Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (enem)

  • 2

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da tolerância religiosa como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto, isso não acontece no Brasil, onde muitos cidadãos são atacados por conta da sua religião, incentivada pela falta de crença e discurso de ódio, causando medo e insegurança na sociedade. Dessa forma, é necessário analisar estes fatores.

Em uma primeira análise, a falta de crença é um dos motivos para este problema se pendurar, onde o agressor não acredita em uma crença e se acha no direito de desrespeitar os demais. Essa situação se encaixa no “contrato social” de Jonh Locke, a qual diz que devemos nos unir e respeitar como sociedade, o que infelizmente não acontece no Brasil.

Além disso, é fundamental apontar o discurso de ódio como impulsionador deste problema, sendo uma manifestação preconceituosa, onde o agressor acredita que sua religião pode ser superior a do próximo. Segundo o site ” tolha uol” acontece uma denúncia a cada três dias, onde muitas vezes a vítima é agredida fisicamente e verbalmente. Logo, é inadmissível que este cenário continue a se pendurar.

Conclui-se, portanto, a necessidade de soluções, para isso é necessário o ministro dos direitos humanos quem deve tomar as seguintes ações, por meio de palestras e noticiários sobre a lei da intolerância religiosa, deste modo criando mais conhecimento na população e notificando-as. Assim, criando uma sociedade mais sociável e respeitosa, tal como afirma Jhon Locke.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi! Você escreve muito bem!
    Na introdução está tudo perfeito, mas a colocação “falta de crença” não é muito adequada pois cria uma ambiguidade de contexto, apesar de ser possível entender o que você quer dizer.
    No D1,a conexão ficou ótima com o parágrafo anterior, e as ideias estão muito coesas. Mas, faltou esclarecer o uso do contrato social, visto que ele é muito amplo.
    No D2, você apresentou fato atrás de fato, o que é bom, mas não houve nenhum tipo de argumentação direta. Você não deu um posicionamento a respeito do tema, só colocou os dados lá, entende?
    Na PI falta o desenvolvimento dos 5P, que são: agente, ação, veículo, efeito, e detalhamento. Novamente sem argumentação. Lembrando quanto ao uso dos GOMIFES, quando se fala de personalidades políticas e órgãos estatais, sempre usamos letra maiúscula!!!
    Nota: 700

    • 1
  2. Olá, Boa noite!

    Competência 1 (Gramática): 160 – Você escreve muito bem! No entanto, vai perder alguns pontos por causa de alguns erros ou excesso de pontuações e por alguns esquecimentos que geraram erros pequenos na concordância de algumas frases.
    Competência 2 (Interpretação do tema, Repertórios e Estrutura da Redação): 120 – Começou contextualizando muito bem, repertório da constituição sempre é uma boa tacada! Você conseguiu grifar a principal expressão do tema, que é a intolerância religiosa, porém, faltou falar sobre o COMBATE e também os CAMINHOS ao longo da redação, o que fará você perder alguns pontos nessa competência. Boa citação indireta de Locke, porém, acho que você poderia ter explicado melhor com outras palavras esse tão conhecido “Contrato social”. Bom repertório no D2, explicou bem o seu argumento 2.
    Competência 3 (Argumentação e coerência do texto): 120 – Ótimas teses, você é bem coerente em toda a redação. No D1, você argumentou bem, foi direto ao ponto, mas acho que você poderia colocar as consequências desse desrespeito, detalhar mais a sua argumentação, para não ficar muito vaga. Digo o mesmo no D2, faltou um aprofundamento, você limitou o seu argumento 2 em um tópico frasal, não desenvolveu detalhadamente o seu argumento. Sugiro que estude um pouco mais os tipos de argumentações. Outra coisa agora na finalização da conclusão, o que cria essa sociedade sociável? Você precisa colocar mais detalhes para que sua redação fique coerente. Evite usar verbos no gerúndio, use apenas no infinitivo!
    Competência 4 (Coesão do texto): 200 – Você foi excelente nessa competência, conseguiu interligar cada parágrafo e cada período muito bem. Faltaram 2 elementos Coesivos interligando os tópicos frasais, mas não achei que fosse de tirar pontos porque você construiu muito bem o texto.
    Competência 5 (Proposta de Intervenção): 120 – Você falou sobre ações, que ações seriam essas? O que o ministério teria que fazer? Qual as consequências dessas ações? Faltou detalhamento! Alguma característica do ministério ou algum exemplo das ações ou alguma consequência do efeito são considerados detalhamento. Por isso, você perdeu 80 pontos!

    Resumindo: Você tem muito potencial, escreve muito bem e consegue ter boas interpretações. Somente sugiro que você estude um pouco mais a argumentação, o português na gramática e aprofunde mais nos repertórios.

    Nota: 720

    Se precisar de ajuda, pode me chamar por mensagem aqui nesse site 🤗

    • 1
  3. C1=160 (cuidado com a gramática)
    C2=120 (Repertório tem que ser pertinente, legitimado e produtivo à argumentação)
    C3=120 (melhorar aqui)
    C4=160
    C5=160 (cuidado com o detalhamento)
    -720
    -Fique atenta às modificações na correção Enem que atingiram o detalhamento da C5 e, também tome cuidado em aprofundar o seus argumentos.

    • 0
  4. Vamos lá!
    C1 – encontrei alguns erros ortográficos e de pontuação
    C2 – Senti falta de um possível detalhamento da obra de Locke, por exemplo
    C3 – poderia ter aprofundado mais a tese
    C4 – vc foi excelente nesse sentido,
    C5- faltou expor como viabilizar essa proposta e o detalhamento. Poderia ter fechado o texto com uma retomada ao repertório 1.

    nota 700

    • 0
  5. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
    A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da tolerância religiosa como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto, isso não acontece no Brasil, onde muitos cidadãos são atacados por conta da sua religião, incentivada pela falta de crença e discurso de ódio, causando medo e insegurança na sociedade. Dessa forma, é necessário analisar estes fatores.

    Em uma primeira análise, a falta de crença é um dos motivos para este problema se pendurar, onde o agressor não acredita em uma crença e se acha no direito de desrespeitar os demais. Essa situação se encaixa no “contrato social” de Jonh Locke, a qual diz que devemos nos unir e respeitar como sociedade, o que infelizmente não acontece no Brasil.

    Além disso, é fundamental apontar o discurso de ódio como impulsionador deste problema, sendo uma manifestação preconceituosa, onde o agressor acredita que sua religião pode ser superior a do próximo. Segundo o site ” tolha uol” acontece uma denúncia a cada três dias, onde muitas vezes a vítima é agredida fisicamente e verbalmente. Logo, é inadmissível que este cenário continue a se pendurar.

    Conclui-se, portanto, a necessidade de soluções, para isso é necessário o ministro dos direitos humanos quem deve tomar as seguintes ações, por meio de palestras e noticiários sobre a lei da intolerância religiosa, deste modo criando mais conhecimento na população e notificando-as. Assim, criando uma sociedade mais sociável e respeitosa, tal como afirma Jhon Locke.

    C1 – 120
    C2 – 80
    C3 – 120
    C4 – 160
    C5 – 120
    600

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.