementa-se que, segunda (segundo) o site “Quebrando o tabu”, durante o isolamento social gerado pelo vírus Covid-19, os casos de agressão a mulher (acredito que vá crase pois dá para substituir por ao homem) aumentaram 37% em relação ao ano de 2019. Para tanto, a atriz (vírgula pois irá explicar quem é a atriz) Selma Hayek, fundou uma campanha para ajudar essas vítimas. Porém, a ação da atriz (para evitar repetição coloque “sua” no lugar de “da atriz” ficará- Porém, sua ação) não ameniza os problemas causados por falta de leis mais severas, visto que (vírgula) as atuais não cumprem seu dever em proteger e expandir (a) segurança.
    Ademais, no Brasil atual, (não vai vírgula) temos números (telefônicos ou de telefone) para denunciar esse tipo de violência, como 180 e 190. No entanto, em razão do desleixo legislativo diante da situação, as vitimas sentem medo de denunciar seu agressor, uma vez que, podem ser soltos rapidamente. Adicionalmente, a constante agressão pode causar diversos traumas psicológicos gerando mulheres que vivem cada vez mais inseguras.
    Em vista dos argumentos mencionados, com ênfase na violência de gênero resultante da fraca ordem nacional, cabe ao senado, (não vai vírgula) formular um regulamento mais rígido que assegure que o agressor mantenha uma distância de 20 quilômetros de sua vítima; também, para maior segurança, promover junto (da) a polícia civil um treinamento de defesa pessoal, para que as vítimas possam se defender. Tudo isso por meio de um projeto de lei, entregue na mesa (da) diretora do senado, para que assim o imbróglio seja solucionado.
    Nota: Muito boa a redação;

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.