Iniciante

Caminhos para combater a seca no Brasil

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O livro “vidas secas”, de Graciliano Ramos, narra a trajetória de Fabiano e sua família, os quais sofriam com as consequências da seca. Nesse sentido, os personagens migraram de sua terra em busca de uma vida digna. Com base nesse viés, apesar de ser uma obra do século XX, percebe-se semelhanças com o panorama brasileiro atual. Assim, torna-se imprescindível entender a causa e a consequência do problema, a fim de encontrar caminhos para combatê-lo.

A princípio, convém pontuar, como causador principal do impasse, estratégias antissociais por parte dos governantes. Isso porque, ao tomar como base o pensamento do economista Celso Furtado, para quem “o subdesenvolvimento é uma ferramenta de manutenção do poder e alienação”, percebe-se que os detentores do poder usam essa estratégia para justificar o não investimento em recursos básicos, mantendo, assim, os mesmos problemas de sempre. Prova disso, é que tais problemáticas não são visíveis apenas na vida de Fabiano, mas em “Severino” de João Cabral de M. Neto, “Macabéa” de Lispector e em milhões de brasileiros, até hoje.

Por conseguinte, deve-se destacar a falta de ciência da população da cegueira que lhes são impostas. Tal fato ocorre, pois, os candidatos à eleição, muitas vezes, prometem mudanças sociais, as quais são direitos da população em troca de serviços superficiais, como de um voto, por benefícios de alimentos e água. Dessa forma, a “cegueira social” de José Saramago, uma metáfora, até hoje pertinente, acometem a sociedade Canarinha a mais de um século assolados pelo mesmo empecilho.

Portanto, faz-se necessária medidas para combater a problemática. Urge, dessa forma, que o Ministério do Desenvolvimento juntamente com o Ministério da Econômica vise cumprir os requisitos que estão na Constituição de 1988, de garantir recursos básicos de cada brasileiro, por meio de investimentos econômicos em tanques d’água para as localidades que sofrem com a seca, e as demais necessidades, das quais todos precisam para desenvolvimento do país, a fim de devolver uma vida tranquila a sociedade. Afinal, é chegada a hora desse entrave, torna-se apenas um retrato do passado.

 

Por favor corrijam com base nas competências do Enem, desde já agradeço :)

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4 Correções

  1. (Nota: também sou uma simples estudante que busca aprimorar a redação)

    Com bases nos critérios de avaliação da banca do ENEM:

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    TOTAL: 880

    Achei muito interessante o repertório utilizado no primeiro parágrafo, pois além de “casar” muito bem com o tema, é um ótimo livro – do grande Graciliano Ramos (vide o capítulo IX, da personagem Baleia). Voltando aos aspectos do seu texto, creio que ele apresenta todos os requisitos básicos (tese + argumento 1 + argumento 2 + proposta de intervenção); deixaria só como dica usar mais a palavra-chave “seca”, já que esse é o problema que deve ser combatido no Brasil – e debatido nessa redação.

    Além disso, notei alguns desvios leves na parte da gramática (da qual não sou nenhuma especialista), e pontuarei alguns deles para fins de correção. Enfim, esse é um texto bem coeso e coerente – “use e abuse” dos recursos coesivo – , que possui diversos repertórios (“Constituição Cidadã”, “Vidas Secas”, Saramago, Furtado, Lispector, Melo Neto etc), os quais tenho certeza que ajudarão a manter uma boa nota em redações futuras. Deixo aqui algumas notas, brevemente explicadas.

    ° “O livro ‘[1]vidas secas’, de Graciliano Ramos […]”. Bom, recomento usar letra maiúscula na hora de citar um livro; seja apenas na primeira palavra ou em outras partes do título – como for de sua preferência, já que a gramática nos permite isso.

    ° “A princípio, convém pontuar, como [2]causador principal do impasse, estratégias antissociais […]”. Acho que aqui as palavra “causadoras principais” teria um melhor emprego, para fazer a concordância verbal adequada, já que “estratégias” vem do feminino e está no plural.

    ° “Prova disso, é que tais problemáticas não são visíveis apenas na vida[3] de Fabiano, mas em “Severino” de […]”. Para frisar que estamos falando do universo literário e ficcional, acrescentaria aqui um “na vida ficcional de Fabiano”.

    ° “Por conseguinte, deve-se destacar a falta de ciência da população da cegueira que lhes [4]são impostas.” Arrisco dizer, sob a pena de estar enganada, que o certo seria “que lhes é imposta”, pois a palavra “cegueira” está no singular. Não tenho certeza, mas essa sentença ficou um pouco estranha para mim.

    ° “Tal fato ocorre, pois, os candidatos à eleição, muitas vezes, prometem mudanças sociais, [5]as quais são direitos da população em troca de serviços superficiais […]”. Colocaria um travessão para deixar essa frase com uma ênfase melhor na questão dos direitos, ficando assim: “[…] prometem mudanças sociais – as quais são direitos da população – em troca de serviços superficiais”.

    ° “[…] uma metáfora, até hoje pertinente, [6]acometem a sociedade Canarinha a mais de um século [7]assolados pelo mesmo empecilho”. Já vou aproveitar e recomendar duas mudanças na mesma frase: primeiro na palavra “acometem”, que deveria estar no singular, pois faz referencia à metáfora da “cegueira social” de Saramago; e segundo na palavra “assolados”, a qual ficaria melhor empregada se estivesse no feminino e no singular, já que faz referência à “sociedade canarinha”.

    ° “Portanto, [8]faz-se [9]necessária medidas[…]”. Mesma coisa aqui: falta um “e” para ficar “fazem-se” e um “s” para “necessárias”; já que “medidas” está no plural.

