Iniciante

Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil

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P.S. COLOQUEM A NOTA DE ACORDO COM AS COMP. DO ENEM. OBRIGADA.

“Se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A frase do renomado pensador brasileiro Paulo Freire faz transparecer a importância da educação como ferramenta crucial para a mudança da sociedade. Entretanto, sendo a escola o principal mecanismo para o conhecimento, existem inúmeros desafios que resultam na evasão escolar.

 

O filme “Carrie – A Estranha” (2013), apesar de se enquadrar no gênero terror, retrata o dia a dia conturbado de uma adolescente que além de ser ignorada pela mãe, sofre bullying frequentemente na escola. Outrossim, não distante da temática do drama, a prática do bullying é bastante recorrente no âmbito escolar brasileiro. Nesse sentido, vale salientar que tais práticas desencadeiam distúrbios emocionais e comportamentais, deixando, assim, o indivíduo com repulsa do ambiente que deveria ser acolhedor.

 

Nessa perspectiva, também é importante considerar a democratização do ensino. Uma das principais consequências da evasão escolar é a falta de oportunidades no mercado de trabalho, uma vez que exigem no mínimo o ensino médio completo. Diante disso, muitos alunos da zona rural são drasticamente prejudicados, pois seu município ou estado não oferecem infraestrutura suficiente para o acesso a escolas depois do 5° ano. De acordo com o Instituto Ayrton Senna, a possibilidade de o jovem da zona rural não concluir o ensino médio é de 60%.

 

Por conseguinte, fica evidente algumas causas pela qual crianças e adolescentes evadem as escolas. Logo, é imprescindível a parceria família-escola no combate às ações constrangedoras como bullying; além disso, é fundamental a realização de palestras para disseminar entre os alunos, o conhecimento e os perigos de tal prática. Ademais, é necessário que as Secretarias de Educação forneçam ônibus aos alunos para que todos tenham acesso ao ensino. Dessa forma, poderão mudar sua sociedade, como diz Paulo Freire.

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5 Correções

  1. Tópicos muito bem colocados e bem estruturados, linguagem da norma escrita bom algumas virgulas fora do lugar, tese bem colocada, argumentação concreta e proposta de intervenção com todos os requisitos (agente, ação, modo, efeito e detalhamento).
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    TOTAL: 980
    Texto muito bom parabéns!!!

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  2. Sua redação tem coesão e coerência entre parágrafos, boa argumentação, é um texto muito fico em citações e referências, preenche quase todos os requisitos para uma boa nota no enem, adorei sua redação .
    Gostei muito do seu desenvolvimento , elaborou bem .
    Sua conclusão está ótima , apresentou todos os requisitos que necessita na competência 5 .
    Parabéns da sua redação/ correção feita feita pela uma iniciante.
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 180
    total: 940

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  3. C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4:160
    C5:120
    A proposta de intervenção pode melhorar. Procure adicionar tds os componentes exigidos (ação, agente, meio/modo, objetivo e detalhamento). Além disso foque na aplicabilidade da proposta ( será que somente ônibus e as palestras serão o suficiente pra minimizar os problemas q vc destacou nos argumentos?)

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  4. Esta simples, concisa e clara. Eu achei ótima, mas como você busca uma correção modelo Enem, vou fazer por competência.
    Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
    160 pontos : Sua concordância esta muito boa em geral, mas aconselho que leia em voz alta para revisar alguns pontos.
    Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
    200 pontos- Sua argumentação é consistente e tem um repertorio sociocultural produtivo.
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    160 pontos- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema bem organizados em defesa do ponto de vista.
    Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    160 pontos – Faltou só um pouco de diversificação de recursos coesivos
    Competência 5 – Respeito aos direitos humanos
    200 pontos- Esta praticamente perfeita, entretanto eu apoio uma proposta um pouco mais criativa
    Nota final:
    880
    Ps: Lembrando que eu não sou especialista, mas espero ter ajudado.

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