Caminhos para combater a Obesidade no Brasil

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Dados divulgados pelo jornal O Globo desde 2018 a alimentação da população brasileira vem sendo altamente gordurosa e rica em sódio e açúcares. Embora seja um avanço algumas empresas de fast-food adotarem algumas opções saudáveis, o problema da obesidade no Brasil continua presente, visto que não são a maioria que aderiram esses lanches sem aditivos químicos. Dessa forma, em razão da lacuna educacional alimentar e da falta de incentivo a produtos saudáveis por parte da mídia, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que a falta de uma reeducação alimentar nas escolas é uma causa latente no problema. Segundo o advogado Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa para o mudar o mundo.” Diante disso, verifica-se um vazio em torno da educação alimentícia nos colégios, visto que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de caminhar em direção ao combate do excesso de peso, uma vez que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Em segundo plano, outro motivo para a configuração do problema é a falta de influência midiática. De acordo com o escritor e doutor Lair Ribeiro, “quem não arruma tempo para cuidar da sua saúde, terá que ter tempo para cuidar da sua doença”. No que tange a prevenção da obesidade, a imprensa não tem cumprido seu papel pois não tem divulgado massivamente propagandas de alimentos saudáveis e assim, não induz a compras de produtos mais nutritivos.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, o Ministério da Saúde juntamente com a mídia devem criar campanhas mostrando as consequências da má alimentação como: diabetes, obesidade, infarto entre outros, e passando na TV um programa chamado “minutos saudáveis” em que se passa somente nas horas de propagandas ou intervalos, mostrando que é possível fazer lanches rápidos nutritivos mesmo com a correria da vida moderna. Além disso, o Ministério da Educação em parceria com nutricionistas, deve mostrar, por meio de palestras a importância da alimentação balanceada. Tal ação pode, ainda, criar gincanas com perguntas sobre quais vitaminas existentes nas frutas, legumes e verduras e qual a importância desses para nosso corpo. Desse modo, as pessoas usarão seu tempo para cuidar de sua saúde e não da sua doença.

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3 Correções

  1. Sua redação está muito boa na minha opinião, principalmente a conclusão, contém os 5 elementos que os corretores pedem. Se fosse para mudar algo eu tiraria esses dados da introdução, dados são melhores nos desenvolvimentos. Notei alguns erros na escrita também, é sempre bom prestar atenção nessa parte. Gostei que você usou desfecho crítico em ambos os desenvolvimentos, vale muito.

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  2. Dados divulgados pelo jornal (“)O Globo(“), (COLOCAR VIRGULA)desde 2018 a alimentação da população brasileira vem sendo altamente gordurosa e rica em sódio e açúcares.

    (COLOCAR CONECTIVO)Embora seja um avanço(COLOCAR VIRGULA) algumas empresas de fast-food adotarem algumas opções saudáveis (MESMO ADOTANDO OPÇÔES SAUDÁVEIS), o problema da obesidade no Brasil continua presente, visto que não são a maioria que aderiram esses lanches sem aditivos químicos.(FICOU MUITO LIMITADO A FAST-FOOD, E OS ALIMENTOS CONSUMIDOS EM CASA ?)
    (ÓTIMA TESE) Dessa forma, em razão da lacuna educacional alimentar e da falta de incentivo a produtos saudáveis por parte da mídia, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.

    Primeiramente, é preciso salientar que a falta de uma reeducação alimentar nas escolas é uma causa latente no problema(REPETIÇÃO).
    Segundo o advogado Nelson Mandela,(TIRA “) “a educação é a arma mais poderosa para o mudar o mundo.”
    Diante disso, verifica-se um vazio(TROQUE) em torno da educação alimentícia nos colégios, visto que a(s) escola(S) não tem cumprido seu papel no sentido de caminhar em direção ao combate do excesso de peso, uma vez que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
    (DESENVOLVA MAIS ESSE PARAGRAFO)

    Em segundo plano, outro motivo para a configuração do problema é a falta de influência midiática. De acordo com o escritor e doutor Lair Ribeiro, “quem não arruma tempo para cuidar da sua saúde, terá que ter tempo para cuidar da sua doença”(QUAL A LIGAÇÃO DESSE REPERTÓRIO COM A TESE?). No que tange a prevenção da obesidade, a imprensa não tem cumprido seu papel(,) pois(,) não tem divulgado massivamente propagandas de alimentos saudáveis e assim, (?????)não induz a compras de produtos mais nutritivos.

    (PARÁGRAFO CONFUSO)
    Portanto, uma intervenção faz-se necessária.(TRAGA O TEMA NOVAMENTE)

    (DIVERSOS ERROS ORTOGRÁFICOS NA CONCLUSÃO)

    TEM OS 5 ELEMENTOS

    C1:80
    C2:0 (SEUS 2 REPERTÓRIOS NÃO TEM LIGAÇÃO COM O SEU ARGUMENTO)
    C3:120
    C4:120
    c5:200

    BONS ESTUDOS!

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  3. Olá Karen, tudo bem ?

    Bom, vamos lá

    INT: ” desde 2018″ é entre vírgulas, por que você complementando algo.
    Eu não sei se desconta pontos, mas, é difícil ver dados estatísticos logo na introdução, procure deixar eles para os parágrafos de desenvolvimento, use na introdução alguma alusão histórica ou séries, algo assim.

    D1: Muito bom, parabéns :)

    D2: ” pois” entre vírgulas
    Por que eles não influenciam a compra de produtos saudáveis ?

    CONC: Ministério entre vírgulas sempre
    Deixe mais específico qual mídia será
    vírgula depois de mídia
    ” deve criar campanhas” por que é o Ministério da Saúde que vai criar em parceria com as mídias
    Tira ” entre outros” deixa muito vago
    Tira ” tal ação pode ainda” e põem ” e ”
    só faltou informar em alguma das propostas de onde sairá a verba para o governo conseguir reproduzir sua iniciativa.

    NOTAS:

    C1: 120, alguns erros principalmente de vírgulas

    C2: 200, compreendeu super bem o tema

    C3: 200, mostra planejamento

    C4: 200, ussa bem os conectivos

    C5: 160, faltou o complemento nas duas propostas

    NOTA: 880

    Olha, sou apenas um vestibulando também, então posso estar errado, mas, seria essa nota que eu te daria. Bons estudosss :)

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