CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL

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Na constituição brasileira, o direito à liberdade religiosa é assegurado. No entanto, na vida real, o número de denúncias de intolerância religiosa cresce cada vez mais, sem contar com a violência muitas vezes usada para impor uma regra ou pensamento religioso.

Ademais, o Brasil, é um país laico, ou seja, a intolerância religiosa é crime, mas muitas pessoas por não distinguirem diferenças entre liberdade de expressão e o que passa a ser uma ofensa, agravando mais as recorrências de ataques desse tipo, que muitas vezes resultam em agressões e até mortes.

Além disso, é necessário destacar que pesquisas publicadas pela Secretaria de Direitos Humanos, mostram disparidades maiores contra a religião afro-brasileira, que é a que mais sofre de intolerância, e é muitas vezes associada a macumba (que na verdade é um instrumento) ou a coisas ruins, mas por falta de interesse e conhecimento as pessoas acabam reproduzindo algo imoral.

Por tanto, espera-se que o poder executivo, aprimore as punições para quem desrespeitar essa regra, contanto também com um projeto para ensinar as diversas religiões nas escolas, conscientizando os alunos que poderão repassar as informações aos pais e outras pessoas. Sendo assim, espera-se combater a intolerância religiosa.

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3 Correções

  1. Olá Sams!
    Bom, primeiramente vale ressaltar que Constituição Brasileira deve ser escrita com letra maiúscula (dessa forma que escrevi), assim como nome de ministérios, poderes, fatos históricos (como Segunda Guerra Mundial, por exemplo) instituições, e, obviamente, nomes de países e pessoas. Outra coisa é que, caso sua redação seja voltada para o Enem, vc precisa entender melhor como deve ser estruturado o texto dissertativo-argumentativo, visto que vc não seguiu a forma correta de estruturação.
    Na introdução deve-se colocar 3 ou 4 perídos seguindo a ordem: CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICA + APRESENTAÇÃO DAS TESES QUE VOCÊ ABORDARÁ.
    No desenvolvimento é necessário colocar, em cada um dos parágrafos: TÓPICO FRASAL (resumo do que vc irá defender naquele parágrafo, estabelecendo conexão com o que foi dito anteriomente) + ANÁLISE CRÍTICA (sua análise e seus argumentos sustentados por dados, analogias ou argumentos de autoridade, além da demonstração de repertório sociocultural) + CONCLUSÃO DO ARGUMENTO.
    E na conclusão é preciso fazer, antes de tudo, a conclusão final de tudo que vc argumentou e, no final, realizar a retomada do que foi dito na introdução. Quanto a proposta de intervenção, é necessário seguir todos os cinco aspectos cobrados: ação, agente(s) (esses devem ser bem espicificados, como por exemplo “Ministéiro da Educação”), modo/meio com que a ação será realizada, finalidade da ação e detalhamento de um desses aspectos.
    Enfim… estude um pouco a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (juntamente com as competências da redação do Enem), busque ter um repertório diversificado e pratique bastante que vc conseguirá progredir.
    Espero te ajudado! :)

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  2. Boa tarde, sua redação esta muito boa, só é necessário que você aprimore mais seus argumentos, porque está vago, como é visto principalmente na conclusão, em que você não detalha a forma como o poder público pode melhorar nas punições.
    Ademais, explorar mais o desenvolvimento para assim melhor esclarecimento da tese.

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  3. Boa tarde, gostei bastante da sua redação. Acho que no lugar de termos como “cada vez mais”, “cada dia mais”, você poderia substitui-los por outros, não que esteja errado mas eles estão muito comuns. “o número de denúncias de intolerância religiosa cresce gradativamente”. Além disso, acho que você poderia ter desenvolvido melhor os seus argumentos juntamente com a conclusão. Por exemplo, você espera que o poder executivo aprimore as punições para quem desrespeitar essa regra, mas como o poder executivo vai aprimorar as punições? Por meio de mais fiscalizações, por outras leis, por multas… Enfim, acaba ficando um pouco vago sabe? Mas só ficar de olho nisso e continue assim, que você vai longe! Um abraço.

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