- Embora o código penal assegure a punição aos crimes contra o sentimento religioso, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há cumprimento dessa garganta, principalmente no que se diz respeito a religião africana. Isso acontece duvido a construção histórica que direcionou maus olhares a cultura específica afro-brasileira, e a condição de que a bancada religiosa cristã ainda interfere na política.
É relevante abordar, primeiramente, que durante o período de colonização, os indígenas eram proibidos de praticarem sua própria religião, o mesmo ocorre com os Africanos escravizados. Essa dinâmica não é diferente nos dias atuais, já que com base em dados da “folha” 75% de vítimas que relataram discriminação foram provenientes de religiões afro-descendentes.
Paralelo a isso, vale também ressaltar que tais religiões sobreviveram por séculos apenas pelo fato de que houve uma reprodução das crenças autoritárias, como disserta Gilberto Freyre em “Casa grande senzala”, o mesmo explica como a sociedade, especialmente grupos marginalizados precisaram se encaixar em tudo que vinha da elite.
Dessa forma pode-se perceber que o debate acerca da realidade de religiões africanas é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica é imperative que a justiça aplique suas leis ou aumente a penalidade das mesmas com a finalidade de desmotivar qualquer ato discriminatório. Além disso, cabe as instituições de ensino aplicar o ensino religioso de forma que acabe com qualquer supertição acerca de religiões variadas.
ingridDejesus
Oiii
Você tem uma ótima escrita mas precisa-se detalhar mais a proposta de intervenção(conclusão) , você falou muito sobre a religião africana e não deu muito atenção para explicação do tema mas sua perspectiva sobre o que citou sobre a religião está muito boa , uma dica: quando for dar uma solução a redação eu recomendo não colocar leis por que o Brasil é o país que tem mais leis mas não é aplicada , aqui não falta leis , o que falta é ser exercida . boa redação.
youngblzzd
sua escrita está impecavel e tem bastante conhecimento para ser usado mas sua redação não acompanha os padroes enem e eu nao sei se esse é seu objetivo mas caso seja vai aqui uma dicas e é importante que você pesquise e veja videos sobre a estrutura enem
–
na introdução você começou bem mas faltou um melhor desenvolvimentp e apresentação de suas teses na ultima oração
–
apesar de ser permitido apenas um desenvolvimento, é ideal que você faça dois
–
sua conclusão tem uma base mas precisa ser melhor planejada e apresentar o fatores da comp. 5
CatharinaPechtoll
Olá, tudo bem?
Sua escrita é muito boa, mas, particularmente, faltou um desenvolvimento maior, você poderia ter usado “Embora o código penal assegure a punição aos crimes contra o sentimento religioso” e ” e a condição de que a bancada religiosa cristã ainda interfere na política.” para fazer um comparativo de Estado Laico e o reflexo na sociedade e sua origem. Além disso, faltou uma proposta de intervenção mais profunda para o problema abordado.
Parabéns!