Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil

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CORRIJAM BASEADO NOS CRITÉRIOS DO ENEM E ADICIONEM NOTAS DAS COMPETÊNCIAS, POR FAVOR.

 

O período Colonial do Brasil, durante os séculos XVI e XIX, foi marcado pela tentativa de converter os índios ao catolicismo, em função do pensamento soberano dos portugueses. Embora esse cenário remonte séculos atrás, a intolerância religiosa no país ainda se faz presente, evidenciando a violência, imposições de dogmas e o desconhecimento de crenças diferentes.

Primordialmente, é explícito que boa parte da sociedade brasileira não respeita o próximo. A saber, o Mito de Procusto evidencia que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser abominados. Essa condição é semelhante ao pensamento de muitos intolerantes, visto que não entendem como outras pessoas podem seguir uma religião diferente do estereótipo julgado como correto por parte da coletividade.

Ademais, cabe avaliar o desconhecimento acerca de crenças  diversas. Segundo Sócrates, os erros são consequência da ignorância humana e que influi precisamente em comportamentos inadequados, como violência e falta de respeito contra pessoas que seguem uma linha de pensamento oposto. Também é interessante ressaltar que algumas religiões não permitem o contato com a perspectiva de outras doutrinas. Ainda assim, é fundamental compreender o direito da liberdade de dogmas e respeitar visões divergentes.

Devido aos fatores supracitados, é evidente que o Brasil precisa seguir novos caminhos para confutar a intolerância religiosa. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação elaborar um projeto escolar que vise contemplar as diferenças religiosas e o respeito à elas, através de palestras e peças teatrais que abordem tal temática. Paralelamente, a Polícia Civil deve criar um dique denúncia anônimo, por meio de uma delegacia especializada, visando incentivar a delação de práticas violentas em prol da problemática, garantindo assim, uma sociedade mais segura e tolerante.

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1 Correção

  1. INTRODUÇÃO
    Após a inserção do seu repertório, é bom inserir um elemento coesivo (NESSE SENTIDO, NESSA PERSPECTIVA), isso tira pontos da COMP 4.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Sua argumentação está um pouco escassa, podendo (a depender do corretor) tirar pontos da COMP 2
    Você não realizou uma “conclusão do parágrafo”. Lembre-se que cada parágrafo deve possuir um início (tópico frasal), desenvolvimento (argumentação) e conclusão (fechamento da argumentação). Esse último resume de forma rápida sua argumentação e gera uma conclusão de seu pensamento. COMP 2

    DESENVOLVIMENTO 2
    Faltou um elemento coesivo intraparágrafo antes da palavra “também” (COMP 4), assim como a conclusão do parágrafo (COMP 2). Sua argumentação também está um pouco escassa.

    CONCLUSÃO
    Falta do S em “disque” COMP 1
    Não utilize “através” para falar de meio, visto que essa palavra tem o sentido de atravessar, como em “atravessar a porta”. Pode ser usado o “utilizar” como em “utilizando-se de palestras…” COMP 1
    Você esqueceu do detalhamento e também de retomar a sua tese antes do parágrafo (apesar de estar ausente em muitos textos nota 1000 do ENEM, é algo necessário para a construção de um texto dissertativo argumentativo). COMP 5

    NOTAS
    COMP 1 – 160
    COMP 2 – 120
    COMP 3 – 200
    COMP 4 – 120
    COMP 5 – 120

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
    Não são erros difíceis de ser modificados, é necessário atenção e buscar se aprofundar na estrutura do texto. Cuide sempre dos recursos coesivos (crie um modelo próprio e utilize sempre os mesmos, inclusive intraparágrafos). Seus repertórios são muito bons e bem colocados, apesar de sua argumentação ser um pouco pobre no sentido de ser pouco desenvolvida. Aprofunde um pouco mais na argumentação, expondo mais de um lado sobre cada assunto (no caso do ENEM, os temas são problemáticas, pode expor os lados negativos e positivos). Para isso, estude redações nota 1000, onde os desenvolvimentos possuem muitos períodos. Bons estudos!

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