Iniciante

Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

  • 1

(Quem puder corrigir de acordo com o Enem, agradeço!)

 

 

A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro, assegura a todos a liberdade de crença. Entretanto, os casos de intolerância religiosa mostram que as pessoas ainda não vivem esse direito na prática. Nessa perspectiva, um diálogo entre Estado e sociedade sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa é medida que se faz imediata.

Precipuamente, vale ressaltar que a intolerância religiosa é um problema existente desde séculos passado. Com a chegada das caravelas portuguesas, as quais trouxeram os padres, os índios perderam a sua liberdade de crença e foram obrigados, de forma violenta, a se converter ao catolicismo, religião que era dominante na Europa. Porém, não é razoável que ainda haja uma religião que subjugue a outra, o que deve ser repudiado em um Estado laico, a fim de se combater a intolerância à crença.

Além disso, é cabível salientar que, o sociólogo Zygmunt Bauman defende, na obra “Modernidade Líquida” que o individualismo é uma das principais causas da pós-modernidade, e dessa forma, parte da sociedade se faz plenamente responsável pela visão tende a ser incapaz de tolerar diferenças. Sendo a mídia responsável por tal visão da população, onde deveria através do seu poder de alcançar todo território através de séries e novelas abordando sobre o tema de forma correta e ampla, apesar do multiculturalismo no Brasil, há quem exija do outro a mesma postura religiosa e seja intolerante àqueles que dela divergem.

Destarte, fica evidente a problemática intolerância religiosa no Brasil. Tornando assim indubitável a importância do Governo Federal, mediante o Ministério Público compete promover ações judiciais pertinentes contra atitudes individualistas ofensivas à diversidade de crenças. Ainda cabe à mídia, por meio de debates, o papel de promover campanhas publicitárias, quadros de programas juntamente com as mídias sociais, fomentando a conscientização sobre respeitar todas as religiões. A fim de que, essa problemática de cunho social e de segurança pública, seja cada vez menos recorrente na sociedade brasileira. 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, Carlos, boa tarde! Vou corrigir por parágrafos e qualquer erro você me comunica, pode ser? Vamos lá! =)

    INTRODUÇÃO
    Você fez uma boa ligação entre a contextualização da Constituição Federal e os direitos civis, além de desenvolver uma tese bem estruturada. Não observei nenhum erro de pontuação ou escrita neste parágrafo, so senti falta das 2 problemáticas a modo específico. Você conclui muito bem sua introdução, mas não citou os 2 problemas que seriam trabalhados no D1 e D2, cuidado com isso, pois é um modelo padrão exigido pelo Enem.

    D1
    Muito bom o seu parágrafo, pois você trouxe um fator histórico e introduziu na sua argumentação, isso revelou autoria e bagagem sociocultural, parabéns! Atendeu muito bem à estrutura do desenvolvimento, so senti falta da problematização atual, pois você argumentou muito em cima dos tempos passados, não focando muito nessa intolerância atualmente.

    OBS:
    –> erro de concordância: “séculos passado” (passados)
    –> erro de concordância: “se converter” (converterem)
    –> repetição próxima (religião): “…religião que era dominante na Europa. Porém, não é razoável que ainda haja uma religião…”

    D2
    Nesse seu parágrafo, por conta de ausências de conjugação e equívocos de pontuação, você deu uma queda na coesão, o que dificultou muito o entendimento e a leitura. A ideia está ótima, so precisa ser melhor organizada. Aconselho você a reler este seu parágrafo.

    OBS:
    –> 2 usos de através incorretos, além de estarem muito proximos. So use ‘através’ quando você estiver se referindo a algo de atravessa, caso contrario, no seu caso, o adequado é “por meio de/ por intermeio de”
    –> equivoco na colocação da vírgula. Corrigido: “Além disso, é cabível salientar que o sociólogo Zygmunt Bauman defende, na obra “Modernidade Líquida”, que o individualismo…”
    –> equivoco na colocação da vírgula. Corrigido: “…da pós-modernidade e, dessa forma, parte…”
    –> “parte da sociedade se faz plenamente responsável pela visão tende a ser incapaz de tolerar diferenças.” ?????
    –> repetiçaõ próxima (visão)

    CONCLUSÃO
    –> ação: promover ações judiciais pertinentes contra atitudes individualistas ofensivas à diversidade de crenças. | promover campanhas publicitárias, quadros de programas juntamente com as mídias sociais
    –> meio/modo: ? | por meio de debates
    –> agente: Governo Federal, mediante o Ministério Público | mídia
    –> finalidade: ? | fomentando a conscientização sobre respeitar todas as religiões
    –> detalhamento: ? | ?

    OBS
    Você trouxe 2 proposstas, mas ambas incompletas. O enem não obriga ao autor resolver os 2 problemas, basta um, mas de forma que atende aos 5 criterios exigidos. Outra coisa, você colocou dois verbos de ação (competir e promover), basta um, ja que eles estão atuando de forma idênticas.

    🔺C1: 160
    🔺C2: 180
    🔺C3: 120
    🔺C4: 160
    🔺C5: 120
    🔺NOTA: 740

    Essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. ❤️❤️

    • 4
  2. Boa Tarde, Carlos!
    informações citadas na dissertação:
    – Constituição Federal de 1988
    – Modernidade Líquida(sociólogo) ”ZB”
    – Jesuítas no Brasil
    ACHEI QUE FALTOU DADOS ESTATÍSTIOCOS PARA DAR MAIS ”FORÇA” AO TEXTO!

    Introdução: Deixar explícito os seus argumentos no final do 1°parágrafo.

    Desenvolvimento 1: No segundo parágrafo, vc só falou dos jesuítas! PRATICAMENTE, E FALTOU COERÊNCIA NELE.
    ” Porém, não é razoável que ainda haja uma religião que subjugue a outra, o que deve ser repudiado em um Estado laico, a fim de se combater a intolerância à crença.” – Naquela época no Brasil, não existia esse negócio de ”laicidade”.

    Desenvolvimento 2: ”e dessa forma, parte da sociedade se faz plenamente responsável pela visão tende a ser incapaz de tolerar diferenças”. – cadê a coesão? a sociedade se faz responsável pela visão tende a ser incapaz de tolerar diferenças?

    ” Sendo a mídia responsável por tal visão da população, onde deveria através do seu poder de alcançar todo território através de séries e novelas abordando sobre o tema de forma correta e ampla, apesar do multiculturalismo no Brasil, há quem exija do outro a mesma postura religiosa e seja intolerante àqueles que dela divergem”. – ESTÁ PARECENDO UM POUCO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO!

    Conclusão: Faça apenas uma PI (pois é mais difícil de errar).
    NÃO PRECISAVA COLOCAR ”INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL” NO COMEÇO DA CONCLUSÃO!
    OBS: ESCOLHA CONECTIVOS MAIS SIMPLES!
    CUIDADO COM VÍRGULA.

    ”a importância do Governo Federal, mediante o Ministério Público compete promover ações judiciais pertinentes contra atitudes….”. COMPETE? EU NÃO ENTENDI (CUIDADO COM A COERÊNCIA)!!!

    Espero que te ajude!
    ;)
    Fernanda Mello…………………………………………………………………………………………

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.