No regime totalitário alemão de Hitler, o líder nazista decretou ódio aos judeus e atacou eles com alto poder de fogo durante a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, embora haja leis que penalizam ações similares, a intolerância religiosa é uma realidade no país. Nesse sentido, isso se deve às comparações com as particularidades de cada religião, que resulta no desrespeito à religiosidade de um indivíduo.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que as comparações com certos aspectos de cada crença é um problema. Nessa perspectiva, a série “Eu Nunca” retrata que a personagem Devi considera a cultura americana superior à sua cultura hindu e, por isso, ela tenta se parecer mais com uma americana, abandonando seus rituais religiosos. Fora da ficção, no Brasil, é possível observar que a ideologia de que uma religião é superior a outra, além de ocultar outras culturas, torna a sociedade mais etnocêntrica – ideologia na qual a própria cultura é valorizada e as outras são menosprezadas.
Consequentemente, o desrespeito à religião de um indivíduo torna-se iminente. Sob esse viés, cabe mencionar o Período Colonial, no qual os portugueses enviaram os jesuítas para catequizar os indígenas entre os anos 1500 e 1530, tal ação foi executada por causa da visão eurocêntrica da época. Logo, é possível observar que embora o país seja legalmente laico(com livre escolha de religião), certas crenças e tradições são consideradas inferiores, o que resulta na exclusão e na falta de reconhecimento dessas religiosidades.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério das Comunicações(MCom) deve propagar na mídia e nas redes sociais o respeito à todas as crenças e tradições, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais constarão com mensagens motivadoras à tolerância e, em caso contrário, deve haver incentivos para relatos e denúncias. Assim, tal ação terá a finalidade de combater a intolerância religiosa no Brasil.
Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!!
johlemos
C1: 120 revise regência verbal.
C2: 200 ótimos repertórios e colocou autoria, parabéns.
C3: 120 faltou colocar desfecho nos desenvolvimentos (precisa ter tópico frasal, repertório, produtividade do repertório e desfecho)
C4: 160 coloque mais recursos coesivos dentro dos parágrafos, em cada início de período.
C5: 200 sua intervenção possui todos elementos necessários, parabéns.
Nota: 800