Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

  • 2

*GALERA, EU ESTAVA ESCREVENDO A REDAÇÃO SOBRE “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” E ACABEI FAZENDO DUAS VERSÕES DE UMA INTRODUÇÃO, VOCÊS PODEM DAR OPINIÕES E ME DIZER QUAL FICOU MELHOR? QUAL DESPERTA MAS CURIOSIDADE PARA LER O RESTO DA REDAÇÃO? QUAL É MAIS BEM VISTA PARA O ENEM?*

Quando os portugueses chegaram ao Brasil no início do século XVI, devido a sua colonização, os indígenas eram forçados a se converterem ao catolicismo, dessa forma, discriminando a sua cultura e religião. Hodiernamente, o cenário brasileiro não é muito diferente, pois ainda persiste a intolerância religiosa, em que uma religião supremacista impõe dogmas e fere não apenas a liberdade de escolha mas também a constituição. Desse modo, é essencial identificar as causas desse preconceito religioso, causas que estão fortemente relacionadas ao reflexo histórico brasileiro e a insuficiência de leis.

 

A intolerância religiosa é o desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas, ou seja é o ato de discriminar religiões, liturgias e cultos. Embora o Brasil seja um país laico, sem influências da Igreja em decisões estatais e que assegura a liberdade de escolha individual, vigora no Brasil a intolerância religiosa. Desse modo, é essencial identificar as causas desse preconceito religioso, causas que estão fortemente relacionadas ao reflexo histórico brasileiro e a insuficiência de leis.

Compartilhar

17 Correções

  1. Olá, Milly! Olha, na minha opinião, a primeira introdução lhe daria a oportunidade de ganhar mais pontos, por causa da alusão histórica que vc utilizou, e relacionou à realidade brasileira, porém tenha cuidado com a repetição de palavras, com a utilização de vírgulas e os conectivos!!
    Sobre a segunda introdução, tente não repetir as palavras, vc usou “intolerância religiosa” duas vezes, cuidado com isso!! Bjss

    • 1
  2. Eu gostei muito da primeira introdução, por conta do repertório sociocultural!! Isso chama atenção do leitor mostra eu você tem conhecimento!! Gostei bastante também quando você relata sobre a liberdade e a constituição, isso enriqueceu a sua introdução ficou muito booaa!!!
    ………….

    • 1
  3. É nítido que todo o contexto histórico mencionado na primeira introdução nos dá muito mais interesse para ler, porém na segunda introdução quando você cita que “Desse modo, é essencial identificar as causas desse preconceito religioso, causas que estão fortemente relacionadas ao reflexo histórico brasileiro e a insuficiência de leis.” me fez pensar que toda essa informação mencionada na primeira poderia ser usada no desenvolvimento da segunda. Você cita que a intolerância religiosa se mantém no Brasil devido ao passado, durante o desenvolvimento você deveria explicar esse passado mencionado a introdução.

    • 1
  4. Primeiro vou fazer alguns comentários individuais sobre cada introdução:
    Quando os portugueses chegaram ao Brasil no início do século XVI, devido a sua colonização, os indígenas eram forçados a se converterem ao catolicismo, dessa forma, discriminando a sua cultura e religião.
    – A alusão histórica contextualiza muito bem ao tema, mostrando o quão concreto é esse problema, com o uso de um fato histórico.
    Hodiernamente, o cenário brasileiro não é muito diferente, pois ainda persiste a intolerância religiosa, em que uma religião supremacista impõe dogmas e fere não apenas a liberdade de escolha mas também a constituição.
    – A palavra hodiernamente não é muito bem vista pelos corretores, sua substituição seria mais adequada. Antes da conjunção “mas” é obrigatório o uso da vírgula. Particularmente, eu procuraria um sinônimo para religião para acrescentar, pois se torna repetitivo para quem esta lendo o texto.
    Desse modo, é essencial identificar as causas desse preconceito religioso, causas que estão fortemente relacionadas ao reflexo histórico brasileiro e a insuficiência de leis.
    – O uso de conectivos entre os períodos da redação é essencial para ajudar na fluidez do texto, e foi muito bem utilizado por você. A repetição de “causas” não fica muito boa.
    A intolerância religiosa é o desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas, ou seja é o ato de discriminar religiões, liturgias e cultos. Embora o Brasil seja um país laico, sem influências da Igreja em decisões estatais e que assegura a liberdade de escolha individual, vigora no Brasil a intolerância religiosa.
    – A falta de um repertório cultural prejudica sua segunda introdução, o uso deles auxilia na pontuação das competências de avaliação do ENEM. A locução “ou seja” deve ser isolada entre vírgulas.
    Desse modo, é essencial identificar as causas desse preconceito religioso, causas que estão fortemente relacionadas ao reflexo histórico brasileiro e a insuficiência de leis.
    – A tese está bem articulada com o tema, mas precisa ser bem reforçada durante o desenvolvimento.
    Por conta da falta de um repertório sociocultural na segunda introdução, a primeira com certeza está melhor, mas levando em consideração os apontamentos acima.
    Espero ter ajudado.

