Caminhos para combater a pobreza extrema no Brasil.

  • 1

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito a jurisdição e ao bem estar social. Conquanto, a desigualdade social impede que uma seleta parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, como esse desafio é empregado e refletido na sociedade?

Primeiramente, a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiermante, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional pensar que o Brasil possua um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na pobreza e no desemprego. De acordo com o site da camara, quase metade da população brasileira tem renda familiar igual a 1356 Reais. Diante do exposto, é evidente a falta de solidez econômica e social, pois, é inadmissível um país subdesenvolvido onde já foi sede de Copa do Mundo, que é o maior evento futebolístico existente, haver um espaçamento tão grande quanto aos salários de profissionais de alto e baixo escalão, como por exemplo: médicos, engenheiros e jogadores de futebol que ganham praticamente triplo de um empregado doméstico, isto não pode ocorrer para que não haja um distanciamento socioeconômico.

Faz-se mister, ainda salientar que as diferenças entre as classes sociais é o impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Baumann, sociólogo Polonês, a falta de solidez nas relações políticas, sociais e econômicas são características da “ modernidade líquida “ vivida no século XXI. Com isso, a privatização de empresas para outros países não pode ser permitida, pois gera o desemprego e há uma problemática envolvida em tal fato que na maioria das vezes somente os indicados pelo alto escalão conseguem empregos. Estas atitudes resultam em fome, pobreza e um distanciamento social lembrando a burguesia e o proletariado que são, respectivamente, as classes altas e os trabalhares e operários que fazem os lucros dos burgueses, fazendo uma irrefutável evidência de como é a sociedade atual.

Infere-se, portanto que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Desta maneira, urge que o governo deve intervir na sociedade com seus três poderes: executivo, legislativo e judiciário com o intuito de fazerem programas de jovem aprendiz em ação em conjunto com as empresas para gerar novos empregos, e também, as ONG’s promoverem cursos gratuitos para os indivíduos com menor poder aquisitivo a fim de que tenham uma chance mais igualitária com as outras classes sociais em questão de currículo. Desta forma haverá mais chances de emprego e o Brasil poderá diminuir a pobreza no país.

Compartilhar

3 Correções

  1. ola, tudo bem?
    sua redação esta boa, parece que vc sabe bem sobre o tema
    ela so ficou um pouco grande dms, mas vc argumentou bem
    so organize mais um pouco suas ideias, o resto ta muito bom, serio
    e sua proposta de intervenção tambem ficou muito bom, alem disso podemos observar o seu grande vocabulario, parabens
    bjs, abraço

    • 0
  2. Olá, parabéns pela redação!
    Ela está perfeita, não tenho nada para corrigir nela, creio que se você fosse avaliado por ela você com certeza tiraria uma grande nota!
    Você tem um vocabulário rebuscado, tem argumentos convincentes e citações que ajudam a contextualizar, além de ter dado soluções viáveis.

    • 0
  3. Oi Natan, tudo bem?
    Sua redação ficou um pouco mais extensa (e se seu foco for o ENEM, cuidado com isso), e eu acho que você colocou diversos argumentos que poderiam ser melhor organizados, talvez em uma distribuição de parágrafos diferente de como você fez. Entretanto, o conteúdo ficou interessante.
    No mais, parabéns pela sua redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.