O longa metragem “que mal eu fiz a Deus?´´, retrata uma família tradicional católica, na qual o patriarca tenta manipular suas filhas para que se casem com os pretendentes “ideais´´. Nesse sentido, a narrativa foca nos atos intolerantes de Claude, que não aceita as crenças judaicas de seu genro. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no filme explicita a intolerância religiosa presente no Brasil: gradativamente, as influências históricas e o individualismo corroboram ao acirramento da discriminação.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função do passado histórico e cultural ligado ao catolicismo, o cristianismo tornou-se a religião dominante. De acordo com Gilberto Freyre, em “Casa grande senzala´´, o Brasil se estruturou no poderio da Casa Grande, cujas regras e crenças – cristãs -, eram díspares às demais religiões exercidas pelos escravos. Por conseguinte, houve a marginalização de tais crenças, consideradas erradas aos detentores do poder.
Outrossim, presencia-se um forte poder de influência do individualismo no comportamento social: ao considerar somente o que lhe é semelhante, o indivíduo tende a criar uma bolha social, semelhante a criada por Claude. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, vive-se uma época líquida, na qual somente os interesses imediatos importam, de tal maneira que, o que não lhe é comum se torna objeto de ódio e deve ser excluído.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira acerca do problema, urge que o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos em conjunto com a Polícia Civil, crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que expliquem o que é a intolerância religiosa, advirtam os internautas sobre os perigos de sofrê-la e, ademais, orientem aos interlocutores a buscarem as vias legais caso sejam vítimas da discriminação. Somente assim, será possível combater a intolerância religiosa no país, como também, estourar a bolha social criada por Claude, restringindo o comportamento preconceituoso às cenas de um filme.
ErickaMelo
Nota 880
Competência 1-160 Demonstra bom domínio da língua portuguesa com alguns desvios de pontuação.
Competência 2- 160 O tema foi bem desenvolvido com uma argumentação consistente, mas os argumentos não foram muito bem desenvolvidos, faltou uma maior problematização.
Competência 3- 160 Os argumentos e a ordem lógica do texto são prejudicados devido ao fato de a conclusão trazer uma nova problemática que não foi desenvolvida no resto do texto – a não conscientização da população acerca do problema e a falta de denúncias.
Competência 4- 200 Boa articulação das partes do texto com excelente uso dos recursos coesivos.
Competência 5- 200 Elabora muito bem uma proposta de intervenção detalhada relacionada ao tema.