No conto “O sonho de um Homem Ridículo”, de Dostoévski, é retratado a história de um narrador que sonha uma sociedade sem mazelas, ou seja, perfeita. Paralelamente à obra, é perceptível que a realidade brasileira não se encontra de acordo com o pensamento da obra, uma vez que o país enfrenta um mau combate à evasão escolar o que se torna um contribuinte para a imperfeição do corpo social brasileiro. Desse modo, a ausência de estímulos e a desigualdade social se tornam aspectos relevantes para a problemática.
Primeiramente, é válido destacar que a falta de atuação das escolas em estimular o apetite pelo saber corrobora para a temática. Sob esse viés, segundo a frase do filósofo Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Nesse sentido, constata-se que as instituições de ensino não compartilham desse pensamento, visto que não oferecem meios atrativos e eficazes para fazer com que os discentes compreendam e se interessem pelos temas das aulas, gerando assim, o abandono escolar que prejudica a formação pessoal e acadêmica dos alunos. Dessa forma, a população brasileira sofre com a evasão escolar que compromete o nível educacional do presente e futuro da nação.
Ademais, o desequilíbrio social contribui para a permanência da mazela. A partir disso, segundo o livro “A cidadania no Brasil: o longo caminho”, do cientista político Murilo de Carvalho, a desigualdade social impede a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Nessa perspectiva, percebe-se que a atual sociedade brasileira confirma tal pensamento, haja vista que a falta de igualdade social obriga crianças e adolescentes a procurar emprego para contribuir para a renda familiar, o que culmina no abandono escolar e contribui para a falta de igualdade entre os membros do corpo social brasileiro. A exemplo disso, segundo uma pesquisa realizada, em 2022, pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria, cerca da metade dos jovens entrevistados relatam que a sua evasão escolar se deu por motivos econômicos. Diante disso, enquanto as autoridades forem inertes em relação ao problema, o índice de evasão escolar continuará sendo mal combatido.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, cabe às escolas — principal ferramenta de formação de indivíduos — adotar medidas atrativas de ensino por meio de rodas de conversa, jogos e brincadeiras com a finalidade de promover o interesse e potencializar o aprendizado. Além disso, o Ministério da Economia deve criar programas de ajuda permanência para estudantes em vulnerabilidade, por intermédio da Lei de Diretrizes Orçamentárias a fim de que seja evitada a troca da educação pelo trabalho. Quiçá, nessa via, a nação se aproximará ao pensamento do narrador da obra literária “O sonho de um Homem Ridículo”.
tamaravick
[sou uma vestibulando e não sou professora]
✦Introdução✦
Proposta de Abertura: ✔
Repertório: não é obrigatório:✔
Tese: ✔
✦Desenvolvimento1✦
Tópico Frasal: ✔
Repertório: ✔
Problematização: ✔
Fechamento: ✔
✦Desenvolvimento2✦
Tópico Frasal: ✔
Repertório: ✔
Problematização: ✔
Fechamento: ✔
✦Intervenção e Conclusão✦
Agente: ✔
Ação: ✔
Meio/Modo: ✔
Finalidade: ✔
Detalhe: ✔
✦Conectivos✦
Não encontrei repetições
͟͟͞͞➳❥ Parabéns pela sua redação! Você já está acima do 1000. Bons estudos!
Patrick_Mandu
C1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: O texto apresenta uma boa organização e estruturação de ideias, com uso adequado da norma culta da língua escrita. Algumas pequenas falhas foram identificadas, mas não prejudicam a compreensão do texto. Nota: 180/200
C2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema: O autor conseguiu compreender e desenvolver bem a proposta de redação, demonstrando conhecimento e articulação de ideias relacionadas à evasão escolar e desigualdade social no Brasil. Nota: 190/200
C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista: O autor foi capaz de selecionar e relacionar informações relevantes ao tema proposto, organizando e interpretando-as de forma coerente em defesa de um ponto de vista. Nota: 190/200
C4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: O autor utilizou diversos recursos linguísticos para construir a argumentação, como citações, dados estatísticos e exemplos, demonstrando um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 190/200
C5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: O autor apresentou uma proposta de intervenção coerente com o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta de intervenção apresentada foi bem fundamentada e com ação clara para solucionar o problema abordado. Nota: 180/200
Total: 930/1000
beatrizana2
Oooi, Nayana! Parabéns pelo texto! Muito bom! Você conseguiu desenvolver bem a temática, porém sentir falta de um pouco de objetividade. Seja mais clara, sem muitas enrolações. No mais, o texto está muito bom e com poucos desvios gramaticais, com a prática constante conseguirá dominar isso. Bons estudos!
QIdigital
O texto apresentado é uma redação que aborda a problemática da evasão escolar no Brasil e sua relação com a desigualdade social. A seguir, serão avaliadas as competências do ENEM, que são:
1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema;
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O texto apresenta um domínio adequado da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e boa organização textual. As informações apresentadas demonstram um conhecimento satisfatório sobre a problemática da evasão escolar no Brasil, apoiadas em fontes confiáveis, como o livro de Murilo de Carvalho e a pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria.
No que se refere à competência 2, o texto apresenta uma boa compreensão da proposta de redação, ao estabelecer uma relação entre a obra “O sonho de um Homem Ridículo” e a realidade brasileira, por meio da evasão escolar e da desigualdade social. Além disso, o autor mobiliza conceitos de filosofia, política e educação para desenvolver o tema proposto.
Na competência 3, o autor seleciona informações e argumentos relevantes para a defesa de seu ponto de vista, que é a necessidade de medidas para combater a evasão escolar no Brasil, especialmente por meio da adoção de medidas atrativas de ensino e programas de ajuda permanência para estudantes em vulnerabilidade. O autor ainda relaciona esses argumentos à obra de Dostoévski, o que confere uma boa unidade temática ao texto.
A competência 4 também é atendida, uma vez que o autor demonstra um bom domínio dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. As ideias são apresentadas de forma clara e coerente, com uma progressão textual bem organizada.
Por fim, na competência 5, o autor apresenta uma proposta de solução para o problema abordado, que é a adoção de medidas atrativas de ensino e programas de ajuda permanência para estudantes em vulnerabilidade. A proposta é coerente com o que foi apresentado ao longo do texto e respeita os valores humanos e a diversidade sociocultural.
Portanto, o texto apresenta um bom desempenho em todas as competências do ENEM, demonstrando uma boa habilidade argumentativa e uma boa capacidade de mobilizar conhecimentos de diversas áreas para a construção de uma reflexão crítica sobre a realidade brasileira.
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Considerando as competências avaliadas pelo Enem, a minha avaliação do texto é a seguinte:
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: O texto apresenta uma boa organização e estruturação de ideias, com uso adequado da norma culta da língua escrita. Algumas pequenas falhas foram identificadas, mas não prejudicam a compreensão do texto. Nota: 180/200
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema: O autor conseguiu compreender e desenvolver bem a proposta de redação, demonstrando conhecimento e articulação de ideias relacionadas à evasão escolar e desigualdade social no Brasil. Nota: 190/200
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista: O autor foi capaz de selecionar e relacionar informações relevantes ao tema proposto, organizando e interpretando-as de forma coerente em defesa de um ponto de vista. Nota: 190/200
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: O autor utilizou diversos recursos linguísticos para construir a argumentação, como citações, dados estatísticos e exemplos, demonstrando um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 190/200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: O autor apresentou uma proposta de intervenção coerente com o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta de intervenção apresentada foi bem fundamentada e com ação clara para solucionar o problema abordado. Nota: 180/200
Total: 930/1000