CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL

  • 0

 

_O Artigo 18° da Declaração Universal dos Direitos Humanos(DUDH) afirma que todo o indivíduo tem direito à liberdade de expressão, à consciência e à religião. Contudo, percebe- se no cenário brasileiro atual, a ausência dessas garantias no que diz respeito à intolerância religiosa no Brasil. Isso ocorre devido às raízes socioculturais ainda presentes no mundo hodierno e à falta de empatia por de indivíduos sobre a religião do outro.
_ Em primeira análise, é necessário ressaltar a influência de práticas religiosas ainda presentes como raízes socioculturais no pensamento ideológico dos brasileiros. Nesse sentido, a célebre cena da catequização dos índios por padres jesuítas no período de Colonização do Brasil, persiste como intolerância a cerca da religião dos nativos da época arrastada até o século XXI. Dessa maneira, tais atitudes refletem-se como barreiras para erradicar a problemática no país.
_ Outrossim, corrobora também para o impasse, a ausência de respeito por parte de alguns indivíduos sobre a religião do outro. Nesse espectro, a adolescente judia Anne Frank escreveu em seu diário intitulado ” Diário de Anne Frank”, as dificuldades enfrentadas por ela e por outros judeus com a ausência de respeito de alemães em aceitar a religião á qual seguia na Segunda Guerra Mundial. No entanto, as barreiras encontradas por judeus na Alemanha no século XX não diferem da realidade atual vivenciada por brasileiros em busca do respeito ao culto, o que torna outro imbróglio para o combate a intolerância religiosa no Brasil.
_ Infere -se, portanto, que medidas devem ser tomadas para a garantia do direito à liberdade de religião no país. Assim, é mister que a Câmara dos Deputados aprovem leis mais severas para aqueles que infligirem o direito ao culto por meio de assembleias ” Liberdade de Expressão ” a fim de que todos tenham o direito respeitado. Ademais, é papel dos pais e instituições de educacionais ensinarem na infância a importância da religião por meio da matéria ” Ensino Religioso ” lecionadas por professores capacitados a fim de garantir a educação como forma de tolerância. Logo, a DUDH será vivenciada pelos brasileiros .

Compartilhar

2 Correções

  1. Parabéns pelo texto! está muito bom.
    Concordo que pode melhorar na frase final para fechar o texto.
    Não entendo muito, mas acho que no inicio da proposta não há necessidade de ” Infere -se, portanto” Iniciar apenas com o Portanto já está ótimo.
    No geral, texto totalmente organizado e bem argumentado.
    Está no caminho certo, parabéns.
    C1- 180
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 160
    C5- 200
    NOTA: 940

    • 1
  2. Introdução muito bem contextualizada. Ótimo uso da Declaração dos Direitos Humanos atrelando com o tema proposto. Cuidado com a omissão de palavras, como no último período ao dizer: “por de indivíduos”.
    D1: Ótimo argumento fazendo alusão ao passado. Porém, ficou um pouco expositivo, reforçaria muito sua argumentação caso utilizasse um conectivo trazendo à realidade, como “Hodiernamente,”, expondo ainda mais sua opinião em relação ao ATUAL cenário.
    D2: Argumentação perfeita, bem como a seleção argumentativa. Observa-se a relação com a contemporaneidade como recomendado no D1.
    Conc: Todos os cinco aspectos requisitados explicitados por termos-chaves, como “por meio de”, “a fim de”… Mas, para fechar o texto perfeitamente, tente prestar mais atenção na frase de efeito, faça algo mais estruturado.
    Por fim, as notas que eu daria:
    Comp 1: 160
    Comp 2: 200
    Comp 3: 200
    Comp 4: 160
    Comp 5: 200
    Total: 920
    Parabéns pela redação!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.