Segundo o Artigo 25 da Declaração Universal do Direitos Humanos – DUDH, de 1948, todo ser humano tem direito ao acesso a determinados pré-requisitos para sua plena existência, dentre eles figura a moradia, que no brasil é estranha a muitos cidadãos que não possuem a dita cuja ou encontram-na em condições precárias. Sinteticamente, é preciso encontrar uma forma de superar o referido problema para atender as demandas básicas dos indivíduos que no Brasil vivem em habitações inadequadas ou sem elas, para tanto, faz-se preciso a erradicação dos aspectos da sociedade que favorecem a perpetuação dessa questão.
A priori, o documentário brasileiro “Leva” repercuti o quotidiano de invasores, filiados ao Movimento Sem-Teto – MST, de edificações, públicas ou privadas, que estavam abandonadas, dessa forma é mostrado os alvoroços que norteiam a vida destas pessoas que se veem forçadas a tais ações para terem uma habitação cujas condições são péssimas. Assim, é perceptível a problemática implicada à vida daqueles que se encontram em situações como as enfrentadas pelos participantes do movimento, que expõem na obra cinematográfica suas tristes histórias e condição atual, marcadas por diferentes problemas.
Ademais, o Brasil é historicamente marcado pela segregação espacial e pela desigualdade socioeconômica, reflexos diretos do modelo colonizatório que lhe foi imposto, que favorecem poucos segmentos da sociedade, inicialmente a elite agrária porém na atualidade as classes contempladas são mais diversificadas, em detrimento de um coletivo bem mais amplo, o que tem consequências trágicas para aqueles que estão mais abaixo da pirâmide social. Nesse contexto, entende-se que o problema do acesso a moradia no país é consequência da má distribuição de renda natural na história da nação.
Por fim, mesmo que inviável erradicar completamente o problema da falta de acesso a moradia no brasil por questões econômicas, a intervenção estatal na questão é um caminho para sua amenização. Nesse sentido, cabe aos representantes do Poder Executivo – que, assim como propôs Montesquieu, tem a função de reger o Estado – amplie seu investimento na construção que de moradias para famílias desfavorecidas, processo hoje feito pelo programa “Minha Casa Minha Vida” mas que não contempla a todos os necessitados, e no estabelecimento de abrigos para pessoas em situação de rua. Destarte, pode-se conferir a um numero significativo de brasileiros o acesso a um dos direitos básicos estipulados pela DUDH.
krisleinara27
NOTAS:
C1- 150
C2- 140
C3- 150
C4- 150
C5- 170
TOTAL: 760
– Senti falta de opinião nos seus argumentos, tente melhorar nesse quesito, pois está muito informativo.
– Seus parágrafos estão muito extensos, escreve menos, resuma mais.
– Não utilize expressões da oralidade, como “dita cuja”.
– Faça parágrafos com 3 períodos (3 pontos finais), pois é o ideal.
cartola682
Segundo o Artigo 25 da Declaração Universal do Direitos Humanos – DUDH, de 1948, todo ser humano tem direito ao acesso a determinados pré-requisitos para sua plena existência, dentre eles figura a moradia, que no brasil(1) é estranha a muitos cidadãos que não possuem a dita cuja ou encontram-na em condições precárias. Sinteticamente, é preciso encontrar uma forma de superar o referido problema para atender as demandas básicas dos indivíduos que no Brasil vivem em habitações inadequadas ou sem elas, para tanto, faz-se preciso a erradicação dos aspectos da sociedade que favorecem a perpetuação dessa questão.(2)
1 – Brasil
2 – Em relação à escrita formal, segundo a norma padrão, até aqui vai bem, parabéns.
A priori, o documentário brasileiro “Leva” repercuti(3) o quotidiano de invasores, filiados ao Movimento Sem-Teto – MST, de edificações, públicas ou privadas, que estavam abandonadas, dessa forma é mostrado os alvoroços que norteiam a vida destas pessoas que se veem forçadas a tais ações para terem uma habitação cujas condições são péssimas. Assim, é perceptível a problemática implicada à vida daqueles que se encontram em situações como as enfrentadas pelos participantes do movimento, que expõem na obra cinematográfica suas tristes histórias e condição atual(4), marcadas por diferentes problemas.(12)
3 – repercute
4 – condições atuais(paralelismo).
12 – Tenta explicar as causas do problema. Por exemplo, por que os representantes do MST se veem forçados a isso? Recomendo também evitar repetir informações, como no seu último período, em que você não desenvolve nenhuma informação nova, somente repete o que já havia dito com outros palavras. Tenta sair do óbvio, nesse parágrafo você explica o que é o MST e em quais condições eles vivem, porém tenta abordar outras coisas sobre isso.
Ademais, o Brasil é historicamente marcado pela segregação espacial e pela desigualdade socioeconômica, reflexos diretos do modelo colonizatório que lhe foi imposto, que favorecem poucos segmentos da sociedade, inicialmente a elite agrária(5) porém na atualidade as classes contempladas são mais diversificadas, em detrimento de um coletivo bem mais amplo, o que tem consequências trágicas para aqueles que estão mais abaixo da pirâmide social. Nesse contexto, entende-se que o problema do acesso a (6)moradia no país é consequência da má distribuição de renda natural na história da nação.(13)
5 – vírgula
6 – à
13 – Você foi bem, explicou de que forma a desigualdade socioeconômica com raízes históricas contribuiu para o problema. Foi bom o uso de uma alusão histórica, se encaixou bem na temática abordada
Por fim, mesmo que (7)inviável erradicar completamente o problema da falta de acesso a(8) moradia no brasil por questões econômicas, a intervenção estatal na questão é um caminho para sua amenização. Nesse sentido, cabe aos representantes do Poder Executivo(agente) – que,(detalhamento) assim como propôs Montesquieu, tem a função de reger o Estado – amplie seu (ação)investimento na construção de moradias para famílias desfavorecidas, processo hoje feito pelo programa “Minha Casa Minha Vida”(9) mas que não contempla a todos os necessitados, e no estabelecimento de abrigos para pessoas em situação de rua. Destarte, pode-se conferir a um numero(1) significativo de brasileiros o acesso a um dos direitos básicos estipulados pela DUDH.(11)
7 – mesmo que seja inviável
8 – à
9 – vírgula
10 – número
11 – falta a finalidade e o meio.