Caminhos para combater a falta de moradia no Brasil.

  • 0

    A Constituição Federal de 1988 garante o direito à moradia a todos os brasileiros.No entanto, o grande número de cidadãos sem habitação, no Brasil, revela que a Carta Magna do país não está sendo cumprida em sua totalidade. Nesse sentido, para que todos os indivíduos desfrutem desse direito fundamental, é necessário não só o fim da ineficácia legislativa, como também a ampliação dos projetos sociais.

   A princípio, é válido comparar o descaso público brasileiro como o que , o filósofo Bauman teoriza por “instituição zumbins”. Pois, segundo esse conceito do estudioso os órgãos governamentais só cumprem suas obrigações políticas no “papel” e se mostram “mortos” no dever social social de colocá-las em vigor.Esse contexto, além de ser realidade,no Brasil, no que se refere o acesso à moradia, fomenta o crescimento de “submoradias”, como as favelas. As quais, não atendem os critérios definidos pelo Comitê dos Direitos Econômicos Sociais e Culturais da ONU, como a disposição de saneamento básico, pavimentação e segurança. Logo, é nítido que o primeiro passo para combater o déficit habitacional é o total cumprimento da lei.

     Além disso, é pertinente destacar que apesar da existência de projetos sociais como o “Minha Casa, Minha Vida”, que visam a garantia de casas a população pobre, estes não tem sido eficazes ora por conta da corrupção nas construções, ora pelos atrasos de anos nas entregas das moradias.Essa triste realidade, além de descredibilizar o governo – o qual, segundo o jornal O Globo, conta com mais de trezentos inquéritos por fraudes-, acaba sendo, como teorizado pela socióloga Hanna Arendt, “banalizado” pelos brasileiros. Assim, pelo descaso público ser recorrente em projetos como o exemplificado, os cidadãos naturalizam esse crime e acabam não garantindo seu direito por um lar.

    Portanto, diante das pautas apresentadas,faz-se necessário alternativas afim de mitigar à falta de habitações, no Brasil.Para que o direito constitucional do indivíduo seja cumprido, cabe ao Ministério de Cidadania a elaboração de leis mais severas e de órgãos para fiscalizar e garantir que elas serão aplicadas.Paralelamente, é imprescindível que o Governo Federal junto à Secretária Nacional de Habitação desenvolvam um novo projeto social , “Meu dinheiro,meu lar”, onde o Estado irá entregar o dinheiro ao cidadão de baixa renda para que ele compre ou construa sua casa. Só assim não haverá corrupção nem atrasos e o processo se tornará mais democrático.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá Nata!
    Gostei muito do seu texto. Você escreve muito bem, parabéns!
    Só algumas observações:
    Na segunda linha, esse “no Brasil” no meio da frase fica estranho. Seria melhor colocar logo no inicio.
    A vírgula colocada na primeira linha do segundo parágrafo é desnecessária. O mesmo se dá quando você coloca “esse conceito do estudioso”, “do estudioso” soa estranho e é desnecessário já que o pronome “esse” já especifica qual o conceito que você se refere, pois como só há um, não há possibilidade de ambiguidades.
    Gostei na intervenção e toda linha de raciocínio.
    Só mais uma observação: corrupção é um termo amplo, tente especificar se possível, como por exemplo desvio de dinheiro, caixa dois, outros.
    Acredito que sua redação chegue a mais 900 pontos segundo as competências exigidas pelo Enem.
    Espero ter contribuído de alguma forma. Boa sorte!

    • 1
  2. Olá!
    Seu texto está muito bom, parabéns!
    Você realmente deu um show no que se refere a estrutura dissertativa-argumentativa,, suas bases filosóficas são excelente e se tona nítido ao longo do texto que você tem propriedade do assunto.
    Só deixo uma dúvida/ sugestão no segundo parágrafo no qual você escreve : “…Esse contexto, além de ser realidade,no Brasil, no que se refere o acesso à moradia, fomenta o crescimento de “submoradias”, como as favelas. As quais, não atendem os critérios definidos pelo Comitê dos Direitos Econômicos Sociais e Culturais da ONU, como a disposição de saneamento básico, pavimentação e segurança.”
    Me pareceu que este era um único período e que você colocou apenas um ponto final
    entre [como as favelas. As quais, não atendem os critérios]. Você poderia encontrar um outro modo de iniciar a oração, talvez com conectivos ou conceituando o termo favela.
    Bons estudos!

    • 1
  3. Redação com muita base histórica e filosófica, parabéns pela demonstração de conhecimento.
    Uma boa estrutura no geral, porém poderia realocar os parágrafos, para que ficasse de forma mais dividida, com quatro parágrafos, por exemplo.
    Cuidado com o espaçamento após os pontos e virgulas.
    Atenção para o excesso de pontuação, isso dificulta a leitura.
    No geral a linguagem usada foi formal e convicta, sem repetições de palavras, perfeita para qualquer tipo de leitor.
    Parabéns, se esse fosse um tema do Enem e essa fosse sua redação, te daria a nota 680.

    • 1
  4. Percebi que você seguiu uma estrutura de redação a dissertativa argumentativa, e isso é muito bom, acho que você deve está se preparando para concurso público ou algo do tipo, enfim, gostei bastante. Só fique atendo as pontuações, acentuações e concordâncias. Você fez algumas referencias para embasar o seu texto e isso o enriqueceu. Parabéns! Continue se esforçando!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.