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caminhos para combater a gravidez precoce no Brasil

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O filme “Simplesmente acontece” retrata as consequências de uma gravidez indesejada durante a adolescência na vida da protagonista, Rose, que precisa abrir mão de todos os seus planos em prol da gestação. De forma análoga, no Brasil, o índice de gravidez precoce entre jovens continua a apresentar números altos, ressaltando a gravidade desse fenômeno social no país. Logo, a fim de impedir que tantas outras meninas tenham seus sonhos roubados pela interferência de uma gravidez, faz-se necessário discutir acerca de caminhos para contornar este impasse.

Em primeira instância, o tabu no tange a educação sexual é um dos culpados para os altos índices de gravidez precoce. Segundo pesquisa do IBGE, um a cada cinco nascimentos no país é gerado por garotas de 15 a 19 anos. Haja vista que os adolescentes em um determinado momento irão despertar para a vida sexual, torna-se indispensável discutir com estes, longe de tabus, acerca dos riscos que envolvem uma vida sexualmente ativa, de forma a ensiná-los a se protegerem não só de uma gravidez, mas também de uma possível contaminação por DST.

Em segunda instância, segundo pesquisa do site senado.leg incidência de casos de gravidez entre adolescentes ocorre principalmente em áreas carentes, porém tem tendência a diminuir de acordo com o aumento da instrução escolar. Logo, percebe-se que a desigualdade social é outro agente incentivador das altas taxas de natalidade entre pessoas mais novas, dada a falta de acesso a informação, mas que o caso pode ser resolvido a partir do momento em que se insere educação na vida destes adolescentes, bem como a educação sexual.

Em síntese, a fim de contornar tal problemática, o Ministério da Educação deve, por meio de palestras educativas ministradas por profissionais da saúde, atuar em escolas públicas e privadas, de forma a instruir e conscientizar os adolescentes sobre os riscos que envolvem uma vida sexual ativa e como vivenciar essas experiências de forma segura. Assim, futuros semelhantes ao da protagonista, Rose, seriam evitados.

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3 Correções

  1. Olá, Maria do Carmo, sua redação tem um conteúdo excelente, parabéns!

    C1- Seu texto possui pouquíssimos erros ortográficos. São eles:
    – “um a cada cinco” ( o certo seria “um, a cada cinco”)
    – “abrir mão de” ( expressão informação, coloque- a em aspas ou substitua por “renunciar”)
    – “acesso a” (possui crase)

    Dica: substitua “sonhos arruinados” por “ empecilhos que possam comprometer sua perspectiva de vida”. Perceba que “sonhos” é uma palavra relativa e “perspectiva de vida” se encaixaria melhor. Além disso, “arruinar” é uma palavra muito forte, digamos. Melhor usar dificultar, uma vez que apesar das dificuldades, muitas mães conseguem alcançar seus objetivos de vida.
    Nota: 180

    C2- Compreendeu bem o tema e soube aplicá-lo a partir de um bom repertório sociocultural.
    Nota: 200

    C3- Ótima argumentação que demonstra seu posicionamento ao longo do texto e é comprovada por dados estatísticos, além de ser um texto organizado e bem estruturado dentro das delimitações.
    Nota: 200

    C4- Você demonstra ter conhecimento dos conectivos e suas funções e os utiliza de forma diversificada e com raras repetições. Excelente!
    Nota: 200

    C5- Sua proposta é válida e possui os 4 elementos (ação, agente, meio e efeito), só faltou o detalhamento, principalmente do meio. Evidencie como o MEC vai agir (os recursos financeiros, de onde virão as verbas).
    Vou te dar um exemplo:
    A PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura) .É por ela que se viabiliza qualquer meio que invista na literatura, a exemplo de financiamento de bibliotecas.
    Caso não exista nenhuma lei ou programa social que viabilize isso, cite o senado e a elaboração de um projeto de Lei (PEC).
    Nota: 160

    Nota total: 940

    Atente-se às dicas. Bons estudos!

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  2. Olá, Maria do Carmo, sua redação tem um conteúdo excelente, parabéns!

    C1- Seu texto possui pouquíssimos erros ortográficos. São eles:
    – “um a cada cinco” ( o certo seria “um, a cada cinco”)
    – “abrir mão de” ( expressão informação, coloque- a em aspas ou substitua por “renunciar”)
    – “acesso a” (possui crase)

    Dica: substitua “sonhos arruinados” por “ empecilhos que possam comprometer sua perspectiva de vida”. Perceba que “sonhos” é uma palavra relativa e “perspectiva de vida” se encaixaria melhor. Além disso, “arruinar” é uma palavra muito forte, digamos. Melhor usar dificultar, uma vez que apesar das dificuldades, muitas mães conseguem alcançar seus objetivos de vida.
    Nota: 180

    C2- Compreendeu bem o tema e soube aplicá-lo a partir de um bom repertório sociocultural.
    Nota: 200

    C3- Ótima argumentação que demonstra seu posicionamento ao longo do texto e é comprovada por dados estatísticos, além de ser um texto organizado e bem estruturado dentro das delimitações.
    Nota: 200

    C4- Você demonstra ter conhecimento dos conectivos e suas funções e os utiliza de forma diversificada e com raras repetições. Excelente!
    Nota: 200

    C5- Sua proposta é válida e possui os 4 elementos (ação, agente, meio e efeito), só faltou o detalhamento, principalmente do meio. Evidencie como o MEC vai agir (os recursos financeiros, de onde virão as verbas).
    Vou te dar um exemplo:
    A PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura) .É por ela que se viabiliza qualquer meio que invista na literatura, a exemplo de financiamento de bibliotecas.
    Caso não exista nenhuma lei ou programa social que viabilize isso, cite o senado e a elaboração de um projeto de Lei (PEC).
    Nota: 160

    Nota total: 940

    Atente-se às dicas. Bons estudos!

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  3. Olá colega, boa tarde, espero que esteja bem. Vejo que está é uma redação dissertativa-argumentativa, provavelmente está estudando para o ENEM, eu também estou.
    Pontuando sua redação como uma leiga da área, e uma justa opinião de estudante.
    Seu texto está muito bom porém notei alguns desvios ortográficos como nesse parte : , “segundo pesquisa do site senado.leg” faltou um a entre o segundo e pesquisa.

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