Aprendiz

Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

  • 2

O regime nazista, cujo principal líder foi Adolf Hitler,originou-se na Alemanha em 1933.Essa ideologia teve grande influência na Segunda Guerra Mundial com um caráter totalitário que era sustentado por práticas absurdas, como o antissemitismo, ou seja, preconceito contra os judeus.Essa aversão trouxe, por consequência, o Holocausto,assassinato em massa de seis milhões de semitas,aproximadamente.Apesar desses fatos terrem ocorrido há mais de oitenta anos,ainda existe intolerância religiosa pelo mundo e o Brasil não fica isento disso.Dessa maneira, precisa-se combater todo tipo de discriminação e formas de propagação de falta de tolerância no âmbito religioso.

Necessita-se que isso ocorra, em primeiro plano, porque o artigo 208 do Código Penal  expõe que impedimentos ou perturbações em cerimônias de culto religioso resultam em detenção de um mês a um ano, ou multa.Nesse sentido, é obrigação de todo cidadão respeitar a lei e não ter atos que a desobedeça.

Além disso, existem dados alarmantes que comprovam a urgência nos casos de intolerância.Como exemplo, pode-se citar uma pesquisa extraída da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República,evidenciando que até julho de 2014,o Brasil tinha uma denúncia de falta de tolerância religiosa a cada três dias.

Tendo em vista o exposto, é essencial que medidas sejam tomadas para a resolução do problema.Assim, para que isso aconteça, o Ministério da Educação deve promover campanhas de conscientização nas escolas públicas e privadas, através de vídeos com pessoas de diferentes religiões interagindo entre si e transparecendo como umas aprendem com as outras com essa diferença.Ademais, sabe-se que não é possível alterar o passado, mas as crianças e os adolescentes são o futuro da nação,portanto, nada mais perspicaz do que começar por eles a mudança.

Compartilhar

3 Correções

  1. vou separar minhas considerações em 2 áreas;
    Parte externa do seu texto;
    — sua introdução está boa, mas, para ajudar na comp. 3 (projeto de texto), é aconselhável já pincelar os seus argumentos que serão usados nos desenvolvimentos.
    — foi feito o uso do repertório sociocultural produtivo.
    — na sua conclusão, identifiquei apenas 4 elementos (ação,agente,modo e detalhamento). Nessa comp. ficaria com 180 pontos.
    Parte interna do seu texto;
    — percebi que sua argumentação ficou muito escassa. Tente aprofundar mais a sua opinião (principalmente nos desenvolvimentos 1 e 2), não apenas apresentar dados estatísticos, e sim relacioná-los e contextualizá-los (pesquise sobre estratégias argumentativas).
    — outro ponto que queria levantar é sobre a abordagem do tema. Quando se fala em caminhos para combater, espera-se que seja apresentado os possíveis problemas e soluções para isso. O seu terceiro parágrafo está totalmente expositivo, e ao longo da argumentação não parecia que estava sendo discutido um problema, apenas expondo-o.
    Minha dica é pesquisar sobre argumentação e proposta de intervenção porque acredito que vc já saiba o esqueleto de um texto modelo ENEM. Continue treinando.Abraços.

    • 1
  2. Suas ideais estão bem posicionadas de acordo com os parágrafos eu considero sua redação como boa. Mas para ficar ainda melhor recomendaria a você colocar mais conectivos e voltar mais à ideia central durante seu desenvolvimento para infatizar a seu objetivo.
    O que faltou foram apenas detalhes em sua maioria sua redação está forte, bem estruturada e com argumentos concretos e convincentes.

    • 1
  3. Em si a redação está boa, entretanto, sua redação ficou um pouco sem contextualização, faltou períodos, seus desenvolvimentos ficaram curtos demais. No desenvolvimento, você deveria parafrasear a sua tese, acho que foi só isso. E, utilize de mais sinônimos e conectivos…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.