Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil. (COM NOTA)

  • 0

 A obra “Modernidade Líquida”, do sociólogo Zygmunt Bauman, retrata que a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é características das mudanças ocorridas no século XX. Nesse viés, a evasão nas escolas do Brasil representa um impacto dessas alterações, uma vez que parte dos estudantes não frequentam mais os colégios e consequentemente a formação de analfabetos. Dessa forma, o analfabetismo tem uma crescente no nosso país, que causa o tráfico de drogas e o desemprego.

       A priori, é evidente que a evasão escolar no Brasil é fruto da falta de políticas públicas direcionadas à educação. Nessa perspectiva, o filme chamado “Escritores da Liberdade”, retrata as dificuldades do colégio em manter os estudantes interessados, que muito das vezes o tráfico é o causador dessa tribulação. Fora da ficção, essa realidade mantém-se presente e influente nas relações sociais e na política nacional. Por conta disso, os professores sofrem quanto a aceitação e efetivação dos alunos, pois, atitudes como a desistência escolar são cada dia mais comuns, sendo clara a deficiência colegial no Brasil.

       Somado a isso, podemos afirmar que muitos jovens são alienados pelos os pais, que são analfabetos e negligentes. Segundo o filósofo Jean Jacques Rousseau, a chamada “sociedade”, a natureza faz o homem feliz e bom, mas a população torna-o miserável. Nesse viés, muitos indivíduos são alienados para desistirem das escolas, pois, pela falta de políticas públicas os profissionais da educação não conseguem reverter essa situação. Dessa maneira, é notório que os professores não tem controle dessas evasões, assim gerando muitos desempregados no nosso país.

        Desse modo, diante do cenário de dificuldade  nos colégios, é necessário que o Governo procure ajuda social e estratégica para lidar com essa problemática. Portanto, o Governo Federal deverá criar reuniões informacionais para a importância da educação, além de organizar projetos esportivos, usando métodos humanitários. Com isso, o Brasil apresentará novos resultados e consequentemente um país melhor para o nosso ensino.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, gostei muito da sua redação, bons argumentos, língua portuguesa perfeita (no meu ponto de vista) , boa estrutura de redação, introdução e desenvolvimento excelente, só deixou um pouco a desejar na conclusão a sua proposta de intervenção poderia ser outra e mais sólida, porém ficou legal e ser eu fosse professor te daria quase a nota máxima, muito boa a redação e continue assim! 😊👏👏

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.