    ° “Afinal, é chegada a hora desse entrave[10], [11]torna-se apenas um retrato do passado.” E, por fim, só desaconselharia o uso na vírgula nesse primeiro caso, pois se estaria separando o predicado do sujeito (ou o sujeito do predicado, rsrs). Além disso, o acréscimo de um “r” em “torna-se” é altamente recomendável, pois ele faz referência ao verbo “tornar”.

    Finalmente, deixo aqui somente minha mensagem de incentivo: continue treinando e se esforçando que vai dar tudo certo. Assim, você poderá melhorar ainda mais sua redação (nos poucos desvios observados) e rumar mais facilmente aos seus objetivos. Um Abraço!

    • 2
  2. oii tudo bem? espero que sim! não sou profissional mas tentarei corrigir da melhor maneira possível
    C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa
    – Você demonstrou saber muito como utilizar as palavras em seu modelo de redação ainda mais ao tema, que contribui demais na hora da leitura o que é ótimo (200)

    C2:Compreensão da proposta de redação
    – sua compreensão com relação ao seu modo de escrita tem uma conexão e isso é muito bom porque fico a entender que o que eu li realmente é algo que você compreenda e associe bem ao assunto tratado(200)

    C3:Seleção e organização das informações
    -não tenho nem muito o que dizer pois eu adorei a forma como você soube organizar suas ideias e esclarecer elas na escrita(200)

    C4:Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
    – eu adorei que você utilizou Vidas Secas na sua introdução que acabou enriquecendo muito seu texto e mostrando ao corretor que você tem argumentos e base de conhecimento para esse tema(200)

    C5:Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos
    – sua conclusão esta muito enriquecedora em questão do que você quer retratar na melhora da problemática, mas se atente a atender todas as 5 características da conclusão e contem um errinho só de ortografia que seria ali no “Econômicas” que no caso seria “Econômica” mas isso é o de menos não se preocupe (180)
    NOTA FINAL :980

    PARABÉNS <3

    • 1
  3. Introdução:
    Introduziu com um contexto sociocultural bem interessante sobre um em que os mestres na língua portuguesas amam. porém senti meio vago e dificil em encontrar a apresentação do tema, o que eu recomendo deixar bem explícito, por exemplo, você poderia complementar a frase “percebe-se semelhanças com o panorama brasileiro atual” apresentando seu tema.
    Tese 1: Causa
    Tese 2: Consequencia

    Desenvolvimentos: (Irei apontar somente erros)

    D1- Apresentou a causa “estratégias antissociais por parte dos governantes” com seus argumentos para sustentar sua tese. Perfeito.

    D2 – Cada paragrafo com sua respectiva tese deve sempre complementar o outro, senti falta nisso por aqui, você quis defender uma consequência “falta de ciência da população da cegueira que lhes são impostas” da causa imposta por ti, porém não deixou muito explícito, assim como o tema, que isso é uma consequência. Por exemplo você poderia somente ter acrescentado:
    “Por conseguinte, deve-se destacar a falta de ciência da população da cegueira que lhes são impostas é,por exemplo, uma das consequências causadas pelas estratégias antissociais por parte dos governantes. Tal fato ocorre, pois, os candidatos à eleição, muitas vezes, prometem mudanças sociais, as quais são direitos da população em troca de serviços superficiais, como de um voto, por benefícios de alimentos e água. Dessa forma, a “cegueira social” de José Saramago, uma metáfora, até hoje pertinente, acometem a sociedade Canarinha a mais de um século assolados pelo mesmo empecilho.”

    Isso já deixaria impecável, porém gostei muito dos seus argumentos, você domina o repertório sociocultural.

    Conclusão:
    Agente – OK
    Ação – OK
    Modo – OK
    Finalidade – OK
    Detalhamento – OK.
    Retomada da introdução – Faltou retomar.
    Conclusão perfeita, so esqueceu um detalhe bobo.

    Nota: 860

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  4. ntrodução:
    Introduziu com um contexto sociocultural bem interessante sobre um em que os mestres na língua portuguesas amam. porém senti meio vago e dificil em encontrar a apresentação do tema, o que eu recomendo deixar bem explícito, por exemplo, você poderia complementar a frase “percebe-se semelhanças com o panorama brasileiro atual” apresentando seu tema.
    Tese 1: Causa
    Tese 2: Consequencia

    Desenvolvimentos: (Irei apontar somente erros)

    D1- Apresentou a causa “estratégias antissociais por parte dos governantes” com seus argumentos para sustentar sua tese. Perfeito.

    D2 – Cada paragrafo com sua respectiva tese deve sempre complementar o outro, senti falta nisso por aqui, você quis defender uma consequência “falta de ciência da população da cegueira que lhes são impostas” da causa imposta por ti, porém não deixou muito explícito, assim como o tema, que isso é uma consequência. Por exemplo você poderia somente ter acrescentado:
    “Por conseguinte, deve-se destacar a falta de ciência da população da cegueira que lhes são impostas é,por exemplo, uma das consequências causadas pelas estratégias antissociais por parte dos governantes. Tal fato ocorre, pois, os candidatos à eleição, muitas vezes, prometem mudanças sociais, as quais são direitos da população em troca de serviços superficiais, como de um voto, por benefícios de alimentos e água. Dessa forma, a “cegueira social” de José Saramago, uma metáfora, até hoje pertinente, acometem a sociedade Canarinha a mais de um século assolados pelo mesmo empecilho.”

    Isso já deixaria impecável, porém gostei muito dos seus argumentos, você domina o repertório sociocultural.

    Conclusão:
    Agente – OK
    Ação – OK
    Modo – OK
    Finalidade – OK
    Detalhamento – OK.
    Retomada da introdução – Faltou retomar.
    Conclusão perfeita, so esqueceu um detalhe bobo.

    Nota: 860

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