P.S. COLOQUEM A NOTA DE ACORDO COM AS COMP. DO ENEM. OBRIGADA.
“Se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A frase do renomado pensador brasileiro Paulo Freire faz transparecer a importância da educação como ferramenta crucial para a mudança da sociedade. Entretanto, sendo a escola o principal mecanismo para o conhecimento, existem inúmeros desafios que resultam na evasão escolar.
O filme “Carrie – A Estranha” (2013), apesar de se enquadrar no gênero terror, retrata o dia a dia conturbado de uma adolescente que além de ser ignorada pela mãe, sofre bullying frequentemente na escola. Outrossim, não distante da temática do drama, a prática do bullying é bastante recorrente no âmbito escolar brasileiro. Nesse sentido, vale salientar que tais práticas desencadeiam distúrbios emocionais e comportamentais, deixando, assim, o indivíduo com repulsa do ambiente que deveria ser acolhedor.
Nessa perspectiva, também é importante considerar a democratização do ensino. Uma das principais consequências da evasão escolar é a falta de oportunidades no mercado de trabalho, uma vez que exigem no mínimo o ensino médio completo. Diante disso, muitos alunos da zona rural são drasticamente prejudicados, pois seu município ou estado não oferecem infraestrutura suficiente para o acesso a escolas depois do 5° ano. De acordo com o Instituto Ayrton Senna, a possibilidade de o jovem da zona rural não concluir o ensino médio é de 60%.
Por conseguinte, fica evidente algumas causas pela qual crianças e adolescentes evadem as escolas. Logo, é imprescindível a parceria família-escola no combate às ações constrangedoras como bullying; além disso, é fundamental a realização de palestras para disseminar entre os alunos, o conhecimento e os perigos de tal prática. Ademais, é necessário que as Secretarias de Educação forneçam ônibus aos alunos para que todos tenham acesso ao ensino. Dessa forma, poderão mudar sua sociedade, como diz Paulo Freire.
hillary
Tópicos muito bem colocados e bem estruturados, linguagem da norma escrita bom algumas virgulas fora do lugar, tese bem colocada, argumentação concreta e proposta de intervenção com todos os requisitos (agente, ação, modo, efeito e detalhamento).
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 980
Texto muito bom parabéns!!!
Soliane
Sua redação tem coesão e coerência entre parágrafos, boa argumentação, é um texto muito fico em citações e referências, preenche quase todos os requisitos para uma boa nota no enem, adorei sua redação .
Gostei muito do seu desenvolvimento , elaborou bem .
Sua conclusão está ótima , apresentou todos os requisitos que necessita na competência 5 .
Parabéns da sua redação/ correção feita feita pela uma iniciante.
C1: 200
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 180
total: 940
Loser
C1: 120
C2: 160
C3: 160
C4:160
C5:120
A proposta de intervenção pode melhorar. Procure adicionar tds os componentes exigidos (ação, agente, meio/modo, objetivo e detalhamento). Além disso foque na aplicabilidade da proposta ( será que somente ônibus e as palestras serão o suficiente pra minimizar os problemas q vc destacou nos argumentos?)
silvia
oi loser, gostei da sua correção. a proposta de intervenção, e ate a propria conclusao em si, eu tenho muita dificuldade e entendo a nota, mas as outras competencias é legal vc falar o motivo da nota. vamos supor que vc me deu 200, ai eu vou saber que eu acertei tudo, que eu fui bem e tal, mas se voce me da 120 na C1, por exemplo, eu nao vou entender pq meu texto nem tem tanto erro de gramatica assim e se tem e eu nao to vendo, aponte!
Voce deve ser uma corretora muito rigida né.
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Amanda Natalie de Menezes Alencar
Esta simples, concisa e clara. Eu achei ótima, mas como você busca uma correção modelo Enem, vou fazer por competência.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
160 pontos : Sua concordância esta muito boa em geral, mas aconselho que leia em voz alta para revisar alguns pontos.
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
200 pontos- Sua argumentação é consistente e tem um repertorio sociocultural produtivo.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
160 pontos- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema bem organizados em defesa do ponto de vista.
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
160 pontos – Faltou só um pouco de diversificação de recursos coesivos
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos
200 pontos- Esta praticamente perfeita, entretanto eu apoio uma proposta um pouco mais criativa
Nota final:
880
Ps: Lembrando que eu não sou especialista, mas espero ter ajudado.