Entre muitas características, o Brasil é conhecido por ser um país com uma mistura de povos de muitas raças, etnias e crenças diferentes. Contudo, a intolerância religiosa é um impasse cada vez maior no cenário nacional que contradiz essa imagem.
De acordo com um levantamento feito entre os anos de 2011 a 2014, cerca de 20% das denúncias realizadas envolvem violência física. Recentemente, no Oriente Médio, cristãos foram acorrentados e degolados à beira da praia por se recusarem a negar a Jesus, o que evidencia que este é um problema de proporção mundial.
Para fim de conscientização e reflexão, a laicidade do nosso país deve ser entendida como um aval para que todos ocupem um lugar de fala onde possam discordar, apoiar e expressar sua opinião, sem o direito de invadir, agredir e desrespeitar o próximo de qualquer forma que seja.
Portanto, é necessário que haja um enrijecimento da lei, realizado pela Polícia Federal, para tornar intolerância religiosa de qualquer caráter crime hediondo, com pena de dois a três anos de detenção. Além disso, devem ocorrer palestras educativas em lugares públicos e nas escolas, com objetivo de complemento as aulas de ensino religioso, para educar e ensinar os cidadãos sobre a gravidade de desrespeitar, caçoar ou agredir a fé de qualquer pessoa. Apesar de infelizmente ainda ser vista com banal, a conscientização é a única forma de transformar verdadeiramente pessoas, pois como diria Immanuel Kant, ‘’o homem é aquilo que a educação faz dele’’.
ps: eu reescrevi minha redação no enem 2016 para treinar. Os argumentos citados fazem referência àquele ano.
cpfice
Ola, tudo bem? Eu vou pontuar os meus comentários com base nos parágrafos.
Introdução: Evite começar o texto com “Entre muitas características”, eu te indico a sempre começar com um artigo, isso garante a você uma propriedade. Outro ponto é a falta de um repertório no seu parágrafo de introdução, como um filme, um livro, um momento historio. Logo, você irá mostrar para o seu autor que você sabe o que esta escrevendo, além disso, estará enriquecendo o seu texto. Ex: Há um livro chamado “Tenda dos Milagres” do Jorge Amado que aborda a intolerância religiosa. (E sempre coloque aspas quando utilizar a alusão) c:
Ainda na introdução, tente deixar a sua tese o mais claro possível.
Desenvolvimento 1 e 2: Tente começar o seu texto retomando a sua tese (a importância de deixar a sua tese clara) com um tópico frasal, ou seja, a sua tese escrita de uma forma diferente. E, ao utilizar um dado mencione no seu texto quem fez aquela pesquisa (sempre por extenso e a sigla entre parênteses). Com isso, a sua ligação entre a sua tese e a informação que você trouxe ira ficar mais clara, tente, também, desenvolver mais o seu desenvolvimento falando sobre uma possível origem da problemática e porque ela persiste, mas evite falar sobre ouros países, traga sempre pro Brasil.
Conclusão: Evite usar novas informações na conclusão, eu te recomendo a retomar uma informação de outro parágrafo. Ademais, sempre dê preferencia pros órgãos mais abrangentes, por exemplo, ao invés de falar da Policia Federal, fale do Ministério da Justiça e Segurança Publica que coordena a PF. Por fim, fale quem ira fazer as palestras que citou.
Não irei falar sobre os erros gramaticas, pois eu sou péssima nessa parte.
Caso não tenha entendido alguma coisa que escrevi pode me mandar mensagem que eu tento explicar de outra forma.
Espero ter ajudado c:
Juliana Anita Macêdo Pereira de Paula
1. Tente mudar a introdução. Começar com “entre muitas características” não é bom para um texto. Tente começar a introdução fazendo um paralelo com alguma informação “externa” do mundo, algum livro, filme ou música, para depois introduzir o tópico de sua tese e posteriormente os dois principais argumentos que você irá defender no corpo de seu texto.
2. As duas afirmativas do texto não necessariamente se contradizem. O fato do Brasil ser um país com uma diversidade étnica não impede que haja intolerância religiosa. Você poderia fazer um paralelo com uma lei existente que recrimina penalmente a intolerância religiosa.
3. Você deve sempre sinalizar de onde você buscou o seus dados. De uma pesquisa de uma revista, do IBGE, de um documentário. Isso sempre deve estar sinalizado.
4. O tema da redação é Intolerância religiosa no Brasil. Fatos ocorridos no em outros países não devem ser levados em consideração.
Espero ter ajudado. Boa sorte.