    • 1
  5. A primeira introdução está mil vezes melhor, com muito mais repertório cultural e detalhamento. Sem dúvida nenhuma, escolha ela, que está bem mais nos padrões do enem e definitivamente desperta um interesse maior para se ler do que a outra. Apenas tenho algumas dicas:
    – Não repita palavras no mesmo parágrafo. (Vc repetiu 2 vezes a palavra religião)
    – O uso de rimas, mesmo que não propositalmente não cai bem na estrutura do enem. Vc usou na primeira oração as palavra religião e colonização. E na segunda oração usou religião e constituição.
    – Antes da palavras mas vc deveria usar uma vírgula.
    Fora essas coisas, sua introdução está ótima, bem estruturada e dividida em 3 períodos, sem erros ortográficos e muito bem desenvolvida.

    • 1
  6. Gostei bastante da primeira por ter uma alusão histórica, mostrando certo domínio sobre o tema lhe proposto. Aconselharia a tomar cuidado com as repetições de palavras pois não é muito bem visto no ENEM (como por exemplo em: religião, causas, brasileiro…). Aconselho também em vez de utilizar “desse modo”, você poderia usar destarte ou dessarte para demonstrar domínio da norma culta da língua. Caso precise aqui estão alguns exemplos de como utilizar destarte e dessarte:
    A empresa passou por uma grande instalibidade financeira. Destarte, se forem necessárias novas reuniões para discutir este assunto, todos deverão comparecer nas datas marcadas.
    O caso foi bem apresentado pelos advogados. Destarte, temos confiança que teremos uma sentença positiva.
    Houve uma má organização desse processo jurídico e tivemos falhas em tribunal. Dessarte, foram novamente lidas e analisadas todas as evidências.
    A escassez de recursos está se tornando preocupante. Dessarte, serão necessárias novas campanhas de angariação de bens.

    • 1
  7. Eu gostei mais da primeira introdução. Só acho que essa parte “…persiste a intolerância religiosa, em que uma religião supremacista impõe dogmas e fere não apenas a liberdade de escolha mas também a constituição” ficou um pouco forte. E como citou a constituição, ela é a carta magna, e a lei em sua máxima expressão. Então acho que não há insuficiência de leis, talvez a aplicabilidade, o respeito tendo como exemplo, os governantes. Mas acho também que pode explorar mais a história. A própria colonização e o papel da constituição no fortalecimento da liberdade do cidadão.

    • 1
  8. A primeira introdução ficou divinamente boa. Gostei demais. Mostrou conhecimento acerca de alusões históricas. Se eu fosse você , usaria a primeira…
    Quando os portugueses chegaram ao Brasil no início do século XVI, devido a sua colonização, os indígenas eram forçados a se converterem ao catolicismo, dessa forma, discriminando a sua cultura e religião. Hodiernamente, o cenário brasileiro não é muito diferente, pois ainda persiste a intolerância religiosa, em que uma religião supremacista impõe dogmas e fere não apenas a liberdade de escolha,
    mas também a constituição. Desse modo, é essencial identificar as causas desse preconceito religioso, causas que estão fortemente relacionadas ao reflexo histórico brasileiro e a insuficiência de leis.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.