Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

  • 1

No século XV com a vinda dos portugueses ao Brasil, juntamente com os escravizados, instalou-se um período de violências e ausência de direitos aos cativos, entre estes, destaca-se a proibição de manifestação religiosa nas religiões de matriz africana. Embora a sociedade brasileira atual apresente contornos específicos, é possível, ainda, visualizar o legado deixado presente na questão da intolerância religiosa. Por essa perspectiva, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude da falta de conhecimento e dos estereótipos criados.

Convém ressaltar, a princípio, que o desconhecimento acerca das diferentes manifestações religiosas é um fator determinante para a persistência da intransigência religiosa. Segundo o filósofo Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Nesse aspecto, a educação tem papel crucial para a reversão desse quadro, uma vez que com ela será possível gerar informação a respeito das crenças, causando impacto positivo na sociedade, pois com ela novas perspectivas serão proporcionadas. Desse modo, quanto mais desinformação, mais preconceito haverá, gerando casos de violência verbal e física, o que denota a necessidade de reversão atual da situação.

Outrossim, ressalte-se que os estereótipos existentes também são entraves no que tange a questão da problemática.  Em consonância com o filósofo alemão Schopenhauer, “os limites do campo de visão de uma pessoa determina seu entendimento sobre o mundo”. Por essa ótica, têm-se que a visão limitada sobre determinado assunto pode tornar-se um estereótipo ou um preconceito. Além disso, faz-se necessário entender o significado de liberdade de expressão, porque a confusão desse conceito pode ocasionar na famosa “violência disfarçada de opinião”, onde ofensas ou xingamentos são proferidos em razão de um conceito ultrapassado e inflexível. Logo, pode-se compreender que é substancial a mudança desse quadro negativo.

Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para o combate à intolerância religiosa apresenta entraves que necessitam ser resolvidos. Para que isso ocorra o Ministério da Educação (MEC) juntamente com a mídia devem agir criando propagandas de cunho informativo e educativo que serão transmitidas na televisão e em redes sociais, promovendo maior conhecimento para grande parcela da população. Além disso, é necessário que as propagandas tenham linguagem facilitada para que pessoas leigas também tenham acesso. Dessa forma, será possível reverter essa situação que causa tantos problemas na sociedade.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, em primeiro lugar quero te parabenizar pela sua redação, de fato é exemplar, mas acredito que para chegar no mil ainda faltam alguns ajustes. Seguem abaixo as minhas constribuições:
    Primeiro parágrafo, linha três: “… manifestação religiosa nas religiões de matriz africana.” Cuidado com o uso de subtanstivo repetitivo.
    Segundo parágrafo, citação. Eu recomendo utilizar citações mais originais, essa frase de Kant chega a ser repetitiva nos vestibulares e Enem. Surpreenda seu corretor, ler a mesma coisa várias vezes gera tédio. Pesquise a respeito de Diderot, ele foi um dos criadores da enciclopédia, um iluminista ousado e genial que também dissertou sobre educação.
    Segundo parágrafo também percebi que “pois com ela novas perspectivas serão proporcionadas” ocupou linha e não agregou no seu texto. No próximo texto procure ser mais ousado com a estrutura das orações, fuja do óbvio. O escritor Samer Agi diz que a ousadia vestida de prudência é uma benção, ouse ser diferente. Leia as redações nota mil de 2020, todas possuem um diferencial, qual é o seu ? Em termos de nota tendo como base as 5 competências eu daria 880.

    Aguardo a sua próxima redação para ter o prazer de avaliar como 1000. Obrigada!

    • 1
  2. UAU!! Meus parabéns, você escreve muito bem.
    Repertórios socioculturais bem escolhidos;
    Domínio da língua culta;
    Ótima argumentação;
    A única coisa que eu acrescentaria é uma segunda proposta de intervenção, algo que concretize as ações propostas nas propagandas que você colocou (ótimas, por sinal).

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.