Aprendiz

Caminhos para combater a homofobia no Brasil

  • 1

De acordo com o filósofo Sartre, cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, contrariando o existencialista, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à homofobia no Brasil, configurando um grave cenário. Dessa forma, é lícito afirmar que a postura midiática e a ausência de denúncias contribuem para a perpetuação do problema.

Em primeiro plano, evidencia-se a má influência midiática como um empecilho a ser superado. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Sob esse prisma, percebe-se que canais de comunicação, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, funcionam como mecanismos opressores, visto que tratam a homofobia brasileira como “tabu”, silenciando o assunto. Assim, com a carência informativa por parte da sociedade, a resolução do problema torna-se complexa.

Outrossim, uma análise no número de denúncias é necessária. Segundo o imperativo categórico de Kant, o indivíduo deve seguir uma máxima que gostaria de ver transformada em lei universal, ou seja, ele precisa agir de acordo com o que quer ver acontecendo. Contudo, no que tange ao Brasil atual, a ausência de denúncias sobre agressões contra homossexuais afasta a sociedade do ambiente mais seguro e justo almejado. Logo, é substancial a mudança desse cenário.

Portanto, unge à mídia brasileira a criação de publicidades sobre a homofobia, abordando a necessidade de denúncias e do respeito ao próximo, por meio da “hashtag” #EuRespeito, que será compartilhada nas redes sociais, juntamente a vídeos de pessoas que sofreram essa violência, a fim de conscientizar a população sobre os impactos desse preconceito na sociedade e como dar queixa. Com isso, a nação justa desejada se tornará, de fato, uma lei universal, consoante à proposta de Kant.

(se puderem, deem uma nota, ficaria bastante grata)

Compartilhar

3 Correções

  1. Muito boa sua redação, sua introdução ficou excelente e seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos. No entanto, você poderia ter aprofundado melhor na sua proposta de intervenção, mostrando algo mais efetivo a longo prazo. Contudo, foi boa a colocação que você propôs.
    I-180
    II-200
    III-200
    IV-180
    V-160
    Total=920
    Continue praticando e saiba que você vai longe. Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências exigidas na redação e como é feita a pontuação acesse o site: ortal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Parabéns e nunca se esqueça que a prática traz excelentes resultados!!!

    • 1
  2. Continue se esforçando, melhore no que for possível. Um bom aperfeiçoamento é bem compensado. Você tem um bom uso de palavras,domina com exímio maestria. Texto do coerente, mostra que você não se perdeu e nem desviou do foco Central. Vai ser um caminho difícil , mas nunca desistaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    • 1
  3. introdução
    sua citação de Sarte encaixou perfeitamente com o tema
    desenvolvimento
    vc possui domínio sobre o tema, ass citações de Kant e Bourdieu são ótimas, mas acho que vc poderia expandir, como por exemplo utilizado outras citações ou alusões, deixando um pouco de lado os pensadores logo vc utilizou 3 ( isso n é ruim mas om certeza se vc pudesse colocar outras citações os corretores teriam outro olhar )
    conclusão
    vc foi inovadora, fez o detalhamento e modo/meio
    Competência 1:180
    Competência 2:200
    Competência 3:140
    Competência 4:160
    Competência 5:200
    por favor, corrija a minha de volta, se possível coloque a nota

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.