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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

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São Tomás de Aquino elencava que todas as pessoas sempre deveriam ser tratadas com a mesma importância. Apesar disso, ao contrário do ponto de vista do filósofo, observamos a problemática envolvida relacionada a intolerância religiosa no Brasil, cujas causas estão na não aceitação a diversidade religiosa e na discriminação enraizada no legado histórico.

Tendo em vista a realidade supracitada, destaca-se a não aceitação a diversidade religiosa como parte da complexidade do problema. De acordo com Martin Luther King, “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça á justiça em todos os lugares. Nota-se que nesse contexto, o repúdio, a intolerância, e o preconceito aos distintos viés religiosos se caracterizam como um ato injusto que fere o direito de expressão de cada indivíduo.

Ademas, outro fator preponderante é a discriminação religiosa enraizada no legado histórico brasileiro. Segundo Nicolau Maquiavel até as leis mais ordenadas podem ser impotentes diante da cultura e dos costumes de uma sociedade. É possível constatar que as religiões afro brasileiras são o principal alvo discriminatório, já que, a sociedade é marcada por diversos acontecimentos com raízes escravatorias e racistas.

Portanto, é evidente que tais entraves precisam ser solucionados. Cabe ao MEC, em parceria com o programa nacional do livro (PNLD) Desenvolver uma atualização nos livros de história, com a finalidade de mostrar a diversidade como peça fundamental para uma sociedade justa e igualitária. Ademas, o ministério de cultura deve promover em parceria com o ministério de comunicação exposições e rodas de dialogo com as diversas religiões aberta ao público, com a finalidade de se ter uma inclusão no âmbito social. Só assim teremos uma sociedade mais receptiva a diversidade religiosa.

Amigos, essa é minha primeira redação aqui! Ficarei muito feliz com as considerações de vocês!
Cabe nota:
Minha redação foi baseada no texto motivador 2 e 4 do respectivo tema Enem!
Obrigada!

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2 Correções

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
    Compreensão da proposta de redação. …Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom! Cuidado com as pontuações entre as frases.
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

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  2. Olá
    Primeiramente, seja bem vinda à comunidade Escrever Online. É uma honra ser a primeira pessoa a corrigir sua primeira redação aqui na plataforma :)
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    “(1)São Tomás de Aquino elencava(2) que todas as pessoas sempre deveriam ser tratadas com a mesma importância. Apesar disso(3), ao contrário do ponto de vista do filósofo, observamos(4)a problemática envolvida(5) relacionada a (6)intolerância religiosa no Brasil, cujas causas estão na não aceitação a(8)diversidade religiosa e na discriminação enraizada no(9) legado histórico.”
    1- referencie o repertório
    2- elenca
    3- conectivo errado. Aqui, o conectivo correto seria aquele cuja função é a de oposição ( porém, entretanto, no entanto, todavia)
    4- no Enem, é mais seguro SEMPRE escrever os verbos em 3⁰ pessoa do singular. Nesse caso, o verbo nessa conjugação ficaria ” observa-se ”
    5- envolvida e relacionada não expressam o mesmo sentido?
    6- à
    7- da
    8- substitua o ” na ” por ” pelo”
    Embora sua introdução apresenta um repertório sociocultural legitimado e pertinente ao tema, este não é produtivo.
    Boa tese.

    Desenvolvimento 1
    “Tendo em vista a realidade supracitada,(1)destaca-se a não aceitação a(2)diversidade religiosa como parte da complexidade do problema. De acordo com Martin Luther King,(3)“a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça á justiça em todos os lugares. Nota-se que(4)nesse contexto, o repúdio, a intolerância, e o preconceito aos distintos viés religiosos se caracterizam como um ato injusto que fere o direito de expressão de cada indivíduo.”
    Antes de apontar seus erros no D1, fica uma pergunta: em que aspecto você se baseou nos textos motivadores da proposta de redação?
    Hipóteses por mim levantadas
    – cópia ou paráfrase dos textos motivadores ( o que não ocorre em nenhuma parte da sua redação)
    – explicação do tema e das causas apontadas com base nas ideias apresentadas nos textos motivadores (definitivamente não tem nada de errado nisso)
    1- falta um conectivo de relevância ( A princípio, em primeiro lugar, em primeiro plano, inicialmente)
    2- à
    3- retire a vírgula
    4- coloque uma vírgula
    Em sua argumentação faltam os seguintes elementos:
    marca de autoria;
    explicação de como essa causa se dá no problema;
    tornar o repertório produtivo e pertinente à discussão desenvolvida ao longo do parágrafo.

    Desenvolvimento 2
    “Ademas(1), outro fator preponderante é a discriminação religiosa enraizada no(2)legado histórico brasileiro. (2)Segundo Nicolau Maquiavel até as leis mais ordenadas podem ser impotentes diante da cultura e dos costumes de uma sociedade. É possível constatar que as religiões afro brasileiras são o principal alvo discriminatório, já que, a sociedade é marcada por diversos acontecimentos com raízes escravatorias e racistas.”
    1- Ademais
    2- o que que o legado histórico brasileiro tem haver com o pensamento de Maquiavel?
    3- “pelo”e não “no ”
    Mesmas observações feitas no desenvolvimento 1
    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo (inexistente)
    Detalhamento ( inexistente)
    Finalidade ok

    Notas:
    C1- 160
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 160
    C5- 120